Geralmente dou umas considerações do que vejo + experiência pessoal + o que a pessoa pode tentar fazer pra ver se ajuda no caso dela, aqui com 2 frontais + 1 exhaust traseiro já testei botar no topo, em cima do shroud da fonte etc e no final fica sempre a mesma coisa em temp mas com mais ruído mas uso um Lancool 2 Mesh que é bem vazado na frente/atrás, as vezes a pessoa tem um gabinete com frente toda fechada aí acho que mal faz diferença esses intakes sem ter de onde puxar ar frio, ainda mais quando muitos cases são 100/90% fechados + filtro de poeira na frente e traseira quase 100% fechada, talvez até consiga puxar um pouco de ar com um fan top em rpm bem alto mas aí vai ficar com ruído alto que quase ninguém consegue aturar, aí como a maioria das pessoas já tá entupida de fan no gabinete recomendo só testar trocar o posicionamento pra mais exhaust em cases muito fechados já que vi alguns casos desse que exhaust no topo ajudou um pouco, mas o ideal mesmo acho que é trocar de gabinete logo ao invés de ficar gastando em fan e quebrando a cabeçaFui eu, no tópico da oferta da Gentle Typhoon versão XPG Vento Pro
"Não. Pra gabinete, apenas UMA de exaustão. - 99% dos midtower e fulltower é intake na frente (fan grande com grande fluxo; pressão é inútil) e uma (hum, uma unidade, 1x) ventoinha de exaustão com pressão e fluxo!!! - Não precisa acreditar em mim, tem vídeos e farto material em fóruns. Cinco minutos de google bastam pra poupar dinheiro e barulho. - Vale a pena duas dessas no meu cooler XPTO 123? Não. - Segue diagrama feito no paint. Desculpa a tosqueira, tô matando a vigésima garrafa de Abyssal.![]()
Também acho caro demais mas dos fans 120mm e 25mm acho que as A12x25 ainda são das que se saem melhor em desempenho e ruído pra quem quer melhorar desempenho de um AIO por exemplo, apesar das GT entregarem o mesmo por metade do preço tem gente que não vai gostar do ruído do rolamento (provavelmente pior ainda se for usar várias), ou outra ventoinha similar tem um hum do motor em certos rpms, ou o timbre da ventoinha não vai agradar e por aí vai, acho que o ideal seria a T30 mas também é bem cara, e precisar fazer isso também é só em casos bem extremos também, provavelmente lá pros 250-300w na CPU dependendo do case/temp ambiente- Nem considerem Noctua pra dissipador e nem pra ventoinha (a depender do caso). Absurdo de caro e desempenho (um pouco) pior. Digo isso tendo um D15 e quase uma dezena de NF-A insira o modelo.
Última edição: