[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
Fui eu, no tópico da oferta da Gentle Typhoon versão XPG Vento Pro

"Não. Pra gabinete, apenas UMA de exaustão. - 99% dos midtower e fulltower é intake na frente (fan grande com grande fluxo; pressão é inútil) e uma (hum, uma unidade, 1x) ventoinha de exaustão com pressão e fluxo!!! - Não precisa acreditar em mim, tem vídeos e farto material em fóruns. Cinco minutos de google bastam pra poupar dinheiro e barulho. - Vale a pena duas dessas no meu cooler XPTO 123? Não. - Segue diagrama feito no paint. Desculpa a tosqueira, tô matando a vigésima garrafa de Abyssal.
upMABcI.jpg
Geralmente dou umas considerações do que vejo + experiência pessoal + o que a pessoa pode tentar fazer pra ver se ajuda no caso dela, aqui com 2 frontais + 1 exhaust traseiro já testei botar no topo, em cima do shroud da fonte etc e no final fica sempre a mesma coisa em temp mas com mais ruído mas uso um Lancool 2 Mesh que é bem vazado na frente/atrás, as vezes a pessoa tem um gabinete com frente toda fechada aí acho que mal faz diferença esses intakes sem ter de onde puxar ar frio, ainda mais quando muitos cases são 100/90% fechados + filtro de poeira na frente e traseira quase 100% fechada, talvez até consiga puxar um pouco de ar com um fan top em rpm bem alto mas aí vai ficar com ruído alto que quase ninguém consegue aturar, aí como a maioria das pessoas já tá entupida de fan no gabinete recomendo só testar trocar o posicionamento pra mais exhaust em cases muito fechados já que vi alguns casos desse que exhaust no topo ajudou um pouco, mas o ideal mesmo acho que é trocar de gabinete logo ao invés de ficar gastando em fan e quebrando a cabeça

- Nem considerem Noctua pra dissipador e nem pra ventoinha (a depender do caso). Absurdo de caro e desempenho (um pouco) pior. Digo isso tendo um D15 e quase uma dezena de NF-A insira o modelo.
Também acho caro demais mas dos fans 120mm e 25mm acho que as A12x25 ainda são das que se saem melhor em desempenho e ruído pra quem quer melhorar desempenho de um AIO por exemplo, apesar das GT entregarem o mesmo por metade do preço tem gente que não vai gostar do ruído do rolamento (provavelmente pior ainda se for usar várias), ou outra ventoinha similar tem um hum do motor em certos rpms, ou o timbre da ventoinha não vai agradar e por aí vai, acho que o ideal seria a T30 mas também é bem cara, e precisar fazer isso também é só em casos bem extremos também, provavelmente lá pros 250-300w na CPU dependendo do case/temp ambiente

Última edição:
mas existe esse adaptador para a compra? vi que existem dois modelos, o GA-360B que no caso não vem com adaptador pra 1700, e o GA-360SLB que ai já viria, porem as diferença de preço entre os dois na terabyte é de R$ 250, valeria a pena comprar o mais barato e o adaptador?
Não saberia dizer se no caso da Lian Li existe somente o adaptador à venda.
Alguns fabricantes disponibilizam o adaptador de graça, mas é um tanto burocrático: precisa enviar nota fiscal do processador e do water cooler e esperar pelo envio que vem do exterior. Por isso eu optei por comprar um WC que já aceitava o LGA1700 direto: PL360.

Fui eu, no tópico da oferta da Gentle Typhoon versão XPG Vento Pro

"Não. Pra gabinete, apenas UMA de exaustão. - 99% dos midtower e fulltower é intake na frente (fan grande com grande fluxo; pressão é inútil) e uma (hum, uma unidade, 1x) ventoinha de exaustão com pressão e fluxo!!! - Não precisa acreditar em mim, tem vídeos e farto material em fóruns. Cinco minutos de google bastam pra poupar dinheiro e barulho. - Vale a pena duas dessas no meu cooler XPTO 123? Não. - Segue diagrama feito no paint. Desculpa a tosqueira, tô matando a vigésima garrafa de Abyssal.
upMABcI.jpg

Trabalhei até agora pouco pra não abrir sistema hoje, tô enrolando até a hora do jogo, então vou mandar dois pitacos:

- Nem considerem Noctua pra dissipador e nem pra ventoinha (a depender do caso). Absurdo de caro e desempenho (um pouco) pior. Digo isso tendo um D15 e quase uma dezena de NF-A insira o modelo.

-Pra quem tá pensando gastar quase 1k em H20, já pesquisaram num loop custom com peças of the shelf ou, melhor ainda, custom custom mesmo?
Cheguei na mesma conclusão algumas semanas atrás, com a ajuda do amigo @insanee420. Percebi que não adiantava encher o gabinete de fans, pois até piorava a temperatura interna em muitos momentos, sem contar o ruído altíssimo e a poeira, essa sim, me incomodava demais, pois achava um porre ficar limpando o gabinete internamente.

Saí de um gadit x para um dt3 trantor, ele é micro atx, bem pequeno mesmo. Na frontal cabe apenas 2 fans de 120mm ou 140mm, 2 superiores e 1 traseira. Testei com as 5 fans, ficou horrível, barulho terrível. Com a ajuda do @insanee420 terminei chegando na mesma conclusão que a sua, apenas a traseira como exaustor e as 2 frontais como intakes. Dessa forma, ficou bem melhor, consigo ter os componentes bem arejados e o ruído é baixíssimo.

Ainda pretendo trocar as fans frontais por modelos de 140mm, só esperando entrar uma graninha extra e troca elas, com isso creio que vai melhorar ainda mais o fluxo de ar. A poeira é mínima que entra nele, e como é um gabinete pequeno, limpo o mesmo com o secador e pincel em poucos minutos.

Galera, preciso de sugestões de bons fans pra ajudar na exaustão do meu setup. Segundo o pessoal no tópico anterior, meu PC é um forno. XD

Atualmente eu uso 3 fans da pichau feather X na parte frontal, nenhum exaustor. Tenho espaço pra dois fans em cima e um atrás.

Meu gabinete é um aigo darkflash dlm 21 em mesh, que to pensando em me desfazer. Muito pequeno, deve contribuir no aquecimento.

Galera, preciso de sugestões de bons fans pra ajudar na exaustão do meu setup. Segundo o pessoal no tópico anterior, meu PC é um forno. XD

Atualmente eu uso 3 fans da pichau feather X na parte frontal, nenhum exaustor. Tenho espaço pra dois fans em cima e um atrás.

Meu gabinete é um aigo darkflash dlm 21 em mesh, que to pensando em me desfazer. Muito pequeno, deve contribuir no aquecimento.

A depender dos componentes, um gabinete menor pode ser benéfico pra direcionar o fluxo e eliminar vórtices.

O painel frontal tem filtro de poeira? Tira uma frontal e coloca de exaustão traseira. Suas fans são do mesmo OEM da PCYes sangue frio (são idênticas).

Em geral, não é uma boa ideia ter fans inserindo ar e nenhum retirando. Um teste simples que já vi muitos fazerem para testar se o fluxo de ar do gabinete: trabalha com ele aberto e observe se as temperaturas melhoram de forma significativa. Se caírem bastante, é provável que o fluxo de ar do gabinete precisa ser melhorado. Não é um teste 100% garantido, mas é simples e talvez dê uma ideia geral.

A depender dos componentes, um gabinete menor pode ser benéfico pra direcionar o fluxo e eliminar vórtices.

O painel frontal tem filtro de poeira? Tira uma frontal e coloca de exaustão traseira. Suas fans são do mesmo OEM da PCYes sangue frio (são idênticas).
Sim, a frontal é em mesh e contém filtro de poeira.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Em geral, não é uma boa ideia ter fans inserindo ar e nenhum retirando. Um teste simples que já vi muitos fazerem para testar se o fluxo de ar do gabinete: trabalha com ele aberto e observe se as temperaturas melhoram de forma significativa. Se caírem bastante, é provável que o fluxo de ar do gabinete precisa ser melhorado. Não é um teste 100% garantido, mas é simples e talvez dê uma ideia geral.
Pessoal me recomendou isso, eu testei jogos extremos com a lateral um pouco aberta e a mudança foi absurda. As temperaturas ficaram perfeitas. 70 graus na gpu em jogos pesados, no ultra.

Eu lembro do outro thread que deu uma redução de coisa de 10c removendo o painel lateral (ou frontal) né? Tenta só trocar o fan frontal de baixo pra traseira como exaustão e vê se dá uma ajuda assim, as vezes já dá uma reduzida e nem precisaria botar mais fans, e também confere como está a rotação deles caso esteja em rpm muito baixo

Eu lembro do outro thread que deu uma redução de coisa de 10c removendo o painel lateral (ou frontal) né? Tenta só trocar o fan frontal de baixo pra traseira como exaustão e vê se dá uma ajuda assim, as vezes já dá uma reduzida e nem precisaria botar mais fans, e também confere como está a rotação deles caso esteja em rpm muito baixo
Beleza! Vou fazer isso depois e dou o feedback.

Pegou ele, mano? Poderia dizer se o RGB dele se mantem sempre no "rainbow" ou se podemos trocar a cor do RGB e até mesmo desligar o RGB?
Aparentemente sim, o led é rainbow e não tem como mudar
agora a linha LS é argb, os LE são todos de leds fixos pelo que tudo indica.

Pegou ele, mano? Poderia dizer se o RGB dele se mantem sempre no "rainbow" ou se podemos trocar a cor do RGB e até mesmo desligar o RGB?
Está falando do Lancool 215? Ele tem varias opções de iluminação da pra desligar sim, só controlar pela mobo (na controladora dele não me lembro se tem a opção, mas provavel que sim).

Fala galera, estou pensando em pegar um masterliquid mirror 240 da cooler master para o meu ryzen 7 5800x.... Acham uma boa pedida? Bom custo benefício?

Sim, a frontal é em mesh e contém filtro de poeira.

Tira o filtro. Mesmo cases com mesh mais abertos, na hora que coloca um filtro vira praticamente um painel fechado. Eu tenho um CM H500 que é super aberto sem filtro, sou fumante e tenho 3 gatos. Uma aspirada básica por mês e uma limpeza mais pesada a cada 6 meses é bem mais que suficiente.

Meu intake são duas NF-A20 (cabem, é só usar parafuso de radiador ou usar aquelas presilhas de borracha da Noctua vindo por dentro) e minha exaustão uma Gentle Typhoon 2150 PWM controladas via Fan Control (no perfil mais agressivo, as Noctua em 100% pq são inaudíveis e a GT em 35%, que dá ~1350rpm na C8H). Sempre fica com pressão positiva dentro do case. No topo eu colei um pedaço de meia-calça que peguei da Dona Onça, mas não fez diferença nenhuma mesmo medindo com termopar tipo K.

Fizemos uma trapizonga usando gelo seco que sobrou de uma seção de overclock pra ver o fluxo e, sem GPU, a teoria meio que concorda com a prática. Quando entram as fans da GPU é uma zona. Num Cosmos 700, ar dual tower, uma Delta AFB1212 3W e duas AFB1212 5W de intake meio que criou um vácuo na metade anterior do case, foi bizonho. Com um single loop externo de 600mm foi a mesma coisa. Depois testamos com 3 GT originais da Nidec, duas na intake e uma na exaustão. Era claro que a exaustão tava fazendo o trabalho pesado.

Depois dessa trip down the memory lane: pressão positiva é a melhor opção, 817 fans não servem pra nada e deveria existir maior variedade de AIO pra GPU.

Edit: esqueci dos colegas com questões sobre fluxo e pressão.

FvIooyh.png

É da Noctua, mas serve.

Última edição:
  • Curtir
Reações: Thw
Vcs particularmente preferem o Galahad 240 ou Deepcool Castle 240EX?

fala galera uma duvida...

Master Liquid ML360R Illusion x MasterLiquid Pro PL360 Flux

qual dos dois ????

o MasterLiquid Pro PL360 Flux tem mangueiras mais "grossa" ????
ou os dois sao a mesma coisa e so muda um pouco a estica ???
e qual e o mais novo da cooler master ???

brigaduuuu

qual dos dois ????

brigaduuuu
Não é um review muito completo, mas eles comentam algumas coisas sobre as diferenças.

qual dos dois ????

brigaduuuu
Flux é melhor

bom pelo video, mesmo com poucos testes o flux e melhor,segundo eles tem um radiador melhor.
outra coisa que gostei , as mangueiras no flux sao mais flexiveis.

Eu instalei o PL num 13600kf e as temperaturas estão ótimas. Porém, não dá para dizer que isso se deve exclusivamente ao WC, pois o gabinete é muito bem ventilado.
Não saberia dizer sobre a eficiência do ML.

Galahad 240 instalado

Achei que melhoraria mais do Gammaxx 400 que eu usava, mas é isso ai. Eu usava um ML360R antes também, achei que ia ficar proximo. Galahad é bom mas não faz milagre kkkkkkkkk

Sistema de ARGB dele é uma porcaria pra conectar tudo, são todas conexões proprias, é saco ficar conectando adaptador no cabo pra usar no adaptador ARGB e ligar na controladora geral.

Talvez um Castle 240 branco combinaria mais com a config, não sei :naza:

IMG-20221213-202033.jpg

IMG-20221213-202040.jpg

Galahad 240 instalado

Achei que melhoraria mais do Gammaxx 400 que eu usava, mas é isso ai. Eu usava um ML360R antes também, achei que ia ficar proximo. Galahad é bom mas não faz milagre kkkkkkkkk

Sistema de ARGB dele é uma porcaria pra conectar tudo, são todas conexões proprias, é saco ficar conectando adaptador no cabo pra usar no adaptador ARGB e ligar na controladora geral.

IMG-20221213-202033.jpg

IMG-20221213-202040.jpg
Parabéns pelo up!

O 5600x não exige tanto, acho que com um 5800x por exemplo a diferença seria maior comparada ao Gammaxx

Vou continuar dando murro em ponta de faca aqui, mas...

Por que ninguém tá fazendo loop na GPU, que é onde mais importa?

Um kit fechado da Bykski de 280 pra 3080 dá pouco mais de 1k, acabei de ver. É basicamente a mesma coisa que EKWB, Alphacool ou outras mais populares. Eu nunca tive nem usei, mas mesmo o povo mais elitista de H2O do ocn reconhece já faz tempo que até as bombas e braçadeiras da Bykski estão no mesmo nível.

Eu não sei se compraria um radiador do Ali pq o transporte é complicado, mas o resto é tranquilo.

Edit: hoje em dia não vale mais a pena, mas pra quem manja fazer ou tem contato pode valer a pena um radiador externo.

Vou continuar dando murro em ponta de faca aqui, mas...

Por que ninguém tá fazendo loop na GPU, que é onde mais importa?

Um kit fechado da Bykski de 280 pra 3080 dá pouco mais de 1k, acabei de ver. É basicamente a mesma coisa que EKWB, Alphacool ou outras mais populares. Eu nunca tive nem usei, mas mesmo o povo mais elitista de H2O do ocn reconhece já faz tempo que até as bombas e braçadeiras da Bykski estão no mesmo nível.

Eu não sei se compraria um radiador do Ali pq o transporte é complicado, mas o resto é tranquilo.

Edit: hoje em dia não vale mais a pena, mas pra quem manja fazer ou tem contato pode valer a pena um radiador externo.
Custom loop é caro e da trabalho, só quem gosta muitooo monta.

Valer a pena em questão de temperatura, vale, e bastante, a VGA fica gelada

Galahad 240 instalado

IMG-20221213-202033.jpg

IMG-20221213-202040.jpg
Ah brother eu acho que combinou legal o Galahad com o seu case ainda mais o RGB, ficou bem estiloso, parabéns!

Users who are viewing this thread

Voltar