[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
Galera, quais opções eu tenho seguindo essas condições:

Ryzen 7 7800X3D

Gabinete consideravelmente pequeno

RX 7900 XT

Orçamento de 700 reais

Cooler, de preferência

Eu agradeço muito se puderem me ajudar
Será que o fuma3 não caberia no seu case? Caso não tem que partir para um WC de 240mm.

Será que o fuma3 não caberia no seu case? Caso não tem que partir para um WC de 240mm.
Eu acredito que caiba, acho que ele chega amanhã junto com a placa mãe, a fonte e o SSD. Minha preocupação é mais sobre o fluxo de ar dentro dele visto que as peças vão ficar mais juntas

Então vi que eles costumam ser equivalente então estou dando mais importância a barulho. Da info que vi parece que seria diferença de +- 1 ~ 2 db (a mais para o thermal right) isso na pratica seria muito? Lá fora vi muitos elogiarem bem o thermalright e falarem que o custo x beneficio dele é ótimo. Estou bem inclinado em ir no thermalright ps120 SE mesmo.

O gabinete estou de olho no montech air 903 (estou vendo se ele abaixa de novo pelo preço que teve no fim do ano hehe), mas vou pegar ele mesmo. Agora o ambiente não tem ar condicionado nem nada. Ano passado nas épocas mais quentes chegou a fazer +- 41 graus (foi tenso). Agora no geral tirando dias mais quentes ou mais frios deve ser na media de uns 33 graus (mas aqui estou só estipulando... não fico observando tanto isso). A ideia seria para usar para tudo, tinha uma epoca atrás que até cheguei e mexer com edição e tals, mas hoje seria mais para jogar e usar normal para estudo e as vezes maquinas virtuais.... Mas idealmente queria estar preparado para tudo caso precise forçar estar preparado para isso. Mas beleza, me ajudou muito.
1-2db é uma mixaria, e isso é algo que fazendo uma curva de fan você altera em segundos também, se o cooler roda 1-2c mais frio com 1-2db mais ruído dá pra simplesmente reduzir um pouco o rpm e vai ficar basicamente igual mas são diferenças irrelevantes, 1c é uma diferença de margem de erro dependendo de como foi testado, 1-2db também não é nada de mais

Se essa temp de 41c é temp ambiente interna aí realmente vai penar pra refrigerar em load independente de cooler kkkkk, 33c não é ideal mas é significativamente mais tranquilo, maioria dos testes que você vai ver são a 21c temp ambiente, então olha alguns testes e soma 1c de temp pra cada 1c da sua temp ambiente pra ter uma estimativa

Galera, quais opções eu tenho seguindo essas condições:

Ryzen 7 7800X3D

Gabinete consideravelmente pequeno

RX 7900 XT

Orçamento de 700 reais

Cooler, de preferência

Eu agradeço muito se puderem me ajudar
Ideal seria saber o modelo do gabinete antes, Fuma3 é uma boa se a altura comportar

1-2db é uma mixaria, e isso é algo que fazendo uma curva de fan você altera em segundos também, se o cooler roda 1-2c mais frio com 1-2db mais ruído dá pra simplesmente reduzir um pouco o rpm e vai ficar basicamente igual mas são diferenças irrelevantes, 1c é uma diferença de margem de erro dependendo de como foi testado, 1-2db também não é nada de mais

Se essa temp de 41c é temp ambiente interna aí realmente vai penar pra refrigerar em load independente de cooler kkkkk, 33c não é ideal mas é significativamente mais tranquilo, maioria dos testes que você vai ver são a 21c temp ambiente, então olha alguns testes e soma 1c de temp pra cada 1c da sua temp ambiente pra ter uma estimativa
Entendi, beleza. Muito obrigado.

Tava querendo pegar um novo cooler pro meu processador(atualmente é um Ryzen 5 3600x mas tô querendo mudar para um Ryzen 7 5700X).Onde eu moro tem ficado muito quente.
Eu estava na dúvida entre um DeepcoolAg620, um fuma3 e entre WC da deepcool LE500 ou Castle V2.
Mas confesso que estou com receio.
Dos water cooler o receio "padrão" de estourar no sistema, e dos aircooler eu li em algum lugar que esses dois modelos são pesados e podem "quebrar"/empenar a placa mãe.

Tava querendo pegar um novo cooler pro meu processador(atualmente é um Ryzen 5 3600x mas tô querendo mudar para um Ryzen 7 5700X).Onde eu moro tem ficado muito quente.
Eu estava na dúvida entre um DeepcoolAg620, um fuma3 e entre WC da deepcool LE500 ou Castle V2.
Mas confesso que estou com receio.
Dos water cooler o receio "padrão" de estourar no sistema, e dos aircooler eu li em algum lugar que esses dois modelos são pesados e podem "quebrar"/empenar a placa mãe.
Qualquer um desses dá conta com muita folga pro 3600x e pro 5700x (e até CPUs acima), WC estourar e vazar é bem raro de ver, e AC quebrar/empenar placa-mãe até hoje nunca vi também, mesmo com coolers mais pesados

Thermaltake revela nova linha de refrigeradores de ar da série ASTRIA na CES 2024
A Thermaltake revelou e lançou seus mais novos coolers de ar da série ASTRIA na feira CES 2024, incluindo os coolers ASTRIA 200, ASTRIA 400 e ASTRIA 600 ARGB. Toda a série ASTRIA ARGB está equipada com as novas ventoinhas CT120 ARGB. De acordo com a Thermaltake, a ventoinha CT102 ARGB pode fornecer um fluxo de ar de 65 CFM com pressão estática de 2,56 mm-H2O com um nível de ruído máximo de 26,8 dBA. A série ASTRIA ARGB é baseada no design de torre padrão, onde o ASTRIA 200 ARGB e o ASTRIA 400 ARGB aderem a um design de torre única e ventilador único, enquanto o ASTRIA 600 ARGB usa um design de torre dupla e ventilador duplo. O ASTRIA 200 ARGB usa quatro heatpipes em forma de U de 6 mm, enquanto o ASTRIA 400 ARGB e o ASTRIA 600 ARGB apresentam seis dos mesmos heatpipes.

Toda a linha suporta os mais recentes soquetes Intel e AMD e pode suportar CPUs TDP de até 210 W, 230 W e 265 W, respectivamente. O que torna a linha de coolers ASTRIA ARGB especial é o fato de que você pode ajustar a posição da ventoinha para alinhá-la com a altura da memória, proporcionando alguma flexibilidade adicional na instalação. A linha de coolers ASTRIA ARGB também apresenta os novos efeitos de iluminação Meteor Shower, graças aos 18 LEDs localizados na tampa superior e sincronizados com 9 LEDs nas ventoinhas CT120 ARBG.

jOiyO6C.jpg

ucQ3eVz.jpg

pVS3IZ9.jpg

Aproveitando o embalo...

To com um problema de aquecimento no r7 5800x. Quem ta levando ele é um xpg levante 240mm com fans corsair ml120 fazendo o pull. To usando a pasta termica mx4.

O gabinete é um coolermaster sl600m

O problema: em jogos chega a 90⁰

A placa de video não ta na vertical, será que colocando na vertical melhora a circulação interna ? Lembrando que o gabinete tem exaustão em formato chaminé. Só entra ar por baixo, pela frente e pelo fundo são selados.

Estou cogitando colocar a placa de video na vertical (Aorus master Rx6800xt) ou trocar o Watercooler por outro AIO mais parrudo. Caso seja a troca, qual vocês recomendam ?

Mas gente… acima de 450 tu peitaria um WC Custom? Olha, se vc montar um Custom Chulé hj gastando menos de 2500… por favor, compartilha com a galera!
Eu vejo os kits da power up, onde saem em média 1300 reais, realmente me expressei errado em falar que acima de 450(parecendo que teria pouca diferença de um para o outro), mas na minha visão a partir desse certo nível de investimento valeria a pena partir para o melhor que se tem de uma vez.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Seu CPU não precisa de WC TOP TOP, eu no seu lugar pegaria o Fuma3 ou AG620 que vai da deixar o 5800X3D bem refrigerado não gastando mais que R$400!
valeu pela dica, realmente vou pegar o Fuma3 gostei bastante da estética e do desmpenho!

EK apresenta novo Nucleus AIO - Estritamente para resfriamento direto de CPU
A EK, renomada líder em tecnologia de resfriamento de computadores, tem o orgulho de anunciar uma adição inovadora à sua linha AIO: o EK-Nucleus AIO CR360 Direct Die D-RGB - 1700 . Este produto pioneiro, pioneiro no setor, representa um marco significativo em soluções de refrigeração. O mais recente Direct Die AIO, embora se pareça muito com o aclamado modelo Lux de 360 mm em muitos aspectos, destaca-se por sua aplicação exclusiva: foi habilmente projetado para resfriamento direto da matriz. Esta inovadora combinação de bloco de bomba distingue-se por uma placa fria personalizada, projetada exclusivamente para resfriar CPUs de soquete Intel LGA 1700. A oferta mais recente da EK expande seu estimado portfólio AIO e estabelece uma nova referência em desempenho de refrigeração especializado.

Esta solução exclusiva de resfriamento AIO está trazendo as vantagens do resfriamento direto da matriz para mais entusiastas de PC, uma vez que o delidding era reservado principalmente para aplicações de resfriamento líquido de loop personalizado. Era necessária uma configuração de loop personalizada completa, que não era acessível ou atraente para todos os usuários. Com o lançamento do mais recente AIO, a EK está trazendo o resfriamento direto de matrizes para o mercado convencional. O Direct Die AIO agora garante uma experiência perfeita e uma entrada mais econômica no resfriamento líquido direto da matriz. Os principais elementos do novo AIO, como a placa traseira e a proteção da matriz, foram desenvolvidos em conjunto com Der8auer , o famoso overclocker alemão e pioneiro em resfriamento extremo de CPU.

Dcz45Y4.jpg

J8qx5VI.jpg

Como outros AIOs EK Nucleus, a solução mais recente oferece capacidade de resfriamento de ponta em uma unidade elegante e compacta que garante manutenção zero.

EK-Nucleus AIO CR360 Direct Die D-RGB
Este AIO de matriz direta atrairá clientes que desejam iluminar seus PCs com a ajuda da iluminação RGB, que é apresentada nos ventiladores. Como os clientes que entregam suas CPUs também exigem refrigeração de alto desempenho, apenas a versão maior, de 360 mm, está disponível para este AIO. Ele possui um motor de resfriamento direto específico do soquete LGA 1700.

Usar este produto requer deliding . O benefício desse processo é a remoção de toda uma camada de transferência térmica do chip da CPU para o IHS, resultando em uma redução significativa das temperaturas gerais e em menos diferença térmica entre os núcleos da CPU. A placa fria do AIO é niquelada, ao contrário da maioria dos AIOs do mercado, que possuem placas frias de cobre puro. O revestimento de níquel garante que o AIO seja seguro para uso em aplicações de metal líquido, e um pacote de Thermal Grizzly Conductonaut está incluído no pacote.

9S2iuHx.jpg

Uma ferramenta de remoção IHS para remover a CPU é necessária para uso com este AIO. A EK oferece essa ferramenta na loja virtual da EK, mas ela não está incluída no novo AIO. Uma moldura de contato vem no pacote e evita empenamento ou flexão da CPU e da área circundante, melhorando a eficiência do resfriamento devido à pressão mais uniforme aplicada na CPU. Uma peça protetora de espuma também está incluída para garantir que o metal líquido não derrame sobre os componentes elétricos fora da matriz da CPU. Se você estiver interessado no processo de delidding da CPU, você pode assistir ao vídeo da EK NESTE LINK .

gDmZhJg.jpg

Unidade de bomba AIO
O design circular da unidade de bomba não é apenas mais uma característica puramente estética - a parte superior permite aos usuários reorientar o emblema EK para seguir a direção em que o refrigerador está instalado. A orientação do logotipo pode ser girada em incrementos de 90 graus. Os usuários podem remover a parte superior e posicionar o logotipo como acharem melhor, permitindo-lhes sempre obter uma estética limpa e alinhada, independentemente do ângulo em que o cooler AIO ou a placa-mãe estão instalados.

JmLTcIV.jpg

Conexões e tubos
O EK-Nucleus AIO vem pré-instalado com tubos de borracha reforçados e revestidos com roscas mais finas, cada um equipado com uma tampa de alumínio para garantir ultradurabilidade. O posicionamento aprimorado do encaixe permite fácil instalação e ajuste do tubo de borracha, tornando o novo EK Nucleus AIO adequado até mesmo para os espaços mais apertados.

jtga4Mb.jpg

ecursos adicionais
Uma tampa do radiador foi adicionada para aprimorar a estética geral deste cooler para CPU e mostrar mais claramente suas linhas limpas e design elegante.

PWl4VwJ.jpg

Ventiladores EK Loop FPT encadeados em série
EK-Loop Fan FPT 120 D-RGB é um ventilador de resfriamento de computador de alta pressão estática de 120 mm projetado e construído principalmente para os sistemas de refrigeração líquida de computador de mais alto desempenho. Os ventiladores FPT apresentam um design full-frame que evita que o ar escape para fora da estrutura, obtendo assim melhor pressão estática.

B6jx4Zs.jpg

Para reduzir a confusão de cabos e o número de conectores necessários para uso na placa-mãe ou no controlador do ventilador, os ventiladores EK Loop FPT permitem o encadeamento em série por meio da tecnologia EK-OmniLink. O EK-OmniLink oferece encadeamento de vários ventiladores, reduzindo a confusão de cabos e facilitando bastante o gerenciamento de cabos. O ecossistema de interconexão OmniLink utiliza conectores Micro-fit de 8 pinos entre produtos e será significativamente expandido em um futuro próximo, trazendo benefícios adicionais. O design EK-OmniLink resolve os problemas de confusão de cabos, unificando a conexão de vários ventiladores em um único conector PWM e D-RGB, mantendo total flexibilidade se o usuário desejar remover um único ventilador da cadeia.

Painéis laterais de alumínio escovado com corte de diamante
O mais recente Nucleus AIO apresenta uma placa lateral de alumínio colocada em um torno e parte da superfície do painel é usinada para deixar um acabamento de liga brilhante.

YwPWKUU.jpg

Disponibilidade e preço
O EK-Nucleus AIO Direct Die 1700 foi projetado na Eslovênia, Europa, e está disponível para pré-encomenda na EK Webshop . Espera-se que este produto comece a ser comercializado em meados de março de 2024. Na tabela abaixo, você pode ver o preço de varejo sugerido pelo fabricante (MSRP), IVA incluído.

8Y9v4s4.jpg

Estou montando um novo setup aos poucos.
Ainda não consegui definir bem o resfriamento, caso alguém tenha sugestões ou experiências para compartilhar agradeço.
Setup:
  • Intel i9-12900kf (meio desnecessário a força dele para o meu uso, mas comprei de um colega de trabalho por um valor muito abaixo do mercado)
  • Fonte SuperFrame SF-G850M
  • RAM Kingston Fury RGB 2x16GB DDR4 CL16
  • Kingston NV2 PCIe 4.0 NVMe M.2 de 1TB
  • Gabinete Asus Prime AP201
  • Esperando uma promoção de placa mãe B660M, Aorus ou Asus TUF
  • Na esperança das RTX 4070 em algum momento chegarem na faixa do R$2.7k, sim muito otimismo, quem sabe daqui uns 2 anos, enquanto isso vou manter minha GTX 980 e se me enjuriar compro uma RTX 4060 mesmo
Confesso que nunca fui muito fã de RGB, mas depois que vi uns setups com o Prime AP201 que é todo em mesh, fiquei animado para montar um com luzes que fique um efeito meio pixelado.
Com isso acabei descartando usar um Air Cooler top pq ele tamparia a RAM e não são baratos.
Estou em dúvida entre esses AIO: Cooler Master Masterliquid ML360L V2 (ele tem garantia de 2 anos, me sinto mais confortável caso dê problema na bomba) , Cooler Corsair H150 RGB (tem 3 anos de garantia, mas parece que o desemprenho dele ser menor que o Cooler Master, senti que no Brasil a Corsair cobra em alguns produtos muito mais pela marca do que pela qualidade... apesar de ter pequenas variações os modelos que vejo em site gringo nunca é exatamente igual aos nossos), SuperFrame ISENGARD ARGB 360mm (marca nova e nacional, garantia só de 1 ano infelizmente, mas o preço é bem aceitável). Para gestão de espaço seria muito bom um water cooler 280mm sem perder tanta performance , mas existem poucos modelos RGB por aqui. Nunca tive water cooler, na real é bem dolorido pagar mais de R$500... mas fui inventar de pegar um i9, agora tenho ver uma opção viável.
Seria muito arriscado ir de SuperFrame? Alguém que tenha ele há um tempo?

GAMDIAS Next Gen Boreas M2-51D e E2-410D Tower Type Coolers com displays digitais encaixados
GAMDIAS na 2024 International CES exibiu suas atualizações para as linhas Boreas M2-51 e E2-41 de coolers para CPU tipo torre. Os novos M2-51D e E2-410D, juntamente com suas variantes brancas M2-51DWH e E2-410DWH, vêm com um display de segmento digital ao longo da placa superior. A pilha de aletas de alumínio é ligeiramente recuada, criando espaço para alguns componentes eletrônicos, que são conectados à base. Além do RPM da ventoinha, esta tela mostra a temperatura da CPU, embora não tenhamos certeza de como isso acontece.

A maneira mais fácil seria conectar esse monitor a um dos conectores USB 2.0 e um aplicativo ler a temperatura da CPU e as RPM do ventilador no chip super I/O; embora ficaríamos surpresos se ele seguisse o difícil caminho do controle localizado do ventilador e de suas próprias medições térmicas usando um termistor. Tanto o M2-51D quanto o E2-410D são dissipadores de calor quase idênticos, mas diferem na contagem de heatpipes – 5 versus 4, respectivamente; e assim, enquanto o M2-51D é classificado para cargas térmicas de até 240 W, o E2-410D é classificado para até 230 W. A tela está escondida atrás de um painel de policarbonato colorido, para que pareça nivelada. Embora não esteja em exibição na CES, a GAMDIAS revelou que está trabalhando em um cooler dual fin-stack de última geração que usa a vasta área da placa superior disponível para exibir uma tela LCD colorida.

X7pCdRl.jpg

dqvkplN.jpg

SslfNGl.jpg

Eg2ojHY.jpg

VwkkQ0o.jpg

EK lança cooler AIO Direct Die para CPUs Intel LGA1700 entregues​

EK apresenta cooler multifuncional Nucleus AIO CR360 Direct Die para CPUs Intel, desenvolvido em parceria com Der8auer​

Uma empresa eslovena de refrigeração líquida está lançando um cooler de CPU especial para entusiastas.
4xVLjzA.png

O EK-Nucleus AIO CR360 se destaca como um cooler de CPU projetado para processadores Intel LGA1700 com um dissipador de calor integrado (IHS) removido. Esta abordagem pode proporcionar os benefícios de uma maior eficiência de resfriamento, mas acarreta custos e riscos envolvidos na separação.

Este cooler foi projetado para entusiastas que já entregaram suas CPUs, oferecendo uma experiência de resfriamento direto. A vantagem reside na integração da refrigeração líquida sem as complexidades e despesas associadas aos sistemas tradicionais de refrigeração a água. Os usuários podem remover o cooler a qualquer momento sem se preocupar com possíveis vazamentos, o que é uma grande vantagem em relação a alguns loops de líquido para entusiastas.

Vtw5iQn.jpg

Apresentando um radiador de 360 mm acompanhado por três ventoinhas EK-Loop Fan FPT 120 D-RGB de 120 mm, este cooler AIO possui uma placa de resfriamento niquelada na bomba. Essa é uma vantagem em relação às opções tradicionais à base de cobre. Em colaboração com a der8auer, a EK fornece uma placa traseira e proteção de matriz personalizadas, aprimorando o pacote geral. Além disso, o cooler vem com pasta térmica Thermal Grizzly Conductonaut.

O cooler custa € 202,90 , o que é caro, mas está dentro da faixa de coolers AIO de 360 mm de última geração. Porém, para utilizar este cooler é preciso contabilizar também o custo do processo de descasque, seja individualmente, que exige a utilização de uma ferramenta especial (também vendida pela EK), ou contratar um serviço profissional. A primeira opção obviamente resultará na anulação da garantia, enquanto a outra opção poderá pelo menos reembolsar o custo da CPU se algo der errado durante o processo de entrega.

Fonte: EK

Pessoal,

Qual cooler mais indicado para open case com i9 10900k stock, nenhuma fan(eu sei...) e que fica em temperatura ambiente?

No meu caso, durante o ano, varia entre 5-20c inverno e 30-35c verão (não existe opção de gabinete e não curto rgb...)

DP AK500s / Noctua nh-u12s ou partir para W.C 120/240mm?

Pessoal,

Qual cooler mais indicado para open case com i9 10900k stock, nenhuma fan(eu sei...) e que fica em temperatura ambiente?

No meu caso, durante o ano, varia entre 5-20c inverno e 30-35c verão (não existe opção de gabinete e não curto rgb...)

DP AK500s / Noctua nh-u12s ou partir para W.C 120/240mm?
WC algum 240mm no mínimo, Noctua NH-U12S é super overpriced pro desempenho que entrega, mesmo desempenho de um AG400 que custa 120-130 reais, AK500s é uma opção se quiser um dos coolers da linha digital, eu pessoalmente recomendaria o AG620 (e talvezzz o Fuma 3) de AC, não sei se arriscaria um AC menor como o AG500 sem saber o seu uso exato porque se for passar de 200w na CPU vai sofrer com temp ambiente alta

EK lança cooler AIO Direct Die para CPUs Intel LGA1700 entregues​

EK apresenta cooler multifuncional Nucleus AIO CR360 Direct Die para CPUs Intel, desenvolvido em parceria com Der8auer​

Uma empresa eslovena de refrigeração líquida está lançando um cooler de CPU especial para entusiastas.
4xVLjzA.png

O EK-Nucleus AIO CR360 se destaca como um cooler de CPU projetado para processadores Intel LGA1700 com um dissipador de calor integrado (IHS) removido. Esta abordagem pode proporcionar os benefícios de uma maior eficiência de resfriamento, mas acarreta custos e riscos envolvidos na separação.

Este cooler foi projetado para entusiastas que já entregaram suas CPUs, oferecendo uma experiência de resfriamento direto. A vantagem reside na integração da refrigeração líquida sem as complexidades e despesas associadas aos sistemas tradicionais de refrigeração a água. Os usuários podem remover o cooler a qualquer momento sem se preocupar com possíveis vazamentos, o que é uma grande vantagem em relação a alguns loops de líquido para entusiastas.

Vtw5iQn.jpg

Apresentando um radiador de 360 mm acompanhado por três ventoinhas EK-Loop Fan FPT 120 D-RGB de 120 mm, este cooler AIO possui uma placa de resfriamento niquelada na bomba. Essa é uma vantagem em relação às opções tradicionais à base de cobre. Em colaboração com a der8auer, a EK fornece uma placa traseira e proteção de matriz personalizadas, aprimorando o pacote geral. Além disso, o cooler vem com pasta térmica Thermal Grizzly Conductonaut.

O cooler custa € 202,90 , o que é caro, mas está dentro da faixa de coolers AIO de 360 mm de última geração. Porém, para utilizar este cooler é preciso contabilizar também o custo do processo de descasque, seja individualmente, que exige a utilização de uma ferramenta especial (também vendida pela EK), ou contratar um serviço profissional. A primeira opção obviamente resultará na anulação da garantia, enquanto a outra opção poderá pelo menos reembolsar o custo da CPU se algo der errado durante o processo de entrega.

Fonte: EK
Um mercado totalmente nichado, achei até barato os 200 euros..rsrs

No BR, se chegar, não vai ser menos de 2k eu acho

Um mercado totalmente nichado, achei até barato os 200 euros..rsrs

No BR, se chegar, não vai ser menos de 2k eu acho
Pela EK que sabemos que é caro a maioria dos produtos até que esse WC o preço ta na média mas o problema é o custo que chegará aqui que infelizmente será alto.

Cooler líquido para CPU Scythe GT360 AIO com design exclusivo na foto

Aqui estão as primeiras fotos do GT360, um novo cooler líquido para CPU AIO exclusivo da Scythe, graças ao HXL. O cooler não faz parte da pilha de produtos da Scythe Japan, nem é encontrado nos mercados ocidentais, mas provavelmente faz parte da Scythe China. O Scythe GT360 parece um circuito de refrigeração líquida premium quase DIY. Seu design envolve um bloco de água CPU, uma bomba em linha, um radiador de 360 mm que integra um reservatório; e um trio de ventiladores de alta pressão estática. O aspecto mais interessante são os acessórios voltados para a parte superior do bloco de água, o que é uma indicação de que a Scythe não adquiriu este cooler de nenhum OEM de cooler AIO, mas o projetou por conta própria. Essas fotos apareceram nas redes sociais chinesas, não há páginas oficiais do produto, então ainda não temos especificações.
2ODyDR3.jpg

yu3YlKO.jpg

XJ6I6Ki.jpg

Fonte: HXL (Twitter)

pessoal, uma opinião aqui, por favor, sou bem leigo.
Tô querendo comprar um coolerzinho para refrigerar um futuro 5600 ou 5700x, dependendo do preço que estiver futuramente. Não sou usuário entusiasta nem nada, apenas pretendo fazer um overclock (eu nem sei fazer, haha) básico e, também, nem escutar que o cooler existe, pois silêncio aqui é primordial e estava inclinado a investir um pouco mais neste aspecto se o dinheiro permitisse. Meu PC será somente para jogos da steam e emuladores, como o Yuzu/Ryujinx. Tenho uma humilde 6650XT também, travando os jogos mais novos em 60 ou 72FPS, para mim, já está perfeito.

tava pesquisando os modelos e acho que algo entre o AK400 e o Fuma 3 me atenderiam muito bem. Comparei estes dois modelos neste site aqui (que não sei se tem credbilidade): https://pcanalytics.com/product/coolers/compare/deepcool/ak400/scythe/fuma-3/

Só que aí vem a pergunta, achei a diferneça de performance extremamente pequena para a grande diferença de preço entre eles (AK400 ~150 e o Fuma 3 ~350). Vocês acham que esse site tem credibilidade? Se for assim, parece-me uma grande burrada pagar mais no Fuma 3. Até outros coolers mais caros, como o AK620, vencem de pouco o AK400, estou meio desconfiado em relação a isso

Só que aí vem a pergunta, achei a diferneça de performance extremamente pequena para a grande diferença de preço entre eles (AK400 ~150 e o Fuma 3 ~350). Vocês acham que esse site tem credibilidade?
Creio que sim, se não me engano já vi uns vídeos curtinhos desse canal no YT porque me lembro desses gráficos

Se for assim, parece-me uma grande burrada pagar mais no Fuma 3. Até outros coolers mais caros, como o AK620, vencem de pouco o AK400, estou meio desconfiado em relação a isso
Repare que está sendo testado num 5800x, se você testar num Ryzen 9 a 200w ou num Intel a >200w a situação pode ser beeem diferente, o resultado exato acaba dependendo de alguns fatores que só um gráfico desse não explica, o Ryzen 5800x é um CPU com só 1 CCD então o calor fica bem concentrado, acaba que ele acaba rodando muito quente porque não dá tempo do calor ser transferido do die pro IHS pro coldplate do cooler rápido o suficiente, então mesmo se botar o melhor cooler do mundo e comparar com um cooler meia boca, por vezes os resultados vão ser desanimadores mas não é necessariamente culpa de um cooler ou mérito de outro isso, é uma consequência da situação de alguns CPUs/casos em específico

Tanto o AK400 quanto Fuma 3 vão fazer um ótimo trabalho e não menos importante vai ser o seu gabinete/airflow que pode contribuir muita coisa na refrigeração também (assim como a temp ambiente), se for de Ryzen 5600 eu recomendo não passar dos 90-100w e se for de Ryzen 5700x eu recomendo não passar de 120w~ porque nessas potências é +- quando a temp começa a disparar pra cima pra pouco ganho real, mas isso aí é pensando em uso all-core/bench sintético etc, em jogos dificilmente temperatura é um problema assim como overclock praticamente não vai fazer diferença nesse caso, não sei como é pra emuladores em específico mas eu diria que pode usar em stock tranquilamente a princípio

Até outros coolers mais caros, como o AK620, vencem de pouco o AK400, estou meio desconfiado em relação a isso
Tem o AG620 que fica na faixa de 300-340 também e é igual ao AK620, mas realisticamente qualquer um desses 3 coolers vai atender tranquilamente, e no fim ainda depende do seu gabinete/airflow, temp ambiente, quão exigente é o emulador quanto a CPU e que tipo de overclock seria feito, porque a depender dessas variáveis aí um AK400 pode ser um cooler com bastante folga assim como um AG620 pode ficar no limite

Orçamento não sendo problema e silêncio sendo importante eu iria de AG620 ou Fuma 3, e obrigatoriamente faria uma curva de fans deixando a rotação máxima até onde ficar confortável pra você de ruído

Creio que sim, se não me engano já vi uns vídeos curtinhos desse canal no YT porque me lembro desses gráficos

Repare que está sendo testado num 5800x, se você testar num Ryzen 9 a 200w ou num Intel a >200w a situação pode ser beeem diferente, o resultado exato acaba dependendo de alguns fatores que só um gráfico desse não explica, o Ryzen 5800x é um CPU com só 1 CCD então o calor fica bem concentrado, acaba que ele acaba rodando muito quente porque não dá tempo do calor ser transferido do die pro IHS pro coldplate do cooler rápido o suficiente, então mesmo se botar o melhor cooler do mundo e comparar com um cooler meia boca, por vezes os resultados vão ser desanimadores mas não é necessariamente culpa de um cooler ou mérito de outro isso, é uma consequência da situação de alguns CPUs/casos em específico

Tanto o AK400 quanto Fuma 3 vão fazer um ótimo trabalho e não menos importante vai ser o seu gabinete/airflow que pode contribuir muita coisa na refrigeração também (assim como a temp ambiente), se for de Ryzen 5600 eu recomendo não passar dos 90-100w e se for de Ryzen 5700x eu recomendo não passar de 120w~ porque nessas potências é +- quando a temp começa a disparar pra cima pra pouco ganho real, mas isso aí é pensando em uso all-core/bench sintético etc, em jogos dificilmente temperatura é um problema assim como overclock praticamente não vai fazer diferença nesse caso, não sei como é pra emuladores em específico mas eu diria que pode usar em stock tranquilamente a princípio

Tem o AG620 que fica na faixa de 300-340 também e é igual ao AK620, mas realisticamente qualquer um desses 3 coolers vai atender tranquilamente, e no fim ainda depende do seu gabinete/airflow, temp ambiente, quão exigente é o emulador quanto a CPU e que tipo de overclock seria feito, porque a depender dessas variáveis aí um AK400 pode ser um cooler com bastante folga assim como um AG620 pode ficar no limite

Orçamento não sendo problema e silêncio sendo importante eu iria de AG620 ou Fuma 3, e obrigatoriamente faria uma curva de fans deixando a rotação máxima até onde ficar confortável pra você de ruído

obrigado pela explicação, compreendi perfeitamente!
já imaginava também que o airflow do gabinete também era muito importante na questão do resfriamento. Tenho um Montech Air100 que comprei baratinho, mas não sei se ele por natureza tem um bom airflow.
instalei as duas fans que vieram nele na parte frontal do gabinete. O fan que estava na posição de exaustor não coube ali por causa da largura do wraith spire RGB. Poderia me dizer se um exaustor faz muita diferença neste caso? Eu uso ele com a tampa levemente aberta

Glr poderiam me falar quais seriam as melhores opções de watercooler argb 240mm até os 500 reais? Vi da rise mode, deepcool le500, deepcool castle v2 mas nao consigo escolher

Glr poderiam me falar quais seriam as melhores opções de watercooler argb 240mm até os 500 reais? Vi da rise mode, deepcool le500, deepcool castle v2 mas nao consigo escolher
Qual processador vai usar ? Todos citados tem desempenho bem próximo mas ficaria com castle v2.

Meu WC ta muito velho, to querendo trocar por outro pra segurar o i9 9900KS.

O meu atual é um 240mm, fico limitado por causa do tamanho do gabinete.

Quais voces recomendam ?

Users who are viewing this thread

Voltar