Galera, vou compartilhar meu depoimento aqui sobre minhas últimas experiencias com Watercooler e Fans que acredito que será útil para a maioria dos colegas, vai ser um textinho maior, mas quem tiver o animo de ler provavelmente ganhará boas informações, vamos lá:
Comprei um WC Aqua 360 ARGB da Cougar há uns três anos, tinha um desempenho razoável, fans com uma qualidade até razoável e com RGB personalizável, além de um controle remoto para seu gerenciamento, 5 anos de garantia... enfim, um produto até bom no geral.
Depois de dois anos de uso o WC deu defeito na bomba e troquei ele por outro igual através do processo de RMA da Cougar.
O novo WC deu o mesmo defeito depois de 1 ano... dessa vez pedi reembolso porque desanimei totalmente do produto.
No fim, quanto a essa experiencia, gostei muito do processo de RMA da Cougar, foi um dos melhores que já vi na verdade, mas o produto em si que comprei, não sei se foi coincidência ou não, mas esse alto índice de defeito na bomba em tão pouco prazo me desanimou até da marca mesmo com o excelente processo de RMA.
Em tese não era o produto mais premium, mas também não era de entrada pra ter em tese uma qualidade baixa, enfim; esperava maior durabilidade e confiabilidade - talvez faltou um pouco de pesquisa da minha parte pra fugir desse produto em especifico.
Uma observação importante: Tenho um H110i da Corsair mais velho que funciona até hoje com uns 7/8 anos de idade... apesar de já ter perdido bastante desempenho devido ao tempo, tá vivo até hoje e funcionando - serviu pra quebrar meu galho de uma foram bem eficiente nesses momentos de espera do processo de RMA.
Superada essa situação, então decidi fazer um investimentos um pouco maior, mas mais barato do que ir pra um sistema de WC Custom.
Comprei um WC LD 360 da Deepcool - é praticamente o LS/LD 720 com uma bomba mais atualizada com maior RPM e display digital, além de fans com pressão estática um pouco maior, 5 anos de garantia, enfim, em tese uma versão atualizada desses WCs da Deepcool que já são reconhecidamente considerados um dos melhores do mercado.
Também resolvi ''chutar o pau da barraca'' e comprar um Kit com 3 fans da Li Uni Fan P28 de 120mm - Essas são uma das melhores fans do mercado, compete, em termos de referencia, com as industrias T30 da Phanteks e as NF12 da Noctua em termos de desempenho e ruido com um preço mais baixo, possuem 6 anos de garantia.
Bem, obviamente não é o melhor CxB, principalmente quanto as Fans, apesar que nessa categoria de produto e pelo que entrega considerei o custo muito bom.
Meu objetivo era comprar essas fans para colocar junto ao LD 360, já quanto as fans dele; iria passar para o resto do gabinete pra fazer a entrada de ar na parte frontal do gabinete.
Feito essa considerações, agora vou falar pra vcs sobre o resultado que pra mim é algo realmente impressionante:
Usando as três P28 mais o LD 360, o WC consegue segurar até uns 100W de consumo com temperatura em 70° ou menos, e 70° meio que é um pico se ficar muitíssimo tempo constante nesse consumo - isso foi realmente incrível ao ponto que fiquei ''abismado'' inicialmente, na minha experiencia anterior, chegaria aos 80° fácil nesse contexto e até ultrapassaria um pouco.
Esse combo meio que ''domou'' 100W com extrema facilidade em uma temperatura fria, nem preciso falar se for menos que isso... que acredito que seja um cenário muito comum da maioria das pessoas que jogam.
Uso um 7800X3D para jogar, mas nunca tinha visto esse processador trabalhar constantemente em 5050mhz em todos os núcleos em qualquer jogo com temperaturas tão baixas independente da % da utilização, estamos falando de uns 60/65° ou até menos se o jogo for menos exigente.
A queda de temperatura foi na média de uns 10/15° tanto em relação quanto ao Aqua 360 ARGB da Cougar, quanto em relação ao meu antigo H110i da Corsair.
Sobre minha configuração, uso o 7800X3D com CO em -30, e as P28 estou usando velocidade média de 2200RPM (Possuem três velocidades já programadas - 1200, 2200, 3000 que você pode alterar no controle ou se preferir, controlar tudo via PMW na mobo) e aqui preciso falar: essas fans são simplesmente maravilhosas, extremamente silenciosas com uma altíssima qualidade de construção que é nítido aos olhos, as fans se conectam uma na outra sem ter que parafusar (apesar de poder fazer isso) e transmitem a energia de uma na outra por um imã, ou seja, é uma instalação muito limpa e bem facilitada, o que ajuda muito na manutenção depois.
O ponto fraco é que não tem RGB, mas pessoalmente não me importo muito, mas pra quem quer alto desempenho com baixo ruido, achei elas extraordinárias i - nunca tive fans desse nível, apesar de já possuir algumas até razoáveis.
Realmente Fans High End fazem uma diferença absurda e minha ignorância quanto a isso meio que acabou depois dessa experiencia.
Não sei se é porque meu gabinete é muito grande (Um monstro chamado 780T da Corsair que uso há uns 10 anos), mas não consigo ouvir barulho delas nem nessa velocidade média, começo a ouvir um pouco na maior velocidade que é 3000RPM e ainda assim é muito baixinho ao ponto de ser totalmente utilizável - nem uso no máximo porque é desnecessário diante do desempenho e pra preservar elas.
Já as fans originais do LD 360, são muito boas quanto a desempenho (Apesar de abaixo das P28), mas achei elas mais barulhentas, principalmente em velocidade máxima, todavia, como estou usando para auxilio no gabinete, funcionaram muito bem e com boa pressão estática já que foram feitas para o radiador, o problema do ruido resolvi muito bem limitando elas em uns 50% da rotação e oferecem um excelente desempenho nessa configuração, já não pretendia usar em velocidade máxima.
Outra aspecto excelente que não poderia deixar de mencionar: essa modificação diminuiu a temperatura da minha GPU em uns 10° médio, o que me permitiu dá uma aumentada legal no overclock da VGA de forma estável e ter a temperatura anterior que tinha: Uns 65/70°.
Já tenho duas ML140 Pro da Corsair que funcionam muito bem e com baixo ruido pra auxilio no gabinete, mas gostei tanto do resultado que aproveitei o último momento das taxas do Ali para importar uma T30 para colocar na traseira fazendo a exaustão de ar do gabinete que é pra realmente otimizar minha refrigeração ao ''extremo'' - faltava só mais uma fan de alta qualidade pra fechar o sistema completo com fans de boa qualidade - talvez não tenha um ganho significativo aqui visto que a temperatura já está baixa, mas na empolgação fiz essa compra ai - na pior das hipóteses terei um ruido ainda menor no gabinete.
Nessa brincadeira inteira, devo ter gastado uns 1300/1400 Reais (E pra mim foi menos porque usei o reembolso do WC anterior pra fazer tudo isso ai), confesso que estou satisfeito pra caramba, realmente gerou um impacto positivo enorme na refrigeração do meu sistema... e assim; o LD360 é um excelente WC, mas tenho certeza que esse impacto maior são por causa das P28.... Achei incrível a qualidade e a viabilidade de uso delas. Fica minha recomendação de uma ideia pra quem quer gastar um pouco mais, mas não gastar muita grana como num WC Custom e ainda ter um resultado excelente.