[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
@Cata instalei o LC 240 II da Asus no lugar do FUMA3 no 7800x3D e olha, fiquei bem impressionado... embora o FUMA 3 seja muito bom, a diferença entre o Watercooler beirou os 10°C ~ 12°C jogando Warzone. Agora fica na casa dos 60°C ~ 62°C. No Hogwarts Legacy, quando carregava os Shaders e etc... as vezes ele beirava os 80... 84 e agora nao passa dos 70, 72 graus.

6 anos de garantia ainda... achei muito melhor que os Corsair da vida. Muito satisfeito pelo preço que paguei.

Obrigado pela ajuda

@Cata instalei o LC 240 II da Asus no lugar do FUMA3 no 7800x3D e olha, fiquei bem impressionado... embora o FUMA 3 seja muito bom, a diferença entre o Watercooler beirou os 10°C ~ 12°C jogando Warzone. Agora fica na casa dos 60°C ~ 62°C. No Hogwarts Legacy, quando carregava os Shaders e etc... as vezes ele beirava os 80... 84 e agora nao passa dos 70, 72 graus.

6 anos de garantia ainda... achei muito melhor que os Corsair da vida. Muito satisfeito pelo preço que paguei.

Obrigado pela ajuda
10~12°C deu uma boa diferença hein certamente essa garantia vai atrair mais gente a pega-lo.

Sim, a única coisa que achei estranho é que aquele Aura pra controlar o RGB nao reconheceu ele... vou pesquisar pra ver.

Sim, a única coisa que achei estranho é que aquele Aura pra controlar o RGB nao reconheceu ele... vou pesquisar pra ver.
cara, eu tive problema com o Aura usando as controladoras de forma cascateda... veja como ficou ligado os fans no seu setup, pode ser isso

sobre o WC, estou com um LC 360 II... q equipamento fantastico, os fans ficam a baixissa rotação, configurei o FAN Control para ajustar as velocidades conforme demanda e ficou fantastico, praticamente sem ruido algum em uso cotidiano e qnd jogo as rotações mal chegam a 50%

a bomba mantive a 100% full time, porém os fans no padrão ficam na rotação minima... sai de um Deep Cool Gammaxx 400 EX pra ele

com relação a temperatura, diria q seguiu o que Cesar comentou, mais de 10ºC com toda certeza

@Cata vc queria um review e tal... não é um total mas já deve ajudar

Obrigado pela ajuda
Engraçado esse WC da Asus estar barato assim porque geralmente Asus é superfaturada aqui, e ainda tem o diferencial dos 6 anos de garantia que poucos modelos tem, excelente opção e 240mm vai dar conta de >99% dos setups aqui do fórum

E também não esperava tanta diferença assim, por curiosidade qual é o gabinete e o setup de fans?

Sobre o Water Cooler Asus Tuf Gaming LC II 240

O meu chegou ontem e melhorou bem a temperatura do I7 9700. Em jogo saiu de 75~80 com o antigo aircooler Gammax 400 GTE V2 pra 60~65 com o WC. Uma diferença significativa.

De gabinete tenho um Lian Li 205M Mesh, que tinha 2 fans 140mm na frente e 3 fans corsair LL120 atrás e em cima para exaustão. Os dois superiores foram substituídos pelo WC agora. Ruído ficou bem aceitável, até mais silencioso que o Aircooler anterior.

Obs.: Tudo em stock. Apenas abri a caixa, montei e saí usando.

De contra no meu caso foi apenas o RGB, tá tudo desligado pq não tenho conexão ARGB 5v kkkkkk

As vezes me dá uma vontade de testar um WC com esses relatos mas a preguiça de tirar o AC pra botar o WC acaba vencendo kkkkk, e aqui a redução de temp provavelmente seria significativamente menor também

cara, eu tive problema com o Aura usando as controladoras de forma cascateda... veja como ficou ligado os fans no seu setup, pode ser isso

sobre o WC, estou com um LC 360 II... q equipamento fantastico, os fans ficam a baixissa rotação, configurei o FAN Control para ajustar as velocidades conforme demanda e ficou fantastico, praticamente sem ruido algum em uso cotidiano e qnd jogo as rotações mal chegam a 50%

a bomba mantive a 100% full time, porém os fans no padrão ficam na rotação minima... sai de um Deep Cool Gammaxx 400 EX pra ele

com relação a temperatura, diria q seguiu o que Cesar comentou, mais de 10ºC com toda certeza

@Cata vc queria um review e tal... não é um total mas já deve ajudar
Pelo jeito a Asus acertou nesse modelo com performance excelente fora a garantia.

Engraçado esse WC da Asus estar barato assim porque geralmente Asus é superfaturada aqui, e ainda tem o diferencial dos 6 anos de garantia que poucos modelos tem, excelente opção e 240mm vai dar conta de >99% dos setups aqui do fórum

E também não esperava tanta diferença assim, por curiosidade qual é o gabinete e o setup de fans?
Aqui eu estou usando um Cooler Master Storm Stryker oldschool hahahaha as fans estão em modo padrão pq não tive tempo pra fuçar... vou tentar hj e ver o que ta rolando com o Aura Sync.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

As vezes me dá uma vontade de testar um WC com esses relatos mas a preguiça de tirar o AC pra botar o WC acaba vencendo kkkkk, e aqui a redução de temp provavelmente seria significativamente menor também
Eu só troquei o FUMA 3 pelo LC 240 pq realmente estava ficando muito quente... tive uma preguiça de tirar tudo, que vc não tem ideia... demorei umas horas fazendo na má vontade mesmo kkkkkk

Alguém sabe se o Air Cooler Alseye S120 H6 S120-H6 vale a pena por R$190 ? Procurei por review dele, mas não acho em nenhum lugar.
Dá pra arriscar se curtir a estética, single-tower 120mm no geral não foge muito em desempenho independente da quantidade de heatpipes porque quase ninguém usa esses AC com CPU >200w então a diferença entre 4/5/6 heatpipe acaba sendo meio irrelevante (além de que quantidade é uma coisa e qualidade/implementação boa é outra), fan dele supostamente é bem forte também então a 100% deve ter ruído alto mas boa performance, dá pra arriscar sem muito medo, qual CPU vai usar?

Aqui eu estou usando um Cooler Master Storm Stryker oldschool hahahaha as fans estão em modo padrão pq não tive tempo pra fuçar... vou tentar hj e ver o que ta rolando com o Aura Sync.

Eu só troquei o FUMA 3 pelo LC 240 pq realmente estava ficando muito quente... tive uma preguiça de tirar tudo, que vc não tem ideia... demorei umas horas fazendo na má vontade mesmo kkkkkk
Instalação do WC na frente ou no topo? Acho que esses gabinetes um pouco mais estrangulados de airflow tendem a ter essa diferença maior com AC porque o ar frio de fora sofre um pouquinho pra conseguir alcançar o AC "lá trás", mas apenas uma observação/suspeita mesmo, é tenta coisa que pode influenciar que sem ter um teste extremamente metodológico é difícil dizer qualquer coisa

Última edição:
Dá pra arriscar se curtir a estética, single-tower 120mm no geral não foge muito em desempenho independente da quantidade de heatpipes porque quase ninguém usa esses AC com CPU >200w então a diferença entre 4/5/6 heatpipe acaba sendo meio irrelevante (além de que quantidade é uma coisa e qualidade/implementação boa é outra), fan dele supostamente é bem forte também então a 100% deve ter ruído alto mas boa performance, dá pra arriscar sem muito medo, qual CPU vai usar?
Atualmente tenho um Ryzen 5 5600GT (uso o cooler box dele, mas dependendo do jogo, a temperatura tá entre 85-90 ºC), mas pretendo pegar um Ryzen 7 5700X3D.
Quero usar um bom air cooler, já tive 2 water coolers que deram defeitos: Um DeepCool LE500 que deu defeito na bomba após 5 meses de uso e um da Zadak que deu defeito nas fans depois de 1 ano e meio de uso.
Por essas experiências, infelizmente ruins, que tive. Quero usar um air cooler, mas não tenho tanto conhecimento sobre.
A princícpio quero um com uma estética bonita, mas que também tenha um bom desempenho.

Instalação do WC na frente ou no topo? Acho que esses gabinetes um pouco mais estrangulados de airflow tendem a ter essa diferença maior com AC porque o ar frio de fora sofre um pouquinho pra conseguir alcançar o AC "lá trás", mas apenas uma observação/suspeita mesmo, é tenta coisa que pode influenciar que sem ter um teste extremamente metodológico é difícil dizer qualquer coisa
Eu instalei no topo mesmo.. na frente estão 2 fans de 120mm que veio com o gabinete... inclusive, to pensando em trocar eles pelos da Corsair aqui que sobrou do h100i que deu pau. Será que fica melhor o fluxo de ar la pra dentro?

Atualmente tenho um Ryzen 5 5600GT (uso o cooler box dele, mas dependendo do jogo, a temperatura tá entre 85-90 ºC), mas pretendo pegar um Ryzen 7 5700X3D.
Quero usar um bom air cooler, já tive 2 water coolers que deram defeitos: Um DeepCool LE500 que deu defeito na bomba após 5 meses de uso e um da Zadak que deu defeito nas fans depois de 1 ano e meio de uso.
Por essas experiências, infelizmente ruins, que tive. Quero usar um air cooler, mas não tenho tanto conhecimento sobre.
A princícpio quero um com uma estética bonita, mas que também tenha um bom desempenho.
Vai sem medo em qualquer AC single-tower de 120mm que não tem muito erro, pro CPU "fritar" com um cooler desse nível é só se o seu gabinete tiver zero airflow e sua temp ambiente for >35c direto, qualquer AC dá uma diferença bem grande se for o box Stealth/Spire, menor se for o Prism, estética é algo bem pessoal então é difícil dizer, mas dar conta vai dar sim tranquilamente, se quiser algo um pouquinho melhor e pra nunca mais trocar tem o Thermalright PA120 por 270 no momento, só se atentar que se você tiver memórias altas (>41mm +-) vai ter que subir um pouco o 2° fan dele e vai tampar (tem gente que liga pra estética de tampar a RAM) mesmo que parcialmente a RAM, e aí é bom conferir certinho até que altura de AC o gabinete comporta

Eu instalei no topo mesmo.. na frente estão 2 fans de 120mm que veio com o gabinete... inclusive, to pensando em trocar eles pelos da Corsair aqui que sobrou do h100i que deu pau. Será que fica melhor o fluxo de ar la pra dentro?
Aí é comparar as specs, possivelmente dá uma ajudinha mas se estiver com ruído baixo e temp sob controle eu deixaria quieto acho, puramente por preguiça porque dificilmente vai ser um ganho muito significativo, aí é mais pra quem gosta de botar a mão na massa pra testar e registrar essas diferenças

Vai sem medo em qualquer AC single-tower de 120mm que não tem muito erro, pro CPU "fritar" com um cooler desse nível é só se o seu gabinete tiver zero airflow e sua temp ambiente for >35c direto, qualquer AC dá uma diferença bem grande se for o box Stealth/Spire, menor se for o Prism, estética é algo bem pessoal então é difícil dizer, mas dar conta vai dar sim tranquilamente, se quiser algo um pouquinho melhor e pra nunca mais trocar tem o Thermalright PA120 por 270 no momento, só se atentar que se você tiver memórias altas (>41mm +-) vai ter que subir um pouco o 2° fan dele e vai tampar (tem gente que liga pra estética de tampar a RAM) mesmo que parcialmente a RAM, e aí é bom conferir certinho até que altura de AC o gabinete comporta

Aí é comparar as specs, possivelmente dá uma ajudinha mas se estiver com ruído baixo e temp sob controle eu deixaria quieto acho, puramente por preguiça porque dificilmente vai ser um ganho muito significativo, aí é mais pra quem gosta de botar a mão na massa pra testar e registrar essas diferenças
Perfeito, vou pesquisar aqui, essa loja que me indicou esse air cooler, é confiável ?
Desde já agradeço pela ajuda.

Obrigado pela ajuda
O meu i7-13700K não passa de 83-85ºC em testes de stress em 100% de uso aqui, mas em jogos ele fica mais o menos na mesma temperatura que o seu, vale bastante a pena esse water cooler da Asus.

Tenho um NZXT Kraken X73 e não tenho do que reclamar. PC trabalha geladinho.

Obrigado pela ajuda
é o q vivo falando. mesmo q um aircooler seja topo ou excelente. infelizmente ele perde pra wc. mesmo os melhores aircooler do mercado ja tive até o D15 e outros de 700~1k e não conseguia manter a temperatura de um de 240mm de boa qualidade...
o a ar faz sentido quando é um cpu menos beberrão e qndo vc paga barato.

Galerinha .. Essa semana eu recebi o cooler da Thermalright Assassin X 120 R SE e eu fiz um pseudo review testado ele no Ryzen 5700x3d que é bem zuadinho na questão de temperatura. Pelo que eu vi o desempenho dele é muito similar ao desempenho do Deepcool AK400/AG400.

Link do tópico onde está o pesudo review aqui no fórum para quem quiser matar a curiosidade. ( link )

Até poderia trazer o teste dele pra cá, mas preferi deixar lá porque o teste fazia parte da discussão do tópico que era sobre a refrigeração para esse processador em específico e era sobre alternativas de coolers para esse processador.

ENDORFY confirma compatibilidade de coolers de CPU com soquete Intel LGA1851

A ENDORFY, fabricante europeia de coolers para CPU, fontes de alimentação, gabinetes para PC e produtos de estilo de vida, anunciou que, de acordo com as últimas informações da Intel, sua linha atual de coolers para CPU, incluindo a série Spartan 5, Fera 5, Fortis 5 e Navis F, será compatível com o próximo soquete Intel LGA 1851, projetado para os processadores Core Ultra 200. Essa compatibilidade garante que os clientes que atualizam seus sistemas possam continuar usando seus coolers ENDORFY existentes, oferecendo excelente desempenho térmico e redução de ruído sem a necessidade de substituição.

O novo soquete LGA 1851 tem mais pinos do que seu antecessor (1851 vs. 1700), mantendo as mesmas dimensões de montagem do LGA 1700. Essa compatibilidade cruzada permite que os coolers ENDORFY se integrem perfeitamente ao hardware Intel mais recente. Como os processadores Arrow Lake devem oferecer melhorias significativas de desempenho, os coolers ENDORFY estão prontos para lidar com o aumento das demandas térmicas, garantindo desempenho e estabilidade ideais do sistema.

YjDtcqc.jpeg

Os clientes que usam o Spartan 5 para montagens compactas, o versátil Fera 5, o Fortis 5 de alto desempenho ou as poderosas soluções de resfriamento líquido Navis F podem confiar que o ENDORFY manterá seus sistemas funcionando de forma refrigerada e eficiente, mesmo com os mais recentes avanços de CPU.

ENERMAX anuncia suporte a coolers de CPU para o soquete Intel LGA1851 de nova geração

A ENERMAX, uma força líder do setor dedicada a projetar hardware de computador de alto desempenho e soluções de resfriamento, anunciou que sua linha de produtos de cooler para CPU agora suporta o soquete de processador Intel de nova geração, LGA1851. A nova geração de CPUs Intel utiliza o soquete LGA1851, que é compatível com os coolers de CPU LGA1700 existentes. Portanto, os usuários com coolers de CPU ENERMAX podem atualizar diretamente para a plataforma Intel de nova geração.

A ENERMAX fornece uma gama abrangente de soluções de resfriamento de CPU com uma potência máxima de design térmico (TDP) de até 420 W, liberando com sucesso o desempenho da CPU e permitindo recursos de processamento rápido durante multitarefas.

WAVE8ir.jpeg

Aqui está a lista completa de coolers de ar e líquido para CPU da Enermax que suportarão o novo soquete Intel LGA1851.

fWZiEGw.jpeg

CF4PZv9.jpeg

Fonte: ENERMAX

ASUS Republic of Gamers lança o Ryujin III 360 ARGB Extreme AIO Cooler com bomba Asetek Emma Gen 8 V2

A ASUS Republic of Gamers (ROG) anunciou hoje o lançamento do Ryujin III 360 ARGB Extreme, um novo cooler ROG Ryujin all-in-one apresentado durante a Gamescom 2024. O ROG Ryujin III 360 ARGB Extreme é especialmente otimizado para as zonas de calor dos processadores Intel Core Ultra (Série 2) por meio de um design de suporte móvel que reduz efetivamente o calor da CPU.

O cooler também é equipado com uma bomba Asetek Emma Gen 8 V2 para desempenho de resfriamento ideal, e sua ventoinha de bomba incorporada auxilia no resfriamento dos módulos reguladores de tensão (VRMs) de uma placa-mãe. Enquanto isso, ventoinhas ROG ARGB de 30 mm encadeadas em série fornecem alto fluxo de ar e pressão estática com otimização de ruído, e os usuários podem conectar a iluminação e o controle da ventoinha com um cabo para fácil instalação e gerenciamento de cabos. O ROG Ryujin III 360 ARGB Extreme também possui uma tela colorida de 3,5 polegadas com resolução de 640x480 que pode ser personalizada através do Armoury Crate para exibir papel de parede exclusivo da ROG, informações do sistema em tempo real ou conteúdo personalizado.

LaLOx0V.jpeg

gebJyeW.jpeg

3IvKOJ7.jpeg

DF7xqFV.jpeg

Mz55Jvu.jpeg

Desempenho de resfriamento máximo
O suporte ajustável exclusivo do ROG Ryujin III ARGB Extreme permite que a placa fria se ajuste melhor à CPU para dissipação de calor eficaz, ajudando os usuários a atingir desempenho de pico estável. O ventilador de bomba incorporado também auxilia no resfriamento da área VRM da placa-mãe para desempenho de overclock aprimorado. Esses ventiladores ROG ARGB foram engrossados para 30 mm para maximizar o desempenho de resfriamento, mantendo a compatibilidade máxima do gabinete.

Personalização abundante
O ROG Ryujin III 360 ARGB Extreme tem uma tela colorida de 3,5 polegadas 640x480 atualizada para uma experiência visual maximizada. Ele também oferece uma ampla variedade de opções de personalização via Armoury Crate, permitindo personalização profunda.

Fácil DIY para PC
O ROG Ryujin Cooler é equipado com ventiladores magnéticos, tornando a instalação mais simples e conveniente. Esses ventiladores ARGB personalizáveis se encaixam com um conector magnético que conecta os ventiladores e transmite sinais de controle e energia. A instalação fácil e o gerenciamento de cabos são garantidos pelo design de cabo único.

Fonte: ASUS

Users who are viewing this thread

Voltar