[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
WC 360mm estão todos super caros, pro seu 5700x pegaria um bom AC como esse aqui, não precisa mais que isso!
Ac não interesso apenas water .o interesse no 360 ao invés de 240,é por que acho que com radiador maior posso baixar rotação das fans.

Sinceramente qualquer um vai dar conta com MUITA folga, até um 400 v2 de 100 conto segura o 5700x sem muito ruído então um WC 360mm tem nem o que comentar ainda mais que não tem essa neura de reduzir cada 0.1c que der, só questão de ajustar curva de fans no pior dos casos mesmo, eu olharia algum mid-tier das marcas mais conhecidas se não quiser fazer um investimento grande, vai segurar tranquilo e a garantia vai ser 3 anos ao contrário do 1 ano dos baratinhos, os mais caros/high-end são 5 anos mas aí é consideravelmente mais caro também
Sugestões...mas teria que ser water cooler de 360mm.

Ac não interesso apenas water .o interesse no 360 ao invés de 240,é por que acho que com radiador maior posso baixar rotação das fans.
Tu Pode baixar a rotação com qualquer controlador de fans ou software, mas seu interesse é pegar um WC de 360mm recomendo esse aqui
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aproveitando o gancho, para um 5800X, o que indicariam?
ak400 seria minha escolha, tu pode fazer um ajuste fino de UV para minimizar a temperatura caso precisar!

Importante para quem tem AIO Lian-Li Galahad 240/360 antigo

A lian-li soltou um comunicado dia 15 informando que modelos desse AIO fabricados antes de Março de 2022 possuem uma chance de terem problemas depois de 1ou 2 anos de uso.
Basicamente tem que verificar o Serial Number do seu AIO, que pode ser visto no radiador ou na caixa, e se começar abaixo de 202203, eles farão a substituição.

No link acima tem um link para um formulário para comunicar se for o seu caso.
Eu acabei de trocar meu AIO para um branco novo e fui conferir o preto antigo e é bem antes dessa data, de 2021.
Entrei em contato via form enviando a foto do S/N e já me contataram e falaram que enviaram uma unidade nova, nem pediram nada além da foto que enviei.
Vem de Taiwan, eles cuidam dos impostos.

A lian-li soltou um comunicado dia 15 informando que modelos desse AIO fabricados antes de Março de 2022 possuem uma chance de terem problemas depois de 1ou 2 anos de uso.
Basicamente tem que verificar o Serial Number do seu AIO, que pode ser visto no radiador ou na caixa, e se começar abaixo de 202203, eles farão a substituição.

Eu acabei de trocar meu AIO para um branco novo e fui conferir o preto antigo e é bem antes dessa data, de 2021.
Entrei em contato via form enviando a foto do S/N e já me contataram e falaram que enviaram uma unidade nova, nem pediram nada além da foto que enviei.
Suporte deles é sensacional pela experiência que tive e relatos que vejo, meu Lancool II Mesh veio com o controlador de fan morto e enviaram outro de Taiwan sem custo algum, recebi em menos de 1 semana, fiquei até com peso na consciência depois quando vi o valor do frete pra uma besteirinha assim porque no final acabei botando splitters e controlando via software (Fan Control) mesmo kkkkk, mass estão de parabéns pelas atitudes

Puta prejuizo para a empresa e os caras estão honrando.

Muito bom

Pra quem precisa de um AC e for ligeiro

WkmlXFR.png

Boa noite.
Recentemente minha MOBO (GA-H77-DS3H) teve seu óbito atestado após alguns anos de bom serviço. Terei que aposentar o i5 3570k e as DDR3. Presumo que o Hyper TX3 EVO (em outro tópico troquei o modelo - havia colocado Hyper 212 EVO) precisará seguir o mesmo destino.
Consigo manter (espero) a Fonte Corsair CX 430, o SSD Vertex 4 (256Gb, salvo engano) e a "jovem" placa de vídeo (Radeon RX 570) que complementavam o gabinete CM 690 II.

Acabei comprando o Ryzen 5 7600 (R$ 1008) e a placa-mãe Gigabyte B650 AORUS ELITE AX (R$ 1688), além da pasta térmica da Coolermaster CF14 (R$ 65). Comprei ainda o Kingston KC3000 1Tb (R$ 368) para complementar o Vertex 4 de 256Gb e o HD Seagate de 1Tb que já possuo.
Adquiri (aguardando a surra), UM pente de RAM Adata XPG DDR5 de 32GB (R$ 599).

Vi boas recomendações destes coolers:
Thermalright PA 120 SE (R$ 263) e não-SE (R$358)
Deepcool AG620 (R$ 323 - Aliexpress)
Scythe Mugen 5 (R$ 417 - BR)
Corsair H60 (R$ 320)
Cooler Master MasterLiquid ML120L V2 (R$ 280).

Em relação ao cooler, será que tem espaço pra colocar a PA 120? Não bate nas RAM?
Penso no WC por conta do espaço/facilidade de colocar (meu TX3 sempre achei difícil colocar... imagina esses AC que tem o dobro do tamanho, embora possa ser um mecanismo melhor..)

Pensando no preço e nos resultados (resfriamento/silêncio), acho que o PA deve ser a melhor opção, não?

Agradeço desde já quaisquer comentários/sugestões. Estou aberto a críticas.

Grato.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse cooler aguenta/é adequado para um Ryzen 5 7600?

Alguém sabe se o Noctua NHD15 (ch black), é compativel com as Corsair Dominator Platinum? Procurei em varios lugares e não achei e o Noctua tem me parecido a melhor opção em relação ao meu CPU e gabinete

Achei esse review dizendo 160mm clearance e aqui diz 177mm clearance pra CPU cooler, meio confuso e não sei se é esse mesmo modelo de gabinete

Em relação ao cooler, será que tem espaço pra colocar a PA 120? Não bate nas RAM?
Depende do CPU height clearance do gabinete e da altura exata da memória, numa busca rápida o PA 120 diz comportar memórias até 46mm, se o gabinete tiver altura suficiente também dá sempre pra subir um pouquinho o fan e boa, não sei esse cooler em específico mas se vai usar apenas 2 pentes de RAM no futuro, as memórias ficam nos slots mais afastados e as vezes nem tem problema com isso

Penso no WC por conta do espaço/facilidade de colocar (meu TX3 sempre achei difícil colocar... imagina esses AC que tem o dobro do tamanho, embora possa ser um mecanismo melhor..)
Não sei esse modelo em específico mas no geral a montagem melhorou com o tempo, geralmente usa o backplate padrão da mobo ou enviam junto aí é só botar 4 parafusos pro backplate e depois +2 pra fixar o heatsink, as vezes o gabinete ajuda bastante no quesito ter espaço do topo da mobo até o topo do gabinete, pra ter mais espaço pra manobrar com uma mão ali, igualmente as vezes tem fans ali no topo pode diminuir ainda mais um espaço pequeno na hora de instalar/manutenção etc, mas só vendo cada caso pra ter noção mesmo mas a instalação dos coolers em si é tranquila

Pensando no preço e nos resultados (resfriamento/silêncio), acho que o PA deve ser a melhor opção, não?
Sim, assumindo que não seja taxado e não ligue pra garantia (não sei se conseguiria, mas as vezes ainda dá certo) considero o melhorzinho também, AG620 seria a 2ª opção, pena que não apareceu mais por 330 e tá sempre fora de estoque, o Mugen não sei se recomendaria pelo preço cobrado não, acho que preferiria um AG500 porque custa metade/menos da metade e na prática vai ser muito provavelmente igual/similar, tem menos massa mas o 7600 não é um processador de >200w, e ao mesmo tempo ele tem um fan consideravelmente mais forte, dependendo do caso as vezes até um AG400/AK400 seguraria

Esse cooler aguenta/é adequado para um Ryzen 5 7600?
Sim, mas o resultado final exato ainda varia de acordo com algumas variáveis: gabinete/airflow, temperatura ambiente, rotação dos fans, aplicação específica (jogo X ou software Y) etc, em jogos minha temp no 5800x costuma ser mais alta que em testes all-core como Cinebench, apesar do consumo total no Cinebench ser mais alto

Achei esse review dizendo 160mm clearance e aqui diz 177mm clearance pra CPU cooler, meio confuso e não sei se é esse mesmo modelo de gabinete
Acabei de descobrir que o meu modelo é o CM 690 (não II). Quanto à altura, vou rezar pra dar certo.. Provavelmente não usarei mais de 2 slots nunca, considerando que já teria 64Gb com 2.

Não sei esse modelo em específico mas no geral a montagem melhorou com o tempo,.............., mas só vendo cada caso pra ter noção mesmo mas a instalação dos coolers em si é tranquila
O mecanismo do TX3 era bem ruim, se bem me lembro.. Usa um mecanismo de plástico que tem que rodar... Achava uma b... Graças a Deus tem tempo que não mexo.

Sim, assumindo que não seja taxado e não ligue pra garantia (não sei se conseguiria, mas as vezes ainda dá certo) considero o melhorzinho também, AG620 seria a 2ª opção, pena que não apareceu mais por 330 e tá sempre fora de estoque, o Mugen não sei se recomendaria pelo preço cobrado não, acho que preferiria um AG500 porque custa metade/menos da metade e na prática vai ser muito provavelmente igual/similar, tem menos massa mas o 7600 não é um processador de >200w, e ao mesmo tempo ele tem um fan consideravelmente mais forte, dependendo do caso as vezes até um AG400/AK400 seguraria
Obrigado. Não sei/pretendo fazer overclock.
Vi algo sobre PBO que melhoraria performance e que (pelo pouco que entendi) pode até reduzir a temperatura do cpu, certo?

Mais duas perguntas.. Como limpar a case que tem sujeira incrustada de 10-15 anos... Tentei dar um jato de ar nela, mas não acho que tive o sucesso esperado... Coloco embaixo d'água e meto uma esponja com sabão?
:bem:

Caso não consiga dar um jeito razoável nele (até porque já tem bocado de ferrugem, sugere algum gabinete?
OBS: Não tem condição de comprar esses da Lancool de 1k não...
:pepe:

Obrigado. Não sei/pretendo fazer overclock.
Vi algo sobre PBO que melhoraria performance e que (pelo pouco que entendi) pode até reduzir a temperatura do cpu, certo?
Caso foque apenas em single-core/jogos não espere ganhar performance na prática, caso precise de multi-core pra trabalho/hobby dá pra dar uma melhorada geralmente em troca de aumentar o consumo/temperatura um pouco, se vale a pena ou não aí vai de cada um, mas a princípio daria uma olhada no Curve Optimizer que vale a pena independente do que pretender com a CPU, basicamente só ganhos (ainda que seja algo pequeno) mas tem o risco de instabilidade então é bom ver certinho caso vá fazer pra não tomar reboot no meio de algo importante

Mais duas perguntas.. Como limpar a case que tem sujeira incrustada de 10-15 anos... Tentei dar um jato de ar nela, mas não acho que tive o sucesso esperado... Coloco embaixo d'água e meto uma esponja com sabão?
Aí não sei, já vi botarem placa-mãe em lava-louça kkkk, a princípio imagino que não tenha problema limpar com água/detergente e esfregar com cuidado mas teria que certificar que tirou todos os resíduos e está 100% seco, aí fica um medinho de ainda ter água em algum lugar que não dá pra ver, eu daria uma pesquisada com calma nisso pras partes mais delicadas pelo menos

Caso não consiga dar um jeito razoável nele (até porque já tem bocado de ferrugem, sugere algum gabinete?
OBS: Não tem condição de comprar esses da Lancool de 1k não...
Até qual orçamento? E alguma preferência de tamanho, estilo etc? Infelizmente os Lancool não tão voltando em estoque em nenhum lugar há um tempinho já mas seriam a recomendação n°1 mesmo, tem o II Mesh RGB por 770~ ainda, tem o 4000D Airflow por 700, o Montech X3 Mesh acho legalzinho quando aparece em promo por <300 mas não tem garantia de aparecer nesse preço também, tem o CG560 da DeepCool (e CG540/CK560, não sei as diferenças) que talvez sejam interessantes mas nunca vi testes de temperatura neles, de baratinho tem o Pichau Apus por 160 que já ouvi falarem bem mas pelo preço provavelmente são fans mais fracos, chapa mais fina etc, e também não sei como é o airflow mas dependendo do caso já dá conta

Aí seria ver a altura máxima de cooler e GPU dependendo do que vá comprar, e considerar que alguns cases vem sem fans então teria esse custo extra, as vezes ficando mais em conta pegar um case mais caro mas que já venha com fans decentes porque não tem gasto extra e seria só chegar e montar o resto das peças, agilizando um pouco a montagem inicial

Se ja tem ferrugem só vai piorar se molhar. E com ferrugem já deveria ter trocado, se a ferrugem "andar" pra perto dos componentes pode achar algum local ali pouco protegido aí já viu, imagina enferrujar uma placa mae...

Caso foque apenas em single-core/jogos não espere ganhar performance na prática, caso precise de multi-core pra trabalho/hobby dá pra dar uma melhorada geralmente em troca de aumentar o consumo/temperatura um pouco, se vale a pena ou não aí vai de cada um, mas a princípio daria uma olhada no Curve Optimizer que vale a pena independente do que pretender com a CPU, basicamente só ganhos (ainda que seja algo pequeno) mas tem o risco de instabilidade então é bom ver certinho caso vá fazer pra não tomar reboot no meio de algo importante

Aí não sei, já vi botarem placa-mãe em lava-louça kkkk, a princípio imagino que não tenha problema limpar com água/detergente e esfregar com cuidado mas teria que certificar que tirou todos os resíduos e está 100% seco, aí fica um medinho de ainda ter água em algum lugar que não dá pra ver, eu daria uma pesquisada com calma nisso pras partes mais delicadas pelo menos

Até qual orçamento? E alguma preferência de tamanho, estilo etc? Infelizmente os Lancool não tão voltando em estoque em nenhum lugar há um tempinho já mas seriam a recomendação n°1 mesmo, tem o II Mesh RGB por 770~ ainda, tem o 4000D Airflow por 700, o Montech X3 Mesh acho legalzinho quando aparece em promo por <300 mas não tem garantia de aparecer nesse preço também, tem o CG560 da DeepCool (e CG540/CK560, não sei as diferenças) que talvez sejam interessantes mas nunca vi testes de temperatura neles, de baratinho tem o Pichau Apus por 160 que já ouvi falarem bem mas pelo preço provavelmente são fans mais fracos, chapa mais fina etc, e também não sei como é o airflow mas dependendo do caso já dá conta

Aí seria ver a altura máxima de cooler e GPU dependendo do que vá comprar, e considerar que alguns cases vem sem fans então teria esse custo extra, as vezes ficando mais em conta pegar um case mais caro mas que já venha com fans decentes porque não tem gasto extra e seria só chegar e montar o resto das peças, agilizando um pouco a montagem inicial
Na verdade, meu foco é manter o PC, se possível, por uns 7-10 anos.. Nesse meio tempo acredito precisar fazer upgrade de Fonte e Placa de vídeo.
Não jogo, ou melhor, o jogo que jogo basicamente não depende de placa de vídeo 😂😂.

Quanto à limpeza, como estou esperando tudo chegar da China, certeza que seca..
Mas realmente tenho que ver a questão da ferrugem.. Vi em parafusos 'apenas', mas inclusive no da placa-mãe.

O orçamento não tem um limite propriamente, mas queria o suficiente para ter uma ventilação média pra boa (PC fica num ambiente um tanto quanto hostil, diria. Fica ligado 24/7). Gostaria de algo menos caro, por óbvio. Não curto RGB, se tiver, provavelmente vou desligar (dá, né?). Caso não tenha fan, pegaria umas Phanteks ou alguma outra PWM com razoável reputação.

Teria que ver quais cases cabem a PA 120 SE.

Obrigado.

Galera, estou brigando com meu 5800x3d por causa das temperaturas, mesmo com curve em -30, pasta kryonaut extreme, montado em um Lian Li Dinamic XL, e mesmo assim o cpu chega a 60, 65° no youtube, em jogos bate direto 80°, to achando que o water Coolermaster masterliquid 360 é ruim, e to pensando em trocar por um Thermaltake Ultra 360 ou outro de mesmo nivel, na opinião de vocês vale a pena o investimento?

Galera, estou brigando com meu 5800x3d por causa das temperaturas, mesmo com curve em -30, pasta kryonaut extreme, montado em um Lian Li Dinamic XL, e mesmo assim o cpu chega a 60, 65° no youtube, em jogos bate direto 80°, to achando que o water Coolermaster masterliquid 360 é ruim, e to pensando em trocar por um Thermaltake Ultra 360 ou outro de mesmo nivel, na opinião de vocês vale a pena o investimento?
Cara essa CPU é quente mesmo , não adianta.

Aqui com PA 120 dependendo do jogo bate 74~80 graus também.

Eu já desencanei com isso, se fosse você não investia mais não .

Talvez tentar melhorar o Air flow?

Trocado por outro WC não vai adiantar muita coisa, tem que ver como que esta a temperatura ambiente que influencia, tentaria um UV para diminuir o consumo e consequentemente as temperaturas.

putz cara, o meu parece ser de 2020, apesar de ter comprado a pouco tempo pela tera.... devia ta no estoque a séculos... não sei se vão trocar ou se tem esse problema, foda que agr to com medo de dar esse B.O. e danificar outros componentes.

Users who are viewing this thread

Voltar