[TÓPICO DEDICADO] Qualidade das câmeras dos celulares

Não sei como esse cara conseguiu esse aparelho pra poder fazer review antes de tudo e todos, até mesmo dos youtubers da china.

 
Não sei como esse cara conseguiu esse aparelho pra poder fazer review antes de tudo e todos, até mesmo dos youtubers da china.



Tava esperando esse anúncio de hj pra decidir oq fazer, pelo jeito vou de realme gt 2 pro mesmo
 
o gt2 pro é o 766 na main e o 615 na frontal.

já tive os 2 sensores, muito fracos.
Entre as opções que tenho disponível acredito q seja o com melhor câmera (e Tb os outros fatores como bateria/carregamento /tela) me chamaram atenção.

Opções são
Realme Gt 2 pro
Xiaomi 11t pro
Xiaomi 12x
Poco f4 gt
Xiaomi 12
 
Só dando um toque rápido (depois talvez eu faça uma avaliação). Eu comprei o Moto G60 por causa da câmera de 108mp. Só que o firmware é uma porcaria, então a câmera do meu Moto X4 antiga é muito mais balanceada. Para fotos de perto, o Moto X4 é bem melhor (as duas câmeras no modo HDR).

Estou tentando ajustar as fotos do G60 no Photoshop, mas acho que fica pior mesmo. As fotos de paisagem tem mais definição no G60, mas o balanceamento de cores é horrível, tudo lavado, sem contraste.

Eu troquei porque a minha Cyber Shot tinha quebrado. Aí eu achei que o G60 ia substituir, porque todo mundo elogia a câmera. Mas tá ruim mesmo. Ainda dei o Moto X4 para outra pessoa, então nem tenho mais câmera boa para tirar foto de perto. Acho que vou ter que comprar outra Cyber Shot.

Bom fica a dica. E eu saí do X4, que é antigo. Quem estiver pensando no G60 por causa dos 108mp, pense bem e pesquise muito antes de comprar. Não testei a câmera ainda, mas se for me basear pelas fotos, não vai ser muito diferente.
 
Vou postar uma foto do meu antigo Moto X4 para comparar com a do G60.

A do X4 tem menos definição e fica mais fechada nas árvores, mas os tons são mais equilibrados e vivos, e a câmera pega mais nuances, como sombras nos prédios, etc.

O G60 tem uma resolução melhor, mas fica sem os meio tons, com sombras pouco definidas e tons lavados. Muito mal equilibrado. Estou tentando encontrar um ajuste no Photoshop, mas acho que vai ter que ser foto por foto. E algumas coisas como tons e sombras a câmera não pega mesmo, então não tem ajuste que dê jeito.

Me decepcionei. Se eu soubesse que a câmera fosse tão ruim, mas tão ruim mesmo, não teria comprado.

Moto X4
0QP3EB9.jpg


Moto G60
L1OfXqU.jpg
 
Vou postar uma foto do meu antigo Moto X4 para comparar com a do G60.

A do X4 tem menos definição e fica mais fechada nas árvores, mas os tons são mais equilibrados e vivos, e a câmera pega mais nuances, como sombras nos prédios, etc.

O G60 tem uma resolução melhor, mas fica sem os meio tons, com sombras pouco definidas e tons lavados. Muito mal equilibrado. Estou tentando encontrar um ajuste no Photoshop, mas acho que vai ter que ser foto por foto. E algumas coisas como tons e sombras a câmera não pega mesmo, então não tem ajuste que dê jeito.

Me decepcionei. Se eu soubesse que a câmera fosse tão ruim, mas tão ruim mesmo, não teria comprado.

Moto X4
0QP3EB9.jpg


Moto G60
L1OfXqU.jpg
A foto de baixo é melhor sob todo ponto de vista possível, cara. Não é pouco. É muito superior.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mais uma eternidade sem postar aqui.
Galaxy S20Fe
Tentei tirar também com um Iphone 11 pro max mas estava sem tripé e não consegui diminuir a velocidade do obturador.
Originais e após uma rápida edição no google fotos.






Dicas? Só baixar velocidade e mandar ver?
 
Dicas? Só baixar velocidade e mandar ver?
Como costumo fazer:
Baixar velocidade....geralmente uso 20 segundos...as vezes 30 mas aí já fica um pouco dos rastros das estrelas.
Aumentar ISO, aí vai depender do aparelho. Mas de 800 pra cima.
Tripé(mesmo que improvisado), foco no infinito e temporizador pro aparelho não tremer quando clicar pra tirar a foto.
E o mais importante, estar num local bem escuro...de preferencia longe da cidade e que não seja em época de lua cheia. Essas que postei eu fiz na área rural.
É bom também saber a posição do braço da via lactea, constelações e tal....pra saber pra onde apontar o telefone...hehehe.
Tem outras dicas, mas são mais úteis se for tirar com DSLR.
 
Entre as opções que tenho disponível acredito q seja o com melhor câmera (e Tb os outros fatores como bateria/carregamento /tela) me chamaram atenção.

Opções são
Realme Gt 2 pro
Xiaomi 11t pro
Xiaomi 12x
Poco f4 gt
Xiaomi 12

Tenho o GT 2 PRO e o 12X. Se você tiver buscando um pcte equilibrado, vá de GT 2 PRO.
 
A foto de baixo é melhor sob todo ponto de vista possível, cara. Não é pouco. É muito superior.

Você provavelmente só prestou atenção na resolução. Para quem entende de imagem, a foto de baixo não tem meio tons bons, não tem o mesmo contraste e o céu não é tão profundo. Em fotos onde o sol não está direto na imagem, isso fica claro. Agora se a primeira foto tivesse a mesma resolução da segunda, aí sim. Entende? Isso é sensor ruim ou descalibrado da segunda câmera.

Eu saio na rua e tiro 30 fotos com ele. Chego em casa e aproveito uma ou duas. Isso nunca aconteceu com o meu Moto X4. Tem uma garota que comentou em um review no YuTube dizendo que tirou várias fotos da formatura dela. Chegou em casa e quase chorou com o resultado. Bobeou. Deveria ter testado antes. Mas como todo mundo comenta da 'câmera de 108mp' desse celular, ela acreditou e se deu mal.

A câmera é bem ruimzinha mesmo. A GCAM dá uma melhorada, mas não fica nenhuma brastemp.
 
Não entendo tanto de imagem além do que absorvo de reviews que vejo, mas olhando as 2 e comparando aqui, prefiro as cores e o equilíbrio da 1ª imagem, e na 2ª imagem tem muito mais detalhes e texturas se der crop ou ver em fullsize, mas olhando no tamanho que abriram aqui (43% dos 12mp numa TV 1080p 40") não dá pra visualizar esse detalhamento de forma clara e acaba aparentando melhor em tudo, e no X4 apesar de tudo aparentar bem soft/blurry em full size, no G60 essa textura extra que é mantida é acompanhada de muito ruído em algumas partes e fica bem feinho, upei aqui no imgsli pra facilitar a visualização do que me refiro



As vezes pode ser o pós-processamento mal feito, tem alguns aparelhos que tem resultados MUITO melhores se a pessoa tirar a foto em 108mp e fizer o downscale pra 12mp manualmente, ao invés de deixar o pixel-binning e processamento por conta do aparelho mesmo, exemplo do 11T Pro:

12mp da câmera (108mp, 9:1 pixel-binning/output 12mp)

G0iFGIs.png


108mp > 12mp manual

Y0IGHya.png
 
em alguns aparelhos que tem resultados MUITO melhores se a pessoa tirar a foto em 108mp e fizer o downscale pra 12mp manualmente

O problema é que a foto de 108mp leva um ou dois segundos para ser tirada. É fácil de a foto sair borrada, a não ser que esteja em um tripé. Só a foto padrão que tira na mesma hora.

Esse celular tem o marketing forte nessa câmera, mas, por exemplo, é difícil achar um gimbal que suporte o peso dele, por causa da bateria maior. Nem o DJI OM 5 parece suportar, e é um guimbal de mil reais. Um dos reviews tem um fotógrafo dizendo que testou no iPhone 11, iPhone 12 e no i13 Max, mas o i13 Max, que tem 240g, já dá uma vibrada no gimbal. Ele recomendou as pessoas a não usarem o celular com capa no guimbal para ficar mais leve. O Moto G60 pesa 220g, quase a mesma coisa. Ou seja, não dá para arriscar pagar mil reais em um guimbal e o vídeo ficar vibrando. Porque guimbais mais baratos geralmente tem limite mais baixo de peso.

Para mim, é daqueles celulares que a firma dá para os empregados ficarem batendo perna na rua. Eu comprei achando que ia ter um celular multimida intermediário, com boas fotos e bons vídeos. Me dei mal. Hoje eu fiz uns vídeos com ele e só os da GCAM prestaram. Senti falta do guimbal, aí fui pesquisar e vi que não vou poder usar guimbal com ele.

Enfim, e até hoje eles não fizeram um update de firmware para a câmera para ver se melhora. O próximo será Samsung.
 
Tenho o GT 2 PRO e o 12X. Se você tiver buscando um pcte equilibrado, vá de GT 2 PRO.
Peguei o GT tô curtindo bastante. Alguma dica? Gcam? Já saiu Android 13 pra ele ?
 
Você provavelmente só prestou atenção na resolução. Para quem entende de imagem, a foto de baixo não tem meio tons bons, não tem o mesmo contraste e o céu não é tão profundo. Em fotos onde o sol não está direto na imagem, isso fica claro. Agora se a primeira foto tivesse a mesma resolução da segunda, aí sim. Entende? Isso é sensor ruim ou descalibrado da segunda câmera.

Eu saio na rua e tiro 30 fotos com ele. Chego em casa e aproveito uma ou duas. Isso nunca aconteceu com o meu Moto X4. Tem uma garota que comentou em um review no YuTube dizendo que tirou várias fotos da formatura dela. Chegou em casa e quase chorou com o resultado. Bobeou. Deveria ter testado antes. Mas como todo mundo comenta da 'câmera de 108mp' desse celular, ela acreditou e se deu mal.

A câmera é bem ruimzinha mesmo. A GCAM dá uma melhorada, mas não fica nenhuma brastemp.
Desculpe, mas concordo com o comentário do marcelocruz, a foto do G60 é muito melhor que do X4, tonalidade é questão de gosto, e dá para alterar depois, é o de menos. Não gosto nada de Motorola, se fosse comprar um celular por câmera jamais compraria dessa marca, mas ainda assim o G60 é um dos melhores já lançados pela marca no quesito câmera, câmera não se resume a tonalidade de cor, envolve resolução, nitidez, recursos, etc, etc, etc
Na verdade vc bobeou em comprar um Motorola, já que o foco era câmera, qualquer Samsung ou Iphone é melhor, e até alguns Xiomi
 
tonalidade é questão de gosto, e dá para alterar depois,

Não é tonalidade. É o sensor que está bem descalibrado. Partes da foto não saem direito, e isso é quase impossível de consertar no Photoshop, o que invalida a foto, ou fica uma foto mais ou menos. Um ajuste de firmware poderia resolver, mas...
 
Não é tonalidade. É o sensor que está bem descalibrado. Partes da foto não saem direito, e isso é quase impossível de consertar no Photoshop, o que invalida a foto, ou fica uma foto mais ou menos. Um ajuste de firmware poderia resolver, mas...
Então pode ser defeito dessa unidade
 
Samsung Galaxy S20 FE
*fotos sem nenhuma edição no app nativo

dnRyHeN.jpeg


hssLx2S.jpeg


rR7gaXm.jpeg


sPPtgYa.jpeg


MJNfi8J.jpeg
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo