Não na Ucrânia, pra quem não se importa em criar mais uma conta:
Os valores convertidos foram para aproximadamente 113 e 135 reais, para as edições base e Deluxe, respectivamente, mas isso é por causa da diferença de câmbio desde meu post acima. Em moeda ucraniana, continua tudo igual (e o menor valor entre todos os países em que o jogo está disponível).
É complicado comparar os preços entre jogos de consoles e PC, porque o mercado de consoles tem algumas peculiaridades, como o fato de ainda existir distribuição de cópias físicas para a maioria dos grandes lançamentos.
Isso, por si só, implica gastos extras com a produção das mídias, embalagem, logística (transporte e armazenamento), etc. Em um mercado globalizado, ainda há questões de licenciamento, tarifas de importação e outros tributos, além do Custo Brasil, no caso da nossa querida República das Bananas.
Agora,
não existe absolutamente nada que justifique um jogo digital custar tanto quanto, ou até mais, que um jogo físico. Mas lógica não é exatamente o forte das grandes corporações, e a ganância sempre fala mais alto.
Claro que há algumas exceções. Por exemplo, quando as vendas de jogos digitais começaram a disparar, na geração PS4/Xbone - a primeira com 100% dos lançamentos nas lojas digitais, simultaneamente (
day-and-date) -, as grandes redes de varejo americanas (Gamestop, Walmart, Best Buy) chiaram e exigiram paridade nos preços dos marketplaces digitais (exclusivos de cada fabricante de consoles), alegando, justamente, os gastos adicionais mencionados acima.
O curioso é que, quando as vendas digitais superaram as físicas, e as lojas de tijolo e argamassa (como são chamadas as lojas físicas, em inglês) se viram obrigadas a oferecer descontos cada vez mais agressivos, as fabricantes de console jamais cogitaram a possibilidade de reduzir o preço base em seus marketplaces para algo mais condizente com a realidade digital.
Além disso, algumas empresas, em razão de acordos de exclusividade, também são forçadas a equiparar os preços no PC e outras plataformas. É o caso de
Kena: Bridge of Spirits (exclusivo nos consoles PlayStation) e
F.I.S.T.: Forged In Shadow Torch (também exclusivo para consoles PS e financiado diretamente pela Sony, através de um programa de incentivo à indústria da games chinesa). Ambos foram lançados custando o mesmo, tanto na PlayStation Store, como na Epic Games Store (só saíram bem depois no Steam, graças a
outro acordo de exclusividade).
Em 2022,
98% das vendas no PC foram digitais. Publishers e estúdios independentes podem publicar seus jogos livre e globalmente, em apenas alguns cliques, sem pagar praticamente nada a mais por isso (a Valve só foi cobrar uma taxa de publicação de 100 USD - e que é estornada quando o jogo gera pelo menos 1000 USD em vendas -
em 2017).
Paridade de preços entre PC e consoles, sem um bom motivo para isso, é ganância pura.