Instalei a 55S90D!! Não fiz nenhum configuração ainda, mas já testei algumas coisas e curti, tirando a aplicação da Alexa que trava muito. Alias, achei um pouco lento o sistema operacional da TV, não sei se estou fazendo algo errado, mas vire e mexe da umas pequenas travadas. A cor preta nessa tb é mt doido, parece que está desligada até...hahaha
Vou procurar alguma config de imagem pra tirar o melhor proveito dela.
Testei o gamepass tb, mas foi na rede Wireless. Deu pra jogar Mortal Kombat de boa, modo single player, porei testei outros jogos e minha nossa, a imagem e o som ficam mt zoados boa parte do tempo.
Uma coisa que me incomoda muito na minha C1 alem do brilho ser bem baixo, e que eu não vejo ser mencionado muito é o ABL absurdamente agressivo, ao ponto em que eu estou seriamente considerando ignorar modelos OLED quando for para comprar uma TV nova. Sinceramente para o conteúdo e maneira que eu geralmente uso, eu provavelmente iria em uma LCD decente e maior, em vez de uma OLED menor.
Uma coisa que me incomoda muito na minha C1 alem do brilho ser bem baixo, e que eu não vejo ser mencionado muito é o ABL absurdamente agressivo, ao ponto em que eu estou seriamente considerando ignorar modelos OLED quando for para comprar uma TV nova. Sinceramente para o conteúdo e maneira que eu geralmente uso, eu provavelmente iria em uma LCD decente e maior, em vez de uma OLED menor.
Quando peguei a QN90B de 65 foi um ponto que citei aqui : Não tinha saudade da C1 kkk
A S90C sofre bem menos com o brilho, ouso dizer que não preciso mais do que isso.
Quando peguei a QN90B de 65 foi um ponto que citei aqui : Não tinha saudade da C1 kkk
A S90C sofre bem menos com o brilho, ouso dizer que não preciso mais do que isso.
Eu também teria tido o mesmo pensamento.
Certamente o brilho é bem melhor nas OLEDs mais novas, infelizmente o ABL continua bem agressivo mesmo nas melhores. E possivelmente seria ainda mais visível para mim que na C1, devido a diferença de brilho entre janelas maiores que 25% ser ainda maior.
Eu curto muito o brilho da S90C.
O quarto que jogo ela fica de frente pra uma janela que tem persiana, quando deixo um pouco aberta durante o dia não me incomoda em nada.
Certamente o brilho é bem melhor nas OLEDs mais novas, infelizmente o ABL continua bem agressivo mesmo nas melhores. E possivelmente seria ainda mais visível para mim que na C1, devido a diferença de brilho entre janelas maiores que 25% ser ainda maior.
ABL é realmente bem dependente do conteúdo na tela, então realmente não incomoda muita gente, mas coisas que cobrem a tela inteira com cores claras sofrem demais com isso, e o meu uso involve bastante coisa que isso acontece.
ABL é realmente bem dependente do conteúdo na tela, então realmente não incomoda muita gente, mas coisas que cobrem a tela inteira com cores claras sofrem demais com isso, e o meu uso involve bastante coisa que isso acontece.
Sai 43 QN90B e entra 55S90C, instalada ontem pela noite
Usando como monitor/PC ficou assim, dá pra botar a caixa na mesa de boa ainda, mesa com 150cm de largura, as caixas são as S350DB da Edifier que são bem compactas
Migrei de 21:9 (3840x1600) pra 32:9 (3840x1080) pra ganhar FoV em jogos de teclado+mouse, possivelmente pra monitor ainda mantenho em 21:9 (fica pouco menos que 43" em 16:9) pra ter um pouco mais de espaço vertical mas preciso testar com mais calma, se fosse uma opção eu diria que 48-50" e ter aspects ratios de 27:9, 32:11/32:12 ou algo assim seria melhor, reduziria um pouco a largura pra manter tudo no campo de visão mas teria um FoV significativamente maior que 21:9 e também um espaço vertical um pouquinho maior
Senti uma diferença significativa saindo de 43" mas em poucos minutos mexendo no PC me acostumei de boa, pra uso como monitor fico a 90cm e diria que seria interessante uns 10-15cm a menos de largura no display, masss nada gritante que impossibilite ou atrapalhe de maneira absurda o uso pra mim. Em movimento o blur é praticamente zero e a imagem continua extremamente nítida, na QN90B havia um pouco de motion blur (aqui alguns percebem pouco, outros muito, outros nada, depende bastante) e também black smearing que nunca me incomodou, só percebia o black smearing quando estava navegando e scrollando em algumas páginas específicas, pra ser sincero era mais aqui no fórum com darkmode que dependendo da imagem de perfil da pessoa conseguia notar ao scrollar, e também em imagens/texturas listradas intercalando preto e branco. Estou com o brilho em 20 e peak brightness no alto, dá até pra reduzir um pouco o brilho como monitor, 15 ainda fica bem bom, 10 ainda fica aceitável (um tanto escuro pro meu gosto), abaixo disso fica bem sem graça com as cores sem vida e escurecidas. EDIT: Passado mais de 1mês de uso e boa parte do tempo tô usando o brilho em 10 como monitor, mas as vezes baixo pra 5 ou até 0 consigo usar tranquilamente, fiquei até assustado falando que usava em 20 aqui porque subi pra 20 e quase fiquei cego kkkkkkk, pelo visto é só questão de usar um tempinho e acostumar, mas lembrando que tenho iluminação controlada aqui então isso ajuda bastante
Como TV ficou absurdamente melhor de assistir streaming já que nesse ap ficamos a quase 3m de distância da TV (no outro era 1,8m~) quando ela tá no fundo da mesa, e eu não fico puxando ela pra frente ou pros lados na hora de assistir. Botei Dune ontem (nunca assisti e já vou emendar os 2 kkkk) e achei a qualidade de imagem excelente (duh?), brilho quando a tela toda está bem iluminada fica um bom tanto atrás da QN90B mas quando é apenas um pedaço iluminado ainda dá pra ficar cego fácil, ainda preciso configurar com calma mas eu tinha botado +1 no gamma e +1 no detalhe de sombra por ter achado um tanto escuro em algumas cenas e não quero usar o otimizador de contraste porque dá uma zuada violenta em boa parte das cenas.
Sobre a imagem da 43QN90B vs 55S90C em streaming diria que fica bem próximo, assistindo de frente a QN90B eu praticamente não via blooming mesmo quando usava legendas, assistindo meio de lado o blooming é sim bem perceptível (caso do ap atual, assistindo num ângulo) então teve uma melhora mais por conta de OLED não sofrer com ângulo de visão, o contraste é melhor mas não diria que á uma diferença gritante ou sequer foi tão significativa assim até o momento, mas ainda preciso testar com mais calma, e vai ser um teste mais de memória porque não vou testar as 2 TVs lado a lado pra comparar nos mínimos detalhes também, a QN90B é bem competente e nunca me deixou na mão, mas faltava imersão por conta do tamanho pequeno na distância atual.
Até o momento é isso, devo editar esse post aqui aos poucos conforme for usando EDIT: Adicionar que fiquei bem satisfeito com o som, qualidade significativamente melhor e tem um tiquinho de bass até, fiquei até curioso pra ouvir a S90D que se saiu um pouquinho melhor no Rtings, não é bom o suficiente a ponto de não usar as S350DB obviamente mas é bom o suficiente pra eu não ficar triste de usar ele as vezes por pura preguiça de pegar o controle da caixa de som kkkkk
Sai 43 QN90B e entra 55S90C, instalada ontem pela noite
Migrei de 21:9 (3840x1600) pra 32:9 (3840x1080) pra ganhar FoV em jogos de teclado+mouse, possivelmente pra monitor ainda mantenho em 21:9 (fica pouco menos que 43" em 16:9) pra ter um pouco mais de espaço vertical mas preciso testar com mais calma, se fosse uma opção eu diria que 48-50" e ter aspects ratios de 27:9, 32:11/32:12 ou algo assim seria melhor, reduziria um pouco a largura pra manter tudo no campo de visão mas teria um FoV significativamente maior que 21:9 e também um espaço vertical um pouquinho maior
Senti uma diferença significativa saindo de 43" mas em poucos minutos mexendo no PC me acostumei de boa, pra uso como monitor fico a 90cm e diria que seria interessante uns 10-15cm a menos de largura no display, masss nada gritante que impossibilite ou atrapalhe de maneira absurda o uso pra mim. Em movimento o blur é praticamente zero e a imagem continua extremamente nítida, na QN90B havia um pouco de motion blur (aqui alguns percebem pouco, outros muito, outros nada, depende bastante) e também black smearing que nunca me incomodou, só percebia o black smearing quando estava navegando e scrollando em algumas páginas específicas, pra ser sincero era mais aqui no fórum com darkmode que dependendo da imagem de perfil da pessoa conseguia notar ao scrollar, e também em imagens/texturas listradas intercalando preto e branco. Estou com o brilho em 20 e peak brightness no alto, dá até pra reduzir um pouco o brilho como monitor, 15 ainda fica bem bom, 10 ainda fica aceitável (um tanto escuro pro meu gosto), abaixo disso fica bem sem graça com as cores sem vida e escurecidas.
Como TV ficou absurdamente melhor de assistir streaming já que nesse ap ficamos a quase 3m de distância da TV (no outro era 1,8m~) quando ela tá no fundo da mesa, e eu não fico puxando ela pra frente ou pros lados na hora de assistir. Botei Dune ontem (nunca assisti e já vou emendar os 2 kkkk) e achei a qualidade de imagem excelente (duh?), brilho quando a tela toda está bem iluminada fica um bom tanto atrás da QN90B mas quando é apenas um pedaço iluminado ainda dá pra ficar cego fácil, ainda preciso configurar com calma mas eu tinha botado +1 no gamma e +1 no detalhe de sombra por ter achado um tanto escuro em algumas cenas e não quero usar o otimizador de contraste porque dá uma zuada violenta em boa parte das cenas.
Sobre a imagem da 43QN90B vs 55S90C em streaming diria que fica bem próximo, assistindo de frente a QN90B eu praticamente não via blooming mesmo quando usava legendas, assistindo meio de lado o blooming é sim bem perceptível (caso do ap atual, assistindo num ângulo) então teve uma melhora mais por conta de OLED não sofrer com ângulo de visão, o contraste é melhor mas não diria que á uma diferença gritante ou sequer foi tão significativa assim até o momento, mas ainda preciso testar com mais calma, e vai ser um teste mais de memória porque não vou testar as 2 TVs lado a lado pra comparar nos mínimos detalhes também, a QN90B é bem competente e nunca me deixou na mão, mas faltava imersão por conta do tamanho pequeno na distância atual.
Até o momento é isso, devo editar esse post aqui aos poucos conforme for usando
Se não me engano, quando ocorre o pixel refresh aparece uma tela quando você liga a TV informando sobre o procedimento. Pelo menos é o que ocorre nos monitores. Acredito que a TV siga pelo mesmo caminho. Mas é uma dúvida também que eu tenho, pois como acabei de pegar a S90C, ainda não vi indicação que performou pixel refresh também (e nem daria tempo, não acredito que eu tenha usado a TV tempo suficiente ainda haha).
Se não me engano, quando ocorre o pixel refresh aparece uma tela quando você liga a TV informando sobre o procedimento. Pelo menos é o que ocorre nos monitores. Acredito que a TV siga pelo mesmo caminho. Mas é uma dúvida também que eu tenho, pois como acabei de pegar a S90C, ainda não vi indicação que performou pixel refresh também (e nem daria tempo, não acredito que eu tenha usado a TV tempo suficiente ainda haha).
Eu tenho a minha S90D faz umas 2 semanas e até hoje não vi nada. Por isso a pergunta, tô achando estranho.
E pra piorar, tava acompanhando uma discussão no AVS forum e vi gente relatando que em algumas regiões, a S90D de 55' pode ser painel gen1, o que com vai ferrar com minha paz de espírito.
Aqui deixei no automático, o normal ainda fica ok na maior parte das coisas pelo pouco que testei e dependendo do content fica legal pra dar um pop a mais, agora o nativo pra mim fica MUITO exagerado a saturação/contraste, qualquer verde vira um verde neon radioativo por exemplo, vermelho extremamente forte e exagerado e até cor de pele das pessoas fica num tom estranho, acho que só cogitaria nativo em jogos coloridos mas que não focam em gráficos realistas, tipo um hi-fi rush da vida
Eu tenho a minha S90D faz umas 2 semanas e até hoje não vi nada. Por isso a pergunta, tô achando estranho.
E pra piorar, tava acompanhando uma discussão no AVS forum e vi gente relatando que em algumas regiões, a S90D de 55' pode ser painel gen1, o que com vai ferrar com minha paz de espírito.
Rapaz, fique em paz ! A Samsung mal consegue produzir painel atual, quem dirá de 3 gerações atrás... Em se tratando das Américas todos os painéis parecem ser de segunda geração(S90C), seja pela data de fabricação seja pelas especificações.
Aqui deixei no automático, o normal ainda fica ok na maior parte das coisas pelo pouco que testei e dependendo do content fica legal pra dar um pop a mais, agora o nativo pra mim fica MUITO exagerado a saturação/contraste, qualquer verde vira um verde neon radioativo por exemplo, vermelho extremamente forte e exagerado e até cor de pele das pessoas fica num tom estranho, acho que só cogitaria nativo em jogos coloridos mas que não focam em gráficos realistas, tipo um hi-fi rush da vida
Automático ... Se quiser mais cores aumente as cores propriamente dita, o espaço de cor muda tudo ! Inclusive o balanço de branco, altas e baixas luzes... Aqui eu incremento 5 pontos em cores.
Eu faço isso. Deixo no automático e aumento a cor pra 35, porque gosto de deixar um pouquinho mais presente as cores. Dependendo do jogo, sempre foi uma mexida, mas a média é 35 mesmo.
Li que esse pixel refresh automático ocorre só quando necessário. Mas na verdade, as informações são escassas e um pouco desencontradas. No manual da TV tem absolutamente nada sobre esse refresh automático. Só cita mesmo o refresh manual.
Nunca ativei... Se notar algo estranho na imagem, poderá fazer ... Deixe todas as opções de proteção de tela ativas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Rapaz, fique em paz ! A Samsung mal consegue produzir painel atual, quem dirá de 3 gerações atrás... Em se tratando das Américas todos os painéis parecem ser de segunda geração(S90C), seja pela data de fabricação seja pelas especificações.
Deus te ouça! Espero que seja o caso mesmo, até porque não faz sentido terem reaproveitado tanto painel da S95B, que sequer foi vendida aqui no Brasil.
Eu faço isso. Deixo no automático e aumento a cor pra 35, porque gosto de deixar um pouquinho mais presente as cores. Dependendo do jogo, sempre foi uma mexida, mas a média é 35 mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Li que esse pixel refresh automático ocorre só quando necessário. Mas na verdade, as informações são escassas e um pouco desencontradas. No manual da TV tem absolutamente nada sobre esse refresh automático. Só cita mesmo o refresh manual.
Deus te ouça! Espero que seja o caso mesmo, até porque não faz sentido terem reaproveitado tanto painel da S95B, que sequer foi vendida aqui no Brasil.
Como constatou que é gen2? Foi no menu de serviços e conferiu os valores de ANAPEAK?
Em se tratando de samsung, as informações são sempre obtusas mesmo. :/
Relaxe, jovem ! Mesmo a S95B apresentou problemas de burn-in por conta de software... O próprio Rtings fez uma matéria sobre isso depois de anos de uso. A única diferença é a adição do heavy+ ou deuterio ... A estrutura é a mesma desde a primeira geração e os avanços se deram por algoritmo e uso de dissipadores não por uma mudança profunda no painel.
Queria saber se há como saber se era um artigo de exposição.
Como a TV já estava em fim de stock fica a preocupação. Ainda não abri mas pretendo fazer isso hoje à noite com calma mas queria saber se há algum cuidado adicional para perceber se era um produto de stock ou de exposição.
Obrigado por toda a ajuda que o fórum ofereceu em todas as etapas do processo de compra.
Queria saber se há como saber se era um artigo de exposição.
Como a TV já estava em fim de stock fica a preocupação. Ainda não abri mas pretendo fazer isso hoje à noite com calma mas queria saber se há algum cuidado adicional para perceber se era um produto de stock ou de exposição.
Obrigado por toda a ajuda que o fórum ofereceu em todas as etapas do processo de compra.
OBS. Verifica se todos os plásticos vieram corretamente alinhados, se o controle remoto aparenta estar novo, se há marcas de uso ou sujeira na tela, moldura, algum amassado na lateral ou carcaça.
OBS. Verifica se todos os plásticos vieram corretamente alinhados, se há marcas de uso ou sujeira na tela, moldura, algum amassado na lateral ou carcaça.