[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos onurb666
  • Data de Início Data de Início
Chuto que vai ficar nesse mesmo nível também mas a ventoinha tem specs bem duvidosas, com 2000rpm tão dizendo que bate 82cfm e 4.2mmh2o de pressão, enquanto isso o Phanteks T30 que é o melhor fan 120mm atualmente, focado em pressão e tendo 30mm ao invés de 25mm consegue "só" 67cfm e 3.3mmh2o a 2000rpm, Cougar e Akasa tão fazendo mágica com esses fans :bem:
Mas acho que tem explicação pra esses specs bizonhos. Muitas marcas fazem o teste de CFM num "túnel de vento" que tem o tamanho da abertura da fan, que concentra e mede a performance bruta "em condições ideais". Por isso as vezes não batem com as informações da caixa mas deixam vender, porque tecnicamente "é verdade esse bilete", muito testador independente faz o teste com a ventoinha solta ou em condições parecidas com a de utilização numa case, então acabam não batendo com o que os fabricantes alegam (e isso vale pra ventoinhas mais fracas também, elas na verdade são BEM mais fracas).

Major Hardware é um canal que imprime pás de ventoinhas e encaxa no corpo de Noctua pra fazer tipo uma "disputa de design de ventoinha" entre os viewers dele. É um canal divertido. Antes ele fazia o teste mais simples, comprou decibelímetro, a parafernalha toda e hoje faz o teste mais próximo ao "padrão da indústria".

Mas acho que tem explicação pra esses specs bizonhos. Muitas marcas fazem o teste de CFM num "túnel de vento" que tem o tamanho da abertura da fan, que concentra e mede a performance bruta "em condições ideais". Por isso as vezes não batem com as informações da caixa mas deixam vender, porque tecnicamente "é verdade esse bilete", muito testador independente faz o teste com a ventoinha solta ou em condições parecidas com a de utilização numa case, então acabam não batendo com o que os fabricantes alegam (e isso vale pra ventoinhas mais fracas também, elas na verdade são BEM mais fracas).

Major Hardware é um canal que imprime pás de ventoinhas e encaxa no corpo de Noctua pra fazer tipo uma "disputa de design de ventoinha" entre os viewers dele. É um canal divertido. Antes ele fazia o teste mais simples, comprou decibelímetro, a parafernalha toda e hoje faz o teste mais próximo ao "padrão da indústria".

É bem por aí mesmo, uma pena porque a maioria das pessoas simplesmente vai olhar a spec e acreditar e nem sempre vai entregar o que ela esperava, acho que as fabricantes nem informam como são feitos os testes então vai dar muita discrepância, e tem vários fans que nem se encontra conteúdo assim ainda infelizmente, vejo geralmente testarem os high-end e só praticamente, to esperançoso com os testes do GN mas sabe lá quando vai sair algo :pepe2:

Além de CFM/pressão em túnel de vento seria legal ver os resultados em cases mesh bem abertos, cases com mais restrição, em heatsinks pequenos e também grandes como o Mugen 5/Ninja 5, radiadores, temperaturas em sistemas tanto AMD quanto Intel etc, mas é uma trabalheira do caralho :haha: To ansioso pra ver também os next-gen 140mm da Noctua pra ver se vai ser bão mesmo, e quem sabe a Phanteks não lança um T30 140mm também

É bem por aí mesmo, uma pena porque a maioria das pessoas simplesmente vai olhar a spec e acreditar e nem sempre vai entregar o que ela esperava, acho que as fabricantes nem informam como são feitos os testes então vai dar muita discrepância, e tem vários fans que nem se encontra conteúdo assim ainda infelizmente, vejo geralmente testarem os high-end e só praticamente, to esperançoso com os testes do GN mas sabe lá quando vai sair algo :pepe2:

Além de CFM/pressão em túnel de vento seria legal ver os resultados em cases mesh bem abertos, cases com mais restrição, em heatsinks pequenos e também grandes como o Mugen 5/Ninja 5, radiadores, temperaturas em sistemas tanto AMD quanto Intel etc, mas é uma trabalheira do caralho :haha: To ansioso pra ver também os next-gen 140mm da Noctua pra ver se vai ser bão mesmo, e quem sabe a Phanteks não lança um T30 140mm também
O Linus fez um vídeo não faz muito tempo sobre mesh vs "liso" e porque nem sembre adianta entupir a case de ventoinha. Pra falar sobre os problemas do NZXT H510. Aí entra outros fatores além de simplesmente ter ventoinha boa: design da case, turbulência, curva de fan, tamanho dos componentes... É mais complicado fazer um airflow que preste numa case pequena do que parece.

O Linus fez um vídeo não faz muito tempo sobre mesh vs "liso" e porque nem sembre adianta entupir a case de ventoinha. Pra falar sobre os problemas do NZXT H510. Aí entra outros fatores além de simplesmente ter ventoinha boa: design da case, turbulência, curva de fan, tamanho dos componentes... É mais complicado fazer um airflow que preste numa case pequena do que parece.

Pior que case todo fechado tá mais popular que nunca por causa de estética, e a quantidade de gente que reclama das temperaturas depois não é pouca não kkkkkk, "ah mas eu botei 9 fans então é super refrigerado", aí a pessoa tira o painel frontal/lateral e as temps caem 10-15c :bem:

Geralmente recomendo testar botar mais exhaust do que intake nesses cases, mas até hoje acho que ninguém voltou pra relatar os resultados kkkk, mas é um negócio super complicado mesmo, até nos testes de fans em radiador tem uma discrepância bem grandinha as vezes que é bizarro de ver, pra cases mesh acho que o negócio é botar 2x120/140mm frontal, 1x120mm traseiro e boa pra maioria dos casos, e surpreendentemente o H7 Flow mesmo só com os 2 fans stock 1x120mm frontal e 1x120mm traseiro não se saiu mal comparando com 2x140mm frontal

Pior que case todo fechado tá mais popular que nunca por causa de estética, e a quantidade de gente que reclama das temperaturas depois não é pouca não kkkkkk, "ah mas eu botei 9 fans então é super refrigerado", aí a pessoa tira o painel frontal/lateral e as temps caem 10-15c :bem:

Geralmente recomendo testar botar mais exhaust do que intake nesses cases, mas até hoje acho que ninguém voltou pra relatar os resultados kkkk, mas é um negócio super complicado mesmo, até nos testes de fans em radiador tem uma discrepância bem grandinha as vezes que é bizarro de ver, pra cases mesh acho que o negócio é botar 2x120/140mm frontal, 1x120mm traseiro e boa pra maioria dos casos, e surpreendentemente o H7 Flow mesmo só com os 2 fans stock 1x120mm frontal e 1x120mm traseiro não se saiu mal comparando com 2x140mm frontal
Pois é. No meu caso que a case tem pouco lugar pra deixar o ar quente sair, ter mais um exaust faria sentido, o problema é que não tem onde esconder os cabos que estão sobrando, a tampa lateral é muito estreita (e olha que estou usando dois dos cabos SATA+molex dessa fonte. Mas qualquer dia com paciência vou testar botar mais um exaustor na parte de baixo, do lado da fonte pra ver se ajuda em alguma coisa. Até lá, as temperaturas não estão ruins. RTX 3060 66~68ºC em full load e a CPU 68~71ºC dependendo se o dia está quente (meu quarto é um forno). Se o verão vier com ódio estou pensando é em deixar a janela do gabinete aberta.

Aqui uso o Fan Control pra controlar fans do case e CPU e gosto bastante, várias opções de configuração, e como disseram caso venha a trocar pelo 400 v2 deve dar uma queda de 10-15c dependendo do cenário e com menos ruído, mas de qualquer forma as temps aí estão tranquilas ainda

Acabei comprando, achei o preço bem em conta e caso eu faça algum upgrade futuro (provavelmente um 5600, ou 5600x) poderei utilizar o mesmo, vou testar esse aplicativo, os do gabinete estão ligados direto na na fonte, acredito que estejam no máximo... Eu queria mesmo era controlar a do processador, pra ver se conseguia melhorar...

Oi pessoal, tenho uma MOBO X570 TUF GAMING e vendo as configurações de FAN, percebo que a conexão CPU_FAN é exibida como principal. Porém, está montado da seguinte forma:

AIO_PUMP -> Bomba WaterCooler
CPU_OPT -> conexão das três fans do WaterCooler
CHA_FAN1 -> Ventoinha traseira
CHA_FAN2 -> Ventoinha (1) da frente gabinete
CHA_FAN3 -> sem uso
*as outras 2 ventoinhas da frente do gabinete estão conectadas num molex direto da fonte

Duvida:
alguma dessas conexões devem ser colocadas na CPU_FAN?

Oi pessoal, tenho uma MOBO X570 TUF GAMING e vendo as configurações de FAN, percebo que a conexão CPU_FAN é exibida como principal. Porém, está montado da seguinte forma:

AIO_PUMP -> Bomba WaterCooler
CPU_OPT -> conexão das três fans do WaterCooler
CHA_FAN1 -> Ventoinha traseira
CHA_FAN2 -> Ventoinha (1) da frente gabinete
CHA_FAN3 -> sem uso
*as outras 2 ventoinhas da frente do gabinete estão conectadas num molex direto da fonte

Duvida:
alguma dessas conexões devem ser colocadas na CPU_FAN?

As ventoinhas do WC, não!?

Esse CPU OPT, deve ser de opcional.

Então, segui o manual do WC. Mas realmente fiquei com essa duvida. O correto é trocar o as FANS do WC, do CPU_OPT para o CPU_FAN?

No final das contas não vai mudar em nada, mas no caso a bios fica alertando que não detectou as fans do processador ?

CPU_FAN fica como N/A
mas o restante é exibido.

Inclusive, no momento de instalar o Windows, eu tive de alterar na BIOS para ignorar o CPU FAN ERROR

Mudar causaria algum esforço grande ? Se não, muda ativa a opção e pronto.

Boa noite povo lindo

na página anterior eu tava pedindo ajuda com o 5900x batendo 90°C muito rápido.
Resolvi o problema e vim deixar aqui registrado o que eu fiz, pode ajudar alguém...

Duas coisas:
  • A primeira, bem básica. Pasta térmica. Apliquei a pasta duas vezes pra ver se não era esse o problema. Sempre um grão de feijão no centro, mas acho que na hora de apertar o cooler eu estava apertando de forma não uniforme e a pasta se espalhava toda pra um lado só. Resolvi usando espátula pra espalhar eu mesmo em toda a Die da CPU e acredito que agora ficou uniforme.
  • A segunda coisa foi trocar a antiga placa mãe (B350 tomahawk fraquinha, nitidamente não serve pra um 5900x) pela nova mais parruda. Não entendo muito bem o motivo disso influenciar na temperatura da CPU, mas não acho que só a mudança na pasta térmica tenha influenciado tanto.
Agora bate no max 70°C e em idle fica abaixo de 40°C, sem precisar mexer em nada.

Thermalright apresenta cooler para CPU Phantom Spirit 120 SE.

A Thermalright apresentou hoje o cooler premium para CPU tipo ar Phantom Spirit 120 SE. O cooler apresenta um design de pilha dupla (tipo D). Sete heatpipes de cobre niquelado de 6 mm de espessura fazem contato indireto com a CPU através de uma base de cobre niquelado C1100 com acabamento espelhado, passando por duas pilhas de aletas de alumínio. Estão incluídas duas ventoinhas de 120 mm, que podem ser instaladas de modo que uma delas empurre ar fresco através da primeira pilha de aletas, enquanto a segunda atua como um transportador e está localizada entre as duas pilhas de aletas (disposição típica de resfriador tipo D ).

Cada um dos dois ventiladores TL-C12B V2 incluídos recebe entrada PWM de 4 pinos, gira a velocidades de até 1.500 RPM, empurrando até 66,17 CFM de fluxo de ar, a 1,53 mm H₂O de pressão estática e uma saída de ruído máximo de 25,6 dBA . Os ventiladores apresentam rolamentos dinâmicos de fluidos. Com as ventoinhas instaladas, o Thermalright Phantom Spirit 120 SE mede 130 mm x 125 mm x 154 mm (CxLxA), pesando 1,03 kg. Entre os tipos de soquete de CPU suportados estão LGA1700, AM5, AM4 e LGA1200. A empresa não revelou preços.

mixZegi.jpg

kooFTVm.jpg

oMfl0y3.jpg

OSSopRR.jpg

Zjfxr5y.jpg

galera, bom dia!

Como hoje é a black fraude, to querendo mudar de Air Cooler, pois tenho o box da AMD. Eu atualmente tenho um Ryzen 7 2700 mas estou querendo migrar para um Ryzen 5 5600 logo logo. TTo entre o GAMMAX 400 V2 e o HYPER H412R. Qual vocês acham que é a melhor opção? Vi que o HYPER H412R utiliza uma ventoinha um pouco menor, porém eu acho q ele seria mais facil de encaixar no meu gabinete, que é um GALAX NEBULOSA, mas a questão é: será q ele é potente, mesmo tendo a ventoinha reduzida ou seria melhor partir pro gammax 400 v2

GAMMAX 400V2 OU HYPER H412R?

boa tarde, pessoal!

ontem consegui boletar um Montech Air Cooler 210 na terabyte por R$ 109, essa é a melhor opção possível nessa faixa de preço ou tem outro que vale a pena dar uma olhada?

Amigos, quanto maior o CFM melhor?

Alguém tem o Aigo Ellsworth s11 Pro ou
PCYs KZ X ou
Gamdias Boreas E1 410?

quem tiver me fala o que achou pf to querendo um deles

Amigos, quanto maior o CFM melhor?
A princípio sim, mas não dá pra confiar 100% em spec de fabricante também porque não é padronizado a metodologia de testes, tem fan por aí que parece prometer 2x mais do que entrega de fato

Alguém tem o Aigo Ellsworth s11 Pro ou
PCYs KZ X ou
Gamdias Boreas E1 410?

quem tiver me fala o que achou pf to querendo um deles
Acho difícil encontrar alguém que tenha os modelos em específico, mas devem ser bem similares, no geral AC single-tower assim não tem uma discrepância muito grande entre um e outro

Essa loja WAZ é confiável? Já ouvi falar dela antes mas parece desatualizada nas redes sociais.
Sim, loja confiável

ontem consegui boletar um Montech Air Cooler 210 na terabyte por R$ 109, essa é a melhor opção possível nessa faixa de preço ou tem outro que vale a pena dar uma olhada?
Não conhecia o modelo em específico mas se curtiu o design pode ir nele, creio que não dê muita diferença pro Gammaxx 400 v2 que é o mais recomendado na faixa dos 100~, infelizmente não dá pra estimar muita coisa apenas pelas specs mas esses ACs 120mm tendem a ficar próximos em desempenho um do outro

boa tarde, pessoal!

Tem o v2 pouco mais barato e vai ter o mesmo desempenho!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa loja WAZ é confiável? Já ouvi falar dela antes mas parece desatualizada nas redes sociais.
É confiável porém os produtos são muito caros!

Fala pessoal, comprei um ryzen 5600x nessa black friday, e queria saber qual air cooler vcs recomendam? tem o gammaxx 400 por 100r$ ou o fuma 2 por 500r$, o gammax da conta do recado ou é melhor comprar o fuma 2 msm, falam bem dele ne... mas se vcs souberem de outra opcao tb, meu limite eh ate 500 r$.

E outra duvida, esses coolers cabem na minha placa mae, Asrock 450 Pro 4? to com medo do cooler encostar nas minhas memorias ou placa de video.

Obrigado

Fala pessoal, comprei um ryzen 5600x nessa black friday, e queria saber qual air cooler vcs recomendam? tem o gammaxx 400 por 100r$ ou o fuma 2 por 500r$, o gammax da conta do recado ou é melhor comprar o fuma 2 msm, falam bem dele ne... mas se vcs souberem de outra opcao tb, meu limite eh ate 500 r$.

E outra duvida, esses coolers cabem na minha placa mae, Asrock 450 Pro 4? to com medo do cooler encostar nas minhas memorias ou placa de video.

Obrigado
O gammaxx ja da conta tranquilamente do seu processador mas caso quiser investir um pouco mais tem o ak400 com excelente performance e bonito!

Obrigado
Vc tem que se preocupar é se cabe no seu gabinete
Esses aircoolers costumam ser altos

Alguém quer ajudar com conhecimento, sabedoria e pitacos? :D
Air cooler e Water cooler de mesmo valor, mas para um gabinete pequeno, NZXT H200 e processador 5700x, aceito sugestões, gostaria de algo que alem de funcional agregue um pouco esteticamente também ;)
ou

Users who are viewing this thread

Voltar