[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos onurb666
  • Data de Início Data de Início
Um vídeo bem esclarecedor sobre aircoolers / hidrocoolers nos processadores mais novos

Ele faz um comparativo legal entre NH-D15, PA12SE, H150I
Mostrando que as vezes você só compra mesmo pela "Beleza" e firulas a mais

Exatamente, hoje em dia se fosse investir certamente seria no AC, pegaria apenas um WC pela beleza e estética!

Exatamente, hoje em dia se fosse investir certamente seria no AC, pegaria apenas um WC pela beleza e estética!
Isso ai!!
Hoje em dia eu só uso
Poisé, muitas vezes mesmo o AG400 já segura o tranco pra 99% dos casos aqui, mas aí tem que levar em conta a temp ambiente e o gabinete (que as vezes esquenta uns 5-20c extra) e que "segurar" é sempre relativo, tem gente que não gosta de ver passar de 60c ou 70c ou 80c mas é subjetivo, até 90-95c na AMD e 95-100c na Intel tá segurando tecnicamente mesmo que não seja da forma que a pessoa quer, e as vezes a temperatura que a pessoa se sente confortável não é realista sem fazer undervolt, trocar gabinete, reduzir temp ambiente pra <20c ou botar um WC 360mm com 3 Phanteks T30 rodando a 3000rpm, densidade térmica tá cada vez mais alta e chega num ponto que só o cooler não tem como fazer milagre

E é sempre legal ver os testes como tem diferença dependendo da CPU utilizada e potência dissipada, apesar que quando as pessoas assistem alguns reviews ficam confusos porque em review X um cooler ganha e em review Y outro cooler ganha e fica essa indecisão pra muitos, negócio é que nem sempre o cooler ter 4 vs 6/7 heatpipes ou o dobro do tamanho/peso e 2 fans faz diferença
z5e5sqx.png

Vi esse vídeo esses dias com resultados bem interessantes e as considerações dele sobre o alinhamento dos heatpipes com o die da CPU debaixo do IHS

Exatamente isso ai que você falou, eu ligava muito para temperatura e investia em WC caro também pela estética
Mas enjoei tanto da parada com os problemas que meu galahad tinha que encheu o saco e peguei esse PA120 e não me arrependo nada.
Exatamente a mesma performance, as vezes 1-2 graus a mais que o galahad em load
Mas po, um cooler de 230 reais para um WC de 700-800 reais ter 2-5 graus de diferença chega a ser gritante o valor pago nesses WCS para não ter muito mais performance ainda mais dependendo da localidade que o cara mora e temperatura dentro do gabinete

Exatamente isso ai que você falou, eu ligava muito para temperatura e investia em WC caro também pela estética
Mas enjoei tanto da parada com os problemas que meu galahad tinha que encheu o saco e peguei esse PA120 e não me arrependo nada.
Exatamente a mesma performance, as vezes 1-2 graus a mais que o galahad em load
Mas po, um cooler de 230 reais para um WC de 700-800 reais ter 2-5 graus de diferença chega a ser gritante o valor pago nesses WCS para não ter muito mais performance ainda mais dependendo da localidade que o cara mora e temperatura dentro do gabinete
Aqui nunca liguei pra estética, até porque a parte dos componentes fica virado pra parede e GPU sempre pego o modelo melhor CxB da época já que o desempenho vai ser o mesmo então nunca combina nada kkkkk, mas AC dá uma paz de espírito de saber que nunca vai dar pau e se estragar um dia o fan dá pra tirar um do gabinete mesmo (ou algum guardado) e boa, fora o preço mais em conta

Pessoalmente só costumo recomendar WC se a pessoa precisar de fato mesmo que são os casos mais extremos, e as vezes vai precisar usar rpm alto nos fans e aturar o ruído ou gastar mais ainda em upgrade de fans e a brincadeira sai cara, ou dá pra simplesmente fazer um UV e aceitar perder um tiquinho de performance as vezes e rodar tranquilo num AC barato sem dor de cabeça, mas sei que a estética do WC conta demais pra muitos, por sorte tem AC excelente por 120~ reais e outros um nível acima por 250-550 que pra maioria das pessoas que vejo aqui nem vale a pena gastar, as vezes a pessoa gasta 300 conto a mais pra reduzir <5c, acho melhor guardar a grana pra outra coisa e aprender a tolerar a temp um pouco mais alta já que a CPU vai rodar praticamente igual

Aqui nunca liguei pra estética, até porque a parte dos componentes fica virado pra parede e GPU sempre pego o modelo melhor CxB da época já que o desempenho vai ser o mesmo então nunca combina nada kkkkk, mas AC dá uma paz de espírito de saber que nunca vai dar pau e se estragar um dia o fan dá pra tirar um do gabinete mesmo (ou algum guardado) e boa, fora o preço mais em conta

Pessoalmente só costumo recomendar WC se a pessoa precisar de fato mesmo que são os casos mais extremos, e as vezes vai precisar usar rpm alto nos fans e aturar o ruído ou gastar mais ainda em upgrade de fans e a brincadeira sai cara, ou dá pra simplesmente fazer um UV e aceitar perder um tiquinho de performance as vezes e rodar tranquilo num AC barato sem dor de cabeça, mas sei que a estética do WC conta demais pra muitos, por sorte tem AC excelente por 120~ reais e outros um nível acima por 250-550 que pra maioria das pessoas que vejo aqui nem vale a pena gastar, as vezes a pessoa gasta 300 conto a mais pra reduzir <5c, acho melhor guardar a grana pra outra coisa e aprender a tolerar a temp um pouco mais alta já que a CPU vai rodar praticamente igual
Exatamente, hoje eu ja acho a estética dos AC bem bonitos

Esse AK620 acho a coisa mais linda do mundo, o D15 chromax black também!
Peguei esse PA120 se pra testar e acabei ficando com ele, assim que aparecer o AK620 num preço decente: 350-250, eu pego e vendo o pa120

Pessoal tenho atualmente tenho um i5 9600K, rodando em um Deepcool Gammmaxx L240T blue 240mm, porém esses ultimos dias ele ta apresentando umas zoadas e quero trocar, mas não quero pegar mais WC, estou de olho nesse, poderiam me dizer se é bom, ou me indicar outros

https://www.kabum.com.br/produto/38...-t120-120mm-rgb-intel-e-amd-preto-rc-tr120-b1
Não vale o que custa, se quiser melhor CxB vai de AK400/AG400, tenho essa lista com várias lojas e várias versões (preto, branco, RGB, ARGB etc), uma alternativa um tiquinho mais barata seria o Gammaxx 400 v2 (mas LED fixo azul ou vermelho)

AG400 Plus ( R-AG400-BKNNMD-G )
Guerra Digital
FGTec
Pichau
PlayerID

StudioPC

AG400 ARGB ( R-AG400-BKANMC-G-1 )
FGTec
Guerra Digital
Pichau

StudioPC

AG400 LED ( R-AG400-BKLNMC-G-1)
Aeroluz
FGTec
Gkinfostore
Guerra Digital

Terabyte

AG400 ( R-AG400-BKNNMN-G-1 )
Aeroluz
Gkinfostore
Guerra Digital

Terabyte

AK400 ( AK400-BKNNMN-G-1 )
Aeroluz
Guerra Digital
FGTec
Pichau
PlayerID
Terabyte

AK400 Zero Dark ( R-AK400-BKNNMN-G-2 )
FGTec
Guerra Digital
Pichau
PlayerID

AK400 White ( R-AK400-WHNNMN-G-1 )
Aeroluz
FGTec
Guerra Digital
Pichau
PlayerID
Terabyte

depois de muito pesquisar eu tenho em mente que air cooler nao deve ter fan de 90mm e esse tem 2 - deve ser um barulho infernal
e segundo nao deve ter modo de fixacao por pressao como esse dai.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

em tempo, alguem comprou aquele water 240mm da pichau de 199 reais?? quase pegando um

Esteticamente pode parecer simples um AG400/AK400 mas a performance deles vai bater praticamente qualquer opção alternativa até uns 300-400 reais (de Air Cooler) e mesmo esses mais caros não fazem sentido sempre, mesmo que esse aí tenha 6 heatpipes e 2 torres é um AC de 92mm, eu acho bem mais sensato ir numa opção testada por muita gente no mundo todo e tida como a melhor/uma das melhores opções do que arriscar num que pareça melhor

Nos testes práticos nunca vi algum bater os "tried and true", diria que um AC 120mm (de preferência bons modelos) é o mínimo que as pessoas devem buscar porque a eficiência é muito alta e o preço não é alto (100-150 reais), AC 92mm (ou Low-Profile) só se de fato não couber um 120mm no gabinete, fora a questão de durabilidade e garantia que esses alternativos vão ficar atrás também

Qual CPU vai usar ?

O i7-2700K da assinatura. Infelizmente, precisei fazer rolo no Hyper TX3 EVO com um parente, e fiquei com o cooler box no i7-3770, que agora bate 90 graus.

O cooler novo pretendo usar para o i7-2700K, e vou passar o Contac 21 para o segundo.

Não sei o quão bom é o DeepCool AK400 (entendi a questão dos 120mm), mas não me aparenta ser um grande upgrade em relação ao que tinha.

A ideia seria fazer overclock no i7-2700K (está segurando demais a placa de vídeo), mas não sei se com um cooler nessa faixa de preço conseguiria.

O i7-2700K da assinatura. Infelizmente, precisei fazer rolo no Hyper TX3 EVO com um parente, e fiquei com o cooler box no i7-3770, que agora bate 90 graus.

O cooler novo pretendo usar para o i7-2700K, e vou passar o Contac 21 para o segundo.

Não sei o quão bom é o DeepCool AK400 (entendi a questão dos 120mm), mas não me aparenta ser um grande upgrade em relação ao que tinha.

A ideia seria fazer overclock no i7-2700K (está segurando demais a placa de vídeo), mas não sei se com um cooler nessa faixa de preço conseguiria.
Pode ir tranquilo se tiver espaço que o AK400/AG400 vão bater o TX3 evo (que temp ficava?) e esse cooler do Shoppee tranquilamente, acima deles só se pegasse um AG620, AS500 Plus, Fuma2, PA120 (no Ali), Assassin III etc mas não sei se compensaria gastar tanto a mais (300-600) assim nesse caso, e depende muito do OC também, não sei como se comporta o 2700k em temps/watts mas nos CPUs atuais tem gente dissipando na faixa de 200w em CPUs 12/13th gen Intel, vai depender também do gabinete/airflow, temp ambiente e pasta térmica

Pode ir no Ak400 que vai dar conta do seu 2700k mesmo fazendo overclock nele.

Pode ir no Ak400 que vai dar conta do seu 2700k mesmo fazendo overclock nele.

Será? Ele passa facilmente dos 90 graus no Prime95 em stock, usando o Thermaltake Contac 21. Se fizesse overclock, faleceria em minutos.

Como o DeepCool pode ser mais eficiente tendo menos heatpipes, de alumínio, e não cobre?

Estou analisando várias possibilidades entre air cooler e water cooler, mas upgrade no processador por ora sem chance.

Será? Ele passa facilmente dos 90 graus no Prime95 em stock, usando o Thermaltake Contac 21. Se fizesse overclock, faleceria em minutos.

Como o DeepCool pode ser mais eficiente tendo menos heatpipes, de alumínio, e não cobre?

Estou analisando várias possibilidades entre air cooler e water cooler, mas upgrade no processador por ora sem chance.
Quantos watts dissipados em stock? Qual gabinete e setup de fans? Qual temperatura ambiente?

Só ser cobre direto ou nickel-plated não diz tudo, senão todo cooler de 6-7 heatpipes bateria qualquer cooler de 4 heatpipes, e provavelmente se veriam menos baseplates nickel-plated, provavelmente é uma camada tão ridiculamente fina que apesar da condutibilidade menor não vai chegar a afetar em nada, e possivelmente uma superfície um pouco mais lisa dá uma ajudada em alguma possível perda de condutibilidade

Seria mais eficiente por ser 120mm, e uma torre maior/mais pesada tem mais massa pra absorver mais calor quando um AC de 92mm saturaria mais rápido, assim como eles tem fans mais fracos, considere que não dá pra confiar 100% em spec de fabricante (ainda mais se comparar marcas diferentes) e que se fosse tão simples quanto olhar por fora a maioria dos coolers teria performance idêntica e na prática não é bem assim

Tem também o AG500 com 5 heatpipes e um pouco mais de massa que o AG400/AK400 que é uma boa opção também mas tá meio sumido de estoque e só achei a versão ARGB nessa loja no momento, mas acima dele pra AC basicamente seriam os citados acima (AG620 por 396, PA120 por 270~)

Caso não achar ele tem o AG500 como o amigo mencionou que vai dar conta também, tu não vai usar o Prime95 direto e sinceramente nem deve usar esse programa, só desgrada o processador, uma boa ferramente pra testar estabilidade seria cinebench, 3dmark firestrike teste CPU e principalmente em jogos!

Quantos watts dissipados em stock? Qual gabinete e setup de fans? Qual temperatura ambiente?

Só ser cobre direto ou nickel-plated não diz tudo, senão todo cooler de 6-7 heatpipes bateria qualquer cooler de 4 heatpipes, e provavelmente se veriam menos baseplates nickel-plated, provavelmente é uma camada tão ridiculamente fina que apesar da condutibilidade menor não vai chegar a afetar em nada, e possivelmente uma superfície um pouco mais lisa dá uma ajudada em alguma possível perda de condutibilidade

Seria mais eficiente por ser 120mm, e uma torre maior/mais pesada tem mais massa pra absorver mais calor quando um AC de 92mm saturaria mais rápido, assim como eles tem fans mais fracos, considere que não dá pra confiar 100% em spec de fabricante (ainda mais se comparar marcas diferentes) e que se fosse tão simples quanto olhar por fora a maioria dos coolers teria performance idêntica e na prática não é bem assim

Tem também o AG500 com 5 heatpipes e um pouco mais de massa que o AG400/AK400 que é uma boa opção também mas tá meio sumido de estoque e só achei a versão ARGB nessa loja no momento, mas acima dele pra AC basicamente seriam os citados acima (AG620 por 396, PA120 por 270~)

Quero aproveitar os cupons na Shopee e encontrei lá o DeepCool AG400.

Li alguns comentários dizendo que o AG400 é uma versão melhorada do AK400, enquanto outros dizem que é uma versão capada.

Desencanei do GMRGB porque tenho a impressão de que não caberia no meu gabinete, independentemente do ângulo.

Não sei dizer quantos watts dissipados em stock, mas o gabinete é o Thermaltake Commander MS-I (está comigo desde 2012 lol), e tem três fans (genéricas).

Temperatura ambiente diria que em torno dos 25 graus, mas depende muito do dia.

Interessantemente, eu não noto muita diferença entre o Thermaltake Contac 21 e o cooler box da Intel. Fazendo o mesmo teste, a diferença é de 10 graus em média.

Última edição:
Pessoal, estou trocar as peças do meu PC, vou pegar um 13600k, como a região na onde moro é meio quente, qual AC vcs indicam? Não ligo pra RGB, não vou fazer over, mas vou usar muito para render.

Pessoal, estou trocar as peças do meu PC, vou pegar um 13600k, como a região na onde moro é meio quente, qual AC vcs indicam? Não ligo pra RGB, não vou fazer over, mas vou usar muito para render.
Tem o ak500 que tem corpo bem robusto e deve resfriar bem o seu 13600k mas vale lembrar que um bom sistema de refrigeração no gabinete ajuda bastante!

Li alguns comentários dizendo que o AG400 é uma versão melhorada do AK400, enquanto outros dizem que é uma versão capada.
AG400 tem fan um pouco melhor (2000rpm vs 1850 do AK) mas é basicamente a mesma coisa na prática, AK é mais por estética por ter o heatsink cover (mesma coisa pra AG/AK620), o AG costuma ser um pouco mais barato

Interessantemente, eu não noto muita diferença entre o Thermaltake Contac 21 e o cooler box da Intel. Fazendo o mesmo teste, a diferença é de 10 graus em média.
Um AC 120mm (ainda mais um modelo atual) deve dar uma diferença considerável a mais mas é difícil achar algum caso parecido usando 2600k/2700k por exemplo pra estimar, geralmente só vê teste em CPUs mais recentes, e possivelmente o gabiente está dando uma esquentada extra nos componentes também

Tinha postado no tópico dos Ryzen, mas acho que aqui seria melhor, montei no meu gabinete NZXT H510 o novo kit com o Ryzen 5 7600 e um air cooler NZXT T120, notei que em repouso ou tarefas normais fica em torno de 40 a 45°C, nos jogos não testei porque ainda não tenho a placa de vídeo, mas rodei um bench (Cinebench e CPU-Z) e chegou a 80°C, minha pergunta é, tá normal essa temperatura pra essa geração de processadores? O air cooler será que dá conta ou teria que pegar um melhor?

Eu ganhei esse NZXT T120, mas queria um Deepcool AK400, acham que daria uma melhorada nas temperaturas?

Tinha postado no tópico dos Ryzen, mas acho que aqui seria melhor, montei no meu gabinete NZXT H510 o novo kit com o Ryzen 5 7600 e um air cooler NZXT T120, notei que em repouso ou tarefas normais fica em torno de 40 a 45°C, nos jogos não testei porque ainda não tenho a placa de vídeo, mas rodei um bench (Cinebench e CPU-Z) e chegou a 80°C, minha pergunta é, tá normal essa temperatura pra essa geração de processadores? O air cooler será que dá conta ou teria que pegar um melhor?

Eu ganhei esse NZXT T120, mas queria um Deepcool AK400, acham que daria uma melhorada nas temperaturas?
80°C é totalmente normal ainda mais no cinebench que puxa bem o CPU, colocando o ak400 deve ganhar temperaturas mais baixas em jogos.

O 13600k é muito esquentado. Com as voltagens padrões de fabrica, o AK620 passa de 100°C fácil. Pra resolver, só fazendo undervolt no 13600K.

Users who are viewing this thread

Voltar