[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

galera, qual o "segredo" pra ter um PC silencioso?
comprei e instalei 6x aigo ar12 pro, mas em stock fica bem barulhento
acabei deixando na rotação mínima pela bios da placa mãe e está aceitável
Quanto menor a quantidade de fans melhor, então focar sempre em qualidade ao invés de quantidade, e dependendo do setup adicionar mais nem faz diferença, as vezes a pessoa vai de 3 pra 9 fans e nem tem ganho de fato em temperatura mas o ruído vai subir (ainda que talvez consiga usar rpm menor), mas isso depende do gabinete/setup e só testando na prática mesmo pra dizer com precisão, e algumas pessoas não gostam de fan com rolamento ball/dual-ball que tem um ruído característico, tenho 1 fan desses no meu gabinete e nem percebo mas novamente, se fossem vários talvez fosse chato, assim como distância da pessoa pro gabinete também vai afetar isso

fans com cfm menor são mais quietas? ou isso não tem nada a ver?
Não necessariamente mas a tendência é que sim, vai depender do rolamento e qualidade do fan/design dele em si (que não dá pra dizer apenas visualmente), alguns tem ruído mais agudo, outros mais grave etc que também só testando pra saber, e infelizmente não dá pra confiar 100% em spec de fabricante porque não existe uma metodologia padrão de teste
 
Quanto menor a quantidade de fans melhor, então focar sempre em qualidade ao invés de quantidade, e dependendo do setup adicionar mais nem faz diferença, as vezes a pessoa vai de 3 pra 9 fans e nem tem ganho de fato em temperatura mas o ruído vai subir (ainda que talvez consiga usar rpm menor), mas isso depende do gabinete/setup e só testando na prática mesmo pra dizer com precisão, e algumas pessoas não gostam de fan com rolamento ball/dual-ball que tem um ruído característico, tenho 1 fan desses no meu gabinete e nem percebo mas novamente, se fossem vários talvez fosse chato, assim como distância da pessoa pro gabinete também vai afetar isso


Não necessariamente mas a tendência é que sim, vai depender do rolamento e qualidade do fan/design dele em si (que não dá pra dizer apenas visualmente), alguns tem ruído mais agudo, outros mais grave etc que também só testando pra saber, e infelizmente não dá pra confiar 100% em spec de fabricante porque não existe uma metodologia padrão de teste

Entendi, valeu pela resposta!!!
No caso, eu liguei as fans em "série", no qual uma é a principal que liga na placa mãe e as outras ligam nas próprias fans
Você acha que isso seria um motivo pras fans ficarem mais aceleradas?
Ou seria melhor comprar um hub pra elas ou coisa assim, tipo esse:

D_NQ_NP_2X_770790-MLB50791292785_072022-F.webp
 
Entendi, valeu pela resposta!!!
No caso, eu liguei as fans em "série", no qual uma é a principal que liga na placa mãe e as outras ligam nas próprias fans
Você acha que isso seria um motivo pras fans ficarem mais aceleradas?
A princípio não, imagino que talvez elas compartilhem o mesmo sinal PWM e se uma fica a 30% todas ficam a 30% e por aí vai, só testando em software e vendo qual RPM exato elas tão e ir alterando manualmente pra ver o que acontece, creio que consiga controlar sem problemas pelo Fan Control, comprar outro hub/controlador aí só se quiser controlar as de um lugar específico sem afetar as outras
 
A princípio não, imagino que talvez elas compartilhem o mesmo sinal PWM e se uma fica a 30% todas ficam a 30% e por aí vai, só testando em software e vendo qual RPM exato elas tão e ir alterando manualmente pra ver o que acontece, creio que consiga controlar sem problemas pelo Fan Control, comprar outro hub/controlador aí só se quiser controlar as de um lugar específico sem afetar as outras

consigo controlar pelo fan control sim
só não faço ideia de uma boa config
 
Olá pessoal, estou querendo indicações sobre fans para gabinete, acima da psu no gabinete lancool III white, estou entre dois

Scythe:

Lian li:
 
Senhores, boa noite, comprei 1 gabinete novo recentemente, junto a ele comprei também 3 fans + controladora num kit promocional, acontece que a controladora é 6 pin, e o cooler que veio no gabinete é 3 pin, posso ligar esse cooler de 3 pin normalmente na controladora 6 pin? no caso vao ficar 3 pin sobrando, tem algum problema?
 
Bom dia! @insanee420, amigos do fórum, vcs que já mexem com o fan control há mais tempo do que eu, queria pedir ajuda em algo, quero criar dois perfis específicos nele.

Ainda tenho dúvidas sobre configurar as curvas no FC, é tanta opção que fico sem saber o que adicionar.

O 1° perfil seria para uso cotidiano, tipo navegando na internet, assistindo vídeo, ouvindo músicas, criando e editando textos e etc, uso leve da máquina.

Já o outro perfil seria para situações mais agressivas, como jogos, benchmarks e etc. Assim sempre que eu precisasse utilizar alguma das situações, bastaria ir no fan control e selecionar o perfil desejado.

No segundo perfil é onde tenho mais dúvidas, pois queria que as fans do gabinete aumentem suas rotações de acordo com o alto consumo/ temperatura da vga.

Se deixo a placa mãe gerenciando não dá certo, pois mesmo a vga pegando 70~80°, vejo no hwinfo que as fans frontais muitas das vezes sequer chega a 60°, pois na BIOS não dá pra escolher o sensor da gpu, se fosse possível seria excelente, mas o máximo que dá é selecionar o sensor mais quente do vrm, que mesmo assim passa é longe da alta temperatura da vga.

É aqui que o fan control me ajudaria, pois poderia criar um perfil, onde eu usaria o sensor da rtx 2060 nas fans frontais, aí quando eu fosse jogar ou algo do tipo, elas jogariam mais ar frio dentro do gabinete, aumentando suas rotações de acordo com a temperatura da vga.

Vcs poderiam me ajudar nessa dúvida? Algo que fiz e até deu uma leve melhorada foi fazer um uv na 2060, reduzi a voltagem dela para 0.875v e setei o click dela fixo em 1800mhz. Melhorou um pouco, principalmente o consumo, mas estou notando pequenas instabilidades nós jogos que comecei a testar ontem.

Vou modificar um pouco esse uv, irei subir para 0.925v e 1935mhz, vejo que essa configuração é a melhor para a 2060, mas preciso configurar direito as fans no gabinete, para ajudar a vga quando ela precisar de resfriamento extra.

Estava usando até dois dias atrás pressão positiva, pois para uso leve estava excelente, mas pra uso pesado não gostei dos resultados nas temperaturas da vga, o restante até ficou ok.

Uso o gabinete dt3 trantor, tenho 3 fans akasa Black Viper, 2 na frontal e uma na superior. Tenho duas da deepcool, uma do ac gammaxx 400gt e do 400v1. A do gt uso na traseira, acho ela melhor para exaustão e a outra na superior, mudando tudo pra pressão negativa. Tenho a placa mãe b450 aorus m, as duas frontais uso em um sysfan e as exaustores em outro sysfan, cada sysfan tem um hub pwm de 4 portas da deepcool, FH-04.

Notei que em uso pesado, pressão negativa nesse gabinete é melhor para vga, vai sujar mais, mas limpar ele é tranquilo, pois é pequeno.

Peço desculpas pelo texto longo, mas queria amenizar esse problema nas temperaturas da 2060, o que talvez resolveria seria trocar as fans por modelos melhores, com mais pressão estática, mas gastar agora não seria possível, tenho prioridades mais importantes, tenho familiares com problemas de saúde, Pc fica em último lugar no momento no quesito gastar dinheiro. Se vcs puderem me dar uma mão aqui agradeço vcs demais 👍
 
É aqui que o fan control me ajudaria, pois poderia criar um perfil, onde eu usaria o sensor da rtx 2060 nas fans frontais, aí quando eu fosse jogar ou algo do tipo, elas jogariam mais ar frio dentro do gabinete, aumentando suas rotações de acordo com a temperatura da vga.

Vcs poderiam me ajudar nessa dúvida? Algo que fiz e até deu uma leve melhorada foi fazer um uv na 2060, reduzi a voltagem dela para 0.875v e setei o click dela fixo em 1800mhz. Melhorou um pouco, principalmente o consumo, mas estou notando pequenas instabilidades nós jogos que comecei a testar ontem.
Tá tentando fazer como a configuração do Fan Control? Imagino que se usar a opção de Graph/Linear com o sensor da GPU seja coisa rápida de ajustar, pra uso leve botar algo bem baixo mesmo ou talvez até velocidade fixa nos fans, e pra GPU botando os exaustores com RPM maior que os intake já que aí ficou melhor pressão negativa, ou mesmo usar velocidade fixa aí também, eu uso aqui e pessoalmente acho mais simples que ficar pensando em fazer curva baseado em sensor, quando quero alterar é só ir no atalho em 2 segundos e acabou, mas no Graph/Linear creio que consiga ajustar como quer aí

Aqui só deixo salvo vários perfis assim e troco conforme a necessidade

EfAHPgk.png
 
Tá tentando fazer como a configuração do Fan Control? Imagino que se usar a opção de Graph/Linear com o sensor da GPU seja coisa rápida de ajustar, pra uso leve botar algo bem baixo mesmo ou talvez até velocidade fixa nos fans, e pra GPU botando os exaustores com RPM maior que os intake já que aí ficou melhor pressão negativa, ou mesmo usar velocidade fixa aí também, eu uso aqui e pessoalmente acho mais simples que ficar pensando em fazer curva baseado em sensor, quando quero alterar é só ir no atalho em 2 segundos e acabou, mas no Graph/Linear creio que consiga ajustar como quer aí

Aqui só deixo salvo vários perfis assim e troco conforme a necessidade

EfAHPgk.png
Isso, quero fazer o fan control controlar as temperaturas quando a gpu fizer uso mais pesado. Criei no momento dois perfis, um bem básico, para uso normal. Não mexi nas curvas das exaustores e nem da cpu nesse perfil, apenas nas intakes, nelas configurei para usar curva linear, com um dos sensores do vrm da placa mãe, assim consegue manter uma temperatura amena em uso leve.

No perfil mais agressivo, só mexi na curva intake, uso o graph, nele ficou melhor as temperaturas da vga durante o uso pesado, pois nela seto o sensor da vga, aí ela aumenta temperatura as intakes sobem as rotações de acordo. Gostei desse perfil, pois noto que as fans da 2060 diminuem suas rotações, elas são barulhentas, as intakes em rotações altas não incomodam tanto quanto elas.

Agora vendo seu exemplo vou criar outros perfis mais simples, principalmente para a parte da noite, a temperatura ambiente cai bastante, no automático noto que elas fazem barulho desnecessário, sendo que as vezes estou apenas navegando, vou criar um perfil como esse de 30%, deve ficar legal aqui.

Hoje fiz uns testes, removi o undervolt que fiz ontem para testar o perfil com curva graph nas intakes, realmente o uv dá uma aliviada nas temps nos jogos, sem ele, manteve média de 75º, com picos acima disso. Estava usando 0.875v e clock de 1800mhz, mas vi que deu uma bela capada no desempenho. Agora vou testar um que vejo recomendarem bastante para a 2060, 0.925v e 1935mhz, espero que assim, ela consiga ter temperaturas mais baixas e não perca muito desempenho. Depois posto aqui se ficou bom as temperaturas.
 
Agora vendo seu exemplo vou criar outros perfis mais simples, principalmente para a parte da noite, a temperatura ambiente cai bastante, no automático noto que elas fazem barulho desnecessário, sendo que as vezes estou apenas navegando, vou criar um perfil como esse de 30%, deve ficar legal aqui.
Creio que seja o mais simples, apesar de ter o trabalho de trocar manualmente é algo que não me incomodo porque leva 1-2 segundos só, troquei de fans algumas vezes também então botava no manual e ia alterando pra ver onde afetava mais cada fan e como fica o ruído dependendo do rpm também, e ainda que rpm alto não incomode em questão de ruído só uso quando necessário mesmo pra entrar menos poeira com o tempo

Hoje fiz uns testes, removi o undervolt que fiz ontem para testar o perfil com curva graph nas intakes, realmente o uv dá uma aliviada nas temps nos jogos, sem ele, manteve média de 75º, com picos acima disso. Estava usando 0.875v e clock de 1800mhz, mas vi que deu uma bela capada no desempenho. Agora vou testar um que vejo recomendarem bastante para a 2060, 0.925v e 1935mhz, espero que assim, ela consiga ter temperaturas mais baixas e não perca muito desempenho. Depois posto aqui se ficou bom as temperaturas.
Realmente dá uma ajuda boa, não sei como é na série 2000 mas na 3000 e na 1660super também se não me engano sempre deu boa usar 800mv/1800mhz e 900mv/1900mhz como base pra começar a testar, e aí ajustar de acordo já que alguns jogos pode dar boa e outros não, e também dar uma subida nas memórias pra compensar um pouco da perda se tiver um pouco de underclock também

@insanee420 o que acha das Scythe Kaze Flex ?
peguei 3 da de 120mm, pwm, 1200 rpm
Tenho uma aqui ainda como exhaust e gosto bastante, mesmo em 100% nem consigo ouvir mas tenho curiosidade em testar as Feather X também que custam metade e talvez entreguem algo similar, e também gostei bastante das Kaze 140mm
 
Creio que seja o mais simples, apesar de ter o trabalho de trocar manualmente é algo que não me incomodo porque leva 1-2 segundos só, troquei de fans algumas vezes também então botava no manual e ia alterando pra ver onde afetava mais cada fan e como fica o ruído dependendo do rpm também, e ainda que rpm alto não incomode em questão de ruído só uso quando necessário mesmo pra entrar menos poeira com o tempo


Realmente dá uma ajuda boa, não sei como é na série 2000 mas na 3000 e na 1660super também se não me engano sempre deu boa usar 800mv/1800mhz e 900mv/1900mhz como base pra começar a testar, e aí ajustar de acordo já que alguns jogos pode dar boa e outros não, e também dar uma subida nas memórias pra compensar um pouco da perda se tiver um pouco de underclock também


Tenho uma aqui ainda como exhaust e gosto bastante, mesmo em 100% nem consigo ouvir mas tenho curiosidade em testar as Feather X também que custam metade e talvez entreguem algo similar, e também gostei bastante das Kaze 140mm
O atalho dele ajuda, só ser possível selecionar o perfil ali é ótimo, agradeço pela dica, agora posso ir escolhendo os perfis de acordo com o uso 👍

Sobre o uv, vou voltar para 0.875v e 1800mhz, com 0.925v e 1935mhz não vi muita diferença na performance, mas nas temperaturas sim, com 0.925v, teve média de 72~74º, com 0.875v, dificilmente passava de 70º, maior parte do tempo era abaixo disso, então vou voltar para esse perfil, ela fica mais fria nos jogos.

Sobre as fans, fiz algums modificações no gabinete, pois já tinha ouvido em algum lugar que o trantor suportava 3 fans de 120mm na frontal, realmente suporta, vou testar depois jogando, para ver como a vga se comporta. Botei as 3 black viper na frente, voltei para pressão positiva, deixei a traseira e superior em cima dos vrms como exaustores, agora vou analisar se com 3 fans na frontal as coisas melhoram.

Consegui adaptar 3 de 120mm na frente me abriu um novo leque de possibilidades para troca de fans, estou analisando pegar 3 dessas Feather X, pois tá barato. Talvez elas possam até performar melhor que essas akasas, que em altas rotações fazem um barulho insuportável e nem ventilam bem. Farei alguns testes com a modificação que fiz no gabinete, se melhorar eu informo aqui, mas fica aí a dica para quem tem esse gabinete, ele cabe 3 fans, pena eu não ter tirado fotos antes de colocar a frente dele.

Deixo aqui as fotos das rebarbas que removi para caber as 3 fans e uma imagem das 3 depois de recolocada a tampa frontal:

 
pessoal,quero monta um airflow no meu gabiente, queria indicaçao de Fans pra colocar nele
komor-intel-rtx-001_10.jpg

gabkomor_3__4_8_1_9.jpg

esse é meu gabinete, como voces podem ver a frente dele é fechada, so tem umas aberturas na lateral,minha maior duvida é se pego uns Fans com CFM alto e Pressao Estatica alta, ou se nesse caro a Pressao Estatica nao importa muito posso foca so no CFM alto mesmo ?

se algm poder me ajudar a escolher uns fans pro meu gabinete eu agradeçeria muito. obrigado
 
@insanee420 configurei do jeito que vc me informou, trocando os perfis de acordo com o uso ajuda. Como em uso pesado barulho pouco importa, pois ou estou jogando ou algo que precise de muito processamento, então barulho pouco importa aqui, botando as fans em altas rotações de acordo com o uso da vga ajudou, mantém ela com temperatura boa, quando passa de 70º em pouco tempo caí, devido ao fluxo de ara maior enviado pelas intakes.

Agora algo que talvez vc tenha até já comentado ou algum amigo aqui do fórum, e eu não sei como perguntar sobre isso, mas em pressão positiva, usando o exemplo dos jogos, se aumento a rotação das intakes devo por as de exasutão com as mesmas rotações, pra ficar no sistema 1:1?
 
pessoal,quero monta um airflow no meu gabiente, queria indicaçao de Fans pra colocar nele
komor-intel-rtx-001_10.jpg

gabkomor_3__4_8_1_9.jpg

esse é meu gabinete, como voces podem ver a frente dele é fechada, so tem umas aberturas na lateral,minha maior duvida é se pego uns Fans com CFM alto e Pressao Estatica alta, ou se nesse caro a Pressao Estatica nao importa muito posso foca so no CFM alto mesmo ?

se algm poder me ajudar a escolher uns fans pro meu gabinete eu agradeçeria muito. obrigado
Tenho um gabinete com design parecido, mais pressão estática como fan frontal teve resultados mais interessantes.
 
Senhores, muito boa noite.

Lhes escrevo nesta madrugada pois estou seriamente preocupado com a integridade das peças do Setup que estou montando.

Vou viajar para Floripa no final de janeiro para fazer mestrado e pretendo trabalhar como autônomo com projetos de CAD.

Estou lendo muito sobre a questão da maresia e isso me preocupa. Vi que uma ação de combate é justamente reduzir o fluxo de ar interior no gabinete e utilizar colers mais potentes para refrigeração das peças. Não conheço muito da área, quais são as principais partes, além do CPU, que mais esquentam (e que devo refrigerar)?

Li sobre o uso do Corrosion X e a necessidade de manutenção preditiva, farei isso também.

Já tenho definido o seguinte:

CPU: Ryzen 7 5700X;
GPU: MSI NVIDIA GeForce RTX 3060 ti twin fan;
Placa mãe: Asus TUF Gaming B550M-Plus, mATX.

Não tenho fonte, memórias, colers e dispositivos de armazenamento definidos ainda, preciso decidir sobre a questão da refrigeração.

O que vocês me indicam? Existe algum tópico aqui no fórum sobre essa questão? Qual gabinete devo utilizar?

Não vejo minha solicitação como algo muito comum, pois o objetivo sempre é garantir uma boa refrigeração do gabinete, neste caso, a solução que busco é para combater outro mal, a maresia.

Agradeço demais a atenção de vocês.
 
@insanee420 configurei do jeito que vc me informou, trocando os perfis de acordo com o uso ajuda. Como em uso pesado barulho pouco importa, pois ou estou jogando ou algo que precise de muito processamento, então barulho pouco importa aqui, botando as fans em altas rotações de acordo com o uso da vga ajudou, mantém ela com temperatura boa, quando passa de 70º em pouco tempo caí, devido ao fluxo de ara maior enviado pelas intakes.

Agora algo que talvez vc tenha até já comentado ou algum amigo aqui do fórum, e eu não sei como perguntar sobre isso, mas em pressão positiva, usando o exemplo dos jogos, se aumento a rotação das intakes devo por as de exasutão com as mesmas rotações, pra ficar no sistema 1:1?
Eu acho que não tem como dizer com precisão isso já que o quanto de ar entra/sai do gabinete vai depender do gabinete e dos fans, por exemplo mesmo num gabinete com 3 intake 1 exhaust imagino que possa funcionar em pressão negativa se a frontal for muito fechada já que praticamente não entraria ar nesse caso, aí eu tentaria balancear de acordo com a potência/quantidade dos fans mas seria meio no chutômetro mesmo
 
Testei as fans Aigo AR12PRO do Aliexpress.

Comparei com uma fan que veio no gabinete APUS BLACK (pichau) e a fan que vem no Water Cooler Sangue Frio 2 de 120mm.
Os testes foram feitos em um Ryzen 5600x, gabinete aberto em um radiador de water cooler a 120mm, só fui trocando as fans no radiador mesmo e vendo a temperatura do processador.
A pasta térmica é a que veio no water cooler, não sei sua especificações.

---------------------------------------------------

Primeiras impressões:

- Fan Sangue Frio 2 passou visivelmente a sensação de maior fluxo de AR, também foi o único em que ligado em cima da mesa ao colocar a mão bem próximo a ele, ele deslizava até "colar na sua mão". Ao colocar uma tira de papel atrás dele, era o que tinha maior agitação.

- Aigo AR12PRO tinha um fluxo bom, mas não tanto quanto o Sangue Frio;

- Fan do gabinete visívelmente mais fraca....
* costumava marcar errado a rotação(rpm), em alguns momentos marcou 60k rpm....
** em um dos testes a temperatura subiu muito rápido, em menos de 30 seg. chegou a 87º como o Armoury Crate piscou a temp em vermelho já nos 85ºC eu interrompi o teste, apesar que nas especificações acho que o processador pode ir até 95ºC.

Teste-fan-aigo-ar12pro.jpg

Tabela com os testes (caso dê 404 na imagem...).


Resumo: o Aigo AR12 PRO chegou próximo, mas comparando com outro fan de especificações semelhantes ele ficou um pouco abaixo.
Mas eu particularmente gostei da compra, os fans são bonitos, tem um bom fluxo de ar (apesar de não ser os 74cfm) e são relativamente baratos.
 
Testei as fans Aigo AR12PRO do Aliexpress.

Comparei com uma fan que veio no gabinete APUS BLACK (pichau) e a fan que vem no Water Cooler Sangue Frio 2 de 120mm.
Os testes foram feitos em um Ryzen 5600x, gabinete aberto em um radiador de water cooler a 120mm, só fui trocando as fans no radiador mesmo e vendo a temperatura do processador.
A pasta térmica é a que veio no water cooler, não sei sua especificações.

---------------------------------------------------

Primeiras impressões:

- Fan Sangue Frio 2 passou visivelmente a sensação de maior fluxo de AR, também foi o único em que ligado em cima da mesa ao colocar a mão bem próximo a ele, ele deslizava até "colar na sua mão". Ao colocar uma tira de papel atrás dele, era o que tinha maior agitação.

- Aigo AR12PRO tinha um fluxo bom, mas não tanto quanto o Sangue Frio;

- Fan do gabinete visívelmente mais fraca....
* costumava marcar errado a rotação(rpm), em alguns momentos marcou 60k rpm....
** em um dos testes a temperatura subiu muito rápido, em menos de 30 seg. chegou a 87º como o Armoury Crate piscou a temp em vermelho já nos 85ºC eu interrompi o teste, apesar que nas especificações acho que o processador pode ir até 95ºC.

Teste-fan-aigo-ar12pro.jpg

Tabela com os testes (caso dê 404 na imagem...).


Resumo: o Aigo AR12 PRO chegou próximo, mas comparando com outro fan de especificações semelhantes ele ficou um pouco abaixo.
Mas eu particularmente gostei da compra, os fans são bonitos, tem um bom fluxo de ar (apesar de não ser os 74cfm) e são relativamente baratos.

estou com 6 dessas no meu gabinete mas em stock achei bem barulhentas
passou de 1000 rpm já fica mt alto
fiz curva na bios pra não subir mt a rotação
 
estou com 6 dessas no meu gabinete mas em stock achei bem barulhentas
passou de 1000 rpm já fica mt alto
fiz curva na bios pra não subir mt a rotação

Também estou com 6 (1 traseira, 2 superior e 3 frontal), mas no caso não me importo tanto com o barulho. Fiquei anos com um dell G7 e notebook gamer tem ventoinhas barulhentas.

Não tenho como avaliar a quantidade de ruído que elas fazem em dB, mas dessas 3 fans que tenho a de 40,8 cfm é a que faz menos barulho, mas é visivelmente mais fraca.

A Sangue Frio e AR12Pro ambas fazem barulho, sendo que o Sangue frio faz mais barulho, mas gera um deslocamento de AR maior, tanto que como comentei, se deixar ele em pé em uma superficie lisa e aproximar a mão ele desliza só puxando o ar até encostar na sua mão.

Se barulho for um problema, então talvez seja melhor procurar fans com review que avaliem o nível de ruído e fugir das que não tem. Eu estou sempre com headset, mesmo quando não estou utilizando som então meio que abafa o barulho e eu também não me importo muito.
 
Testei as fans Aigo AR12PRO do Aliexpress.

Comparei com uma fan que veio no gabinete APUS BLACK (pichau) e a fan que vem no Water Cooler Sangue Frio 2 de 120mm.
Os testes foram feitos em um Ryzen 5600x, gabinete aberto em um radiador de water cooler a 120mm, só fui trocando as fans no radiador mesmo e vendo a temperatura do processador.
A pasta térmica é a que veio no water cooler, não sei sua especificações.

---------------------------------------------------

Primeiras impressões:

- Fan Sangue Frio 2 passou visivelmente a sensação de maior fluxo de AR, também foi o único em que ligado em cima da mesa ao colocar a mão bem próximo a ele, ele deslizava até "colar na sua mão". Ao colocar uma tira de papel atrás dele, era o que tinha maior agitação.

- Aigo AR12PRO tinha um fluxo bom, mas não tanto quanto o Sangue Frio;

- Fan do gabinete visívelmente mais fraca....
* costumava marcar errado a rotação(rpm), em alguns momentos marcou 60k rpm....
** em um dos testes a temperatura subiu muito rápido, em menos de 30 seg. chegou a 87º como o Armoury Crate piscou a temp em vermelho já nos 85ºC eu interrompi o teste, apesar que nas especificações acho que o processador pode ir até 95ºC.

Teste-fan-aigo-ar12pro.jpg

Tabela com os testes (caso dê 404 na imagem...).


Resumo: o Aigo AR12 PRO chegou próximo, mas comparando com outro fan de especificações semelhantes ele ficou um pouco abaixo.
Mas eu particularmente gostei da compra, os fans são bonitos, tem um bom fluxo de ar (apesar de não ser os 74cfm) e são relativamente baratos.
Qual tensão que usou para o clock fixo em 4.6?
Uso as ar12 pro no meu lian li aqui também e no resto do gabinete
 
@insanee420, vou receber uma verba agora fim de ano e quero aproveitar para comprar duas fans de 140mm, vou trocar as frontais, 3 fica barulhento.

Creio que duas de 140mm deve ocupar quase o mesmo espaço que as 3 de 120mm ocupam, só que gerando mais fluxo e com menos barulho, pelo fato de não precisar de uma rotação alta.

Lembro de vc me indicar um modelo da schyte uns meses atrás, mas não lembro. Quais modelos de 140mm além delas que vc me indica?

Vou comprar no br mesmo, vou aproveitar e levar o gabinete em uma metalúrgica para serrar a grelha que fica na frente das fans frontais, aquilo serve mais é para gerar barulho, sem contar que prejudica um pouco o fluxo de ar. Deveria era ter cortado elas antes de montar o pc nele, agora vou ter que remover tudo para fazer esse procedimento, aproveito e mando cortar a grade debaixo da fonte, para a mesma ter um fluxo de ar melhor.

Te agradeço se puder me passar algumas opções de fans de 140mm 👍
 
pessoal me ajudem estou na duvida entre 2 fans pra refrigerar meu gabinete,vou colocar 6 fans

SilverStone Air Blaze 120mm


ou

Akasa Viper 120mm


me ajudem ai, to na duvida e tenho que compra logo. vlw
 
pessoal me ajudem estou na duvida entre 2 fans pra refrigerar meu gabinete,vou colocar 6 fans

SilverStone Air Blaze 120mm


ou

Akasa Viper 120mm


me ajudem ai, to na duvida e tenho que compra logo. vlw
Não tenho conhecimento sobre o modelo da silverstone, então não tenho como opinar sobre ele. Mas sobre a black viper sim, atualmente tenho 3 delas e posso dizer que são umas porcarias, os dados informações nas specs dela são mentirosos.

Até a piranha, que é um modelo inferior a ela, tem performance superior, essa black viper ventila muito mal e em alta rotação faz um barulho ridículo, bastante barulhenta. Eu ficaria distante desse modelo, tem opções muitos superiores e mais baratas. Espere mais opiniões, o pessoal aqui tem um bom conhecimento sobre fans, vão lhe ajudar melhor 👍
 
pessoal me ajudem estou na duvida entre 2 fans pra refrigerar meu gabinete,vou colocar 6 fans

SilverStone Air Blaze 120mm


ou

Akasa Viper 120mm


me ajudem ai, to na duvida e tenho que compra logo. vlw
Não iria em nenhuma das duas

Se quiser, pode importar kit de fans da AIGO AR12 pro, são bem bonitas e tem bom fluxo de ar
Todas elas se interligam uma na outra e ligam no argb 5v da placa mãe
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo