[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Já pensou em colocar espaçadores, aumentando o espaço entre o vidro e frente, 10mm já pode ajudar os fans "respirar" melhor.

A JackFace Custom vende (na gringa) painel de acrílico para melhorar a "k@k@ do painel frontal de certos gabinetes, como NZXT H210, pode servir de inspiração.

il_794xN.3406373797_r7cs.jpg
 
Última edição:
Retirei o vidro e deixei somente o filtro, coloquei +1 noctua como exaustão (estou com 3 superiores e 1 traseira setadas com rpm máximo de 1500) e 3 noctuas como admissão (setadas até 2300rpm) e consegui subir um pouco o boost clock no Cinebench (0.025+) com temp. ambiente de 35C.

Só que depois de rodar uns 20 bench (o primeiro deu pico de 85C e o último 82.5C) hoje eu cheguei a conclussão que as noctuas industriais em full load eu ganho temperatura invés de perder, será que é tanto ar entrando que as fans de exaustão não conseguem suprir e acabam criando um bolsão de ar quente dentro do gabinete?
 
Caros Amiguinhos e colegas deste mercado consumista e capitalista de gabinetes

Estou em duvida entre 2 gabinetes
Um e o Deepcool Ch510 Mesh Digital

E o Coolermaster TD500MESH V2

Qual investir sem medo mas ainda com medo daa entregas dessas porra nao chegar(maldito reclameaqui me deixando neurotico)
 
Retirei o vidro e deixei somente o filtro, coloquei +1 noctua como exaustão (estou com 3 superiores e 1 traseira setadas com rpm máximo de 1500) e 3 noctuas como admissão (setadas até 2300rpm) e consegui subir um pouco o boost clock no Cinebench (0.025+) com temp. ambiente de 35C.

Só que depois de rodar uns 20 bench (o primeiro deu pico de 85C e o último 82.5C) hoje eu cheguei a conclussão que as noctuas industriais em full load eu ganho temperatura invés de perder, será que é tanto ar entrando que as fans de exaustão não conseguem suprir e acabam criando um bolsão de ar quente dentro do gabinete?
Airflow é um negócio complexo então não duvido de estar acontecendo algo assim não, caso esse comportamento seja consistente provavelmente é o que está acontecendo mesmo, eu sempre testo em rotação fixa pra evitar problema de nessas 20 runs terem 5 runs numa velocidade, 5 em outra e 10 em outra por exemplo e daí outro dia que testar em 30c ambiente por exemplo as fans se comportarem de outra forma, essa variação de uma curva de fans pode enganar já que em 20c é uma coisa, 25c é outra, 30c é outra e por aí vai, com rotação fixa não tem erro, e eu também me apego mais a média do que os picos já que os picos são meio imprevisíveis e pode acontecer isso, mas a média nunca engana

Caros Amiguinhos e colegas deste mercado consumista e capitalista de gabinetes

Estou em duvida entre 2 gabinetes
Um e o Deepcool Ch510 Mesh Digital

E o Coolermaster TD500MESH V2

Qual investir sem medo mas ainda com medo daa entregas dessas porra nao chegar(maldito reclameaqui me deixando neurotico)
Vai muito de preferência pessoal, não tem uma escolha errada nisso aí, eu pessoalmente desses 2 provavelmente iria no CH510 pelo espaço extra de altura pra CPU que acaba ajudando a depender da GPU que você vá botar se for usar na horizontal mesmo, apesar de que não sei quão restritivo é esse mesh frontal, no olhômetro aqui parece ser meio fechado demais, mas difícil dizer sem testar ou ver de perto, mas dependendo do hardware que você for botar meio que tanto faz um ou outro possivelmente
 
Última edição:
Airflow é um negócio complexo então não duvido de estar acontecendo algo assim não, caso esse comportamento seja consistente provavelmente é o que está acontecendo mesmo, eu sempre testo em rotação fixa pra evitar problema de nessas 20 runs terem 5 runs numa velocidade, 5 em outra e 10 em outra por exemplo e daí outro dia que testar em 30c ambiente por exemplo as fans se comportarem de outra forma, essa variação de uma curva de fans pode enganar já que em 20c é uma coisa, 25c é outra, 30c é outra e por aí vai, com rotação fixa não tem erro, e eu também me apego mais a média do que os picos já que os picos são meio imprevisíveis e pode acontecer isso, mas a média nunca engana


Vai muito de preferência pessoal, não tem uma escolha errada nisso aí, eu pessoalmente desses 2 provavelmente iria no CH510 pelo espaço extra de altura pra CPU que acaba ajudando a depender da GPU que você vá botar se for usar na horizontal mesmo, apesar de que não sei quão restritivo é esse mesh frontal, no olhômetro aqui parece ser meio fechado demais, mas difícil dizer sem testar ou ver de perto, mas dependendo do hardware que você for botar meio que tanto faz um ou outro possivelmente
Okay agora vendo que o coolermaster fica faltando espaço pra Gpu mesmo sendo grande entao agora venho a pergunta alem desse da deepcool teriam indicaçoes de gabinetes de 600 ate 800 reais?

o CH510 Ainda e minha primeira opçao pq achei ele lindo pra caramba
 
Okay agora vendo que o coolermaster fica faltando espaço pra Gpu mesmo sendo grande entao agora venho a pergunta alem desse da deepcool teriam indicaçoes de gabinetes de 600 ate 800 reais?

o CH510 Ainda e minha primeira opçao pq achei ele lindo pra caramba
Mesma recomendação do outro tópico seu, Lancool 216 na faixa de 600-900 ou se quiser economizar, Montech 903 Base
 
decidir usar o NH-D15 no Lancool 216 e estou pensando em comprar uma fan extra (noctua 120mm) para colocar na parte de cima como exaustor assim como a de trás, ficando as 2 da frente sugando. é a melhor opção? já li que, para não juntar muita poeira (meu caso), o ideal é colocar mais fan mandando ar pra dentro do que fan tirando.
 
decidir usar o NH-D15 no Lancool 216 e estou pensando em comprar uma fan extra (noctua 120mm) para colocar na parte de cima como exaustor assim como a de trás, ficando as 2 da frente sugando. é a melhor opção? já li que, para não juntar muita poeira (meu caso), o ideal é colocar mais fan mandando ar pra dentro do que fan tirando.
Qual o setup completo e quais as temperaturas? Chuto que possivlemente nem muda muita coisa com 1 fan a mais mas vale testar pra tirar a dúvida, só não sei se investiria muito num Noctua a princípio ainda mais pra exhaust que tem pouca resistência
 
Qual o setup completo e quais as temperaturas? Chuto que possivlemente nem muda muita coisa com 1 fan a mais mas vale testar pra tirar a dúvida, só não sei se investiria muito num Noctua a princípio ainda mais pra exhaust que tem pouca resistência
i5 13600kf, GTX 4080 Aorus, z790-P MSI Pro WiFi. não sei as temps porque ainda não está montado, mas moro em uma região bem quente e seca, oque faz juntar poeira, além de dois gatos
 
Boa noite/tarde/dia pessoal, um cliente nosso (não sei se posso identificar seu nome real, e não sei a conta que você está usando aqui no Adrenaline) pediu para eu vir aqui no fórum e esclarecer algumas dúvidas sobre a questão da garantia da DeepCool.

Meu nome é Wellington Diesel, já fui parte da equipe do Adrenaline (até 2020) e atualmente sou responsável pelo e-commerce da loja www.playerid.com.br, e comercializamos diversos produtos, uma das principais marcas sendo a DeepCool. No Brasil, a garantia da DeepCool é gerenciada pela distribuidora responsável por ela (no caso, a "Distribuidora Mvision", embora a "Solid Importação e Exportação" também trabalhe com a marca) e o que ocorre quando um cliente nosso aciona a garantia, é que encaminhamos o caso diretamente para a distribuidora.

O que sei que ocorre em algumas outras lojas, é que ao invés de encaminharem o cliente direto para a distribuidora, como eles deveriam fazer, eles encaminham para o suporte da DeepCool Global, que tem que fazer redirecionamento e só depois de algumas dias ou até em alguns casos semanas, chega nas mãos do pessoal da distribuidora brasileira. Na verdade, a garantia que você tem da DeepCool na Terabyte, Kabum, Pichau ou onde for, é a mesma que a nossa, a única diferença é que nós já enviamos os dados de contato diretos da distribuidora ao invés de deixar o cliente nesse jogo de "batata quente".

Enfim, se tiverem qualquer dúvida sobre a PlayerID, DeepCool ou outra questão, é só me avisar.
 
i5 13600kf, GTX 4080 Aorus, z790-P MSI Pro WiFi. não sei as temps porque ainda não está montado, mas moro em uma região bem quente e seca, oque faz juntar poeira, além de dois gatos
Creio que não vai ter problemas de temperatura e vai rodar tranquilíssimo, pra CPU recomendo um leve undervolt pra dar uma amenizada, pra GPU também dá pra fazer pra reduzir o calor gerado no geral mas ela em si vai rodar fria muito provavelmente

No caso o undervolt seria pra reduzir um pouco as temps da CPU e o calor total gerado pelo PC, fazendo com que possa usar menos rotação nos fans e também acabe acumulando menos poeira com o tempo, pra evitar poeira no Lancool 216 eu só tentaria manter a rpm dos fans o mais baixo possível mas que seja suficiente pra refrigerar tudo sem problemas, caso ainda sim se incomode com o acúmulo de poeira talvez tentar botar algum filtro frontal que deve impedir que boa parte entre, ainda que possivelmente obstrua parte do airflow e/ou precise aumentar a rotação um pouco
 
Existe alguma opção melhor na faixa de preço do Lancool 3?
Estou querendo o O11D EVO mas pela falta de estoque em qualquer lugar, estou pensando no plano B que seria o Lancool 3, só queria saber se ele seria o melhor da faixa de preço. A compra seria apenas entre a Black Friday, o que ainda tenho chance de acabar perdendo ambas opções. 🤡

Única "exigência" minha seria ter o topo removivel por ajudar numa limpeza mais fácil do cooler, não faço questão de fans inclusos pois trocarei pelos meus Noctua.

OBS: Olhei o Corsair 5000D e não gostei.
 
Última edição:
Existe alguma opção melhor na faixa de preço do Lancool 3?
Estou querendo o O11D EVO mas pela falta de estoque em qualquer lugar, estou pensando no plano B que seria o Lancool 3, só queria saber se ele seria o melhor da faixa de preço. A compra seria apenas entre a Black Friday, o que ainda tenho chance de acabar perdendo ambas opções. 🤡

Única "exigência" minha seria ter o topo removivel por ajudar numa limpeza mais fácil do cooler, não faço questão de fans inclusos pois trocarei pelos meus Noctua.

OBS: Olhei o Corsair 5000D e não gostei.
O que seria "melhor" exatamente? Porque quem considera gabinete aquário geralmente não quer saber de outro estilo, e sem saber exatamente o que busca o povo vai recomendar coisas que talvez não te interessem como o 5000D

O que exatamente tá buscando no gabinete e o que está evitando a todo custo? Topo removível acho que já vai reduzir suas opções pra quase 0
 
O que seria "melhor" exatamente? Porque quem considera gabinete aquário geralmente não quer saber de outro estilo, e sem saber exatamente o que busca o povo vai recomendar coisas que talvez não te interessem como o 5000D

O que exatamente tá buscando no gabinete e o que está evitando a todo custo? Topo removível acho que já vai reduzir suas opções pra quase 0
O O11D seria mais pela fonte atrás, creio que eu teria uma organização melhor.
No momento uso um Corsair Carbide Clear 400C e é quase um parto quando vou trocar pasta térmica do cooler (por isso disse sobre o topo, não sei como tá o tamanho dos mid-tower hoje em dia), já quebrei a parte frontal pois é muito ruim de tirar quando quero limpar o filtro.
O "melhor" então no meu ver seria algo com o melhor "manuseio" possível dentro da case, mas não ao ponto de ir full-tower?!
 
Alguem pode me recomendar fans de boa qualidade para colocar no meu PC? Eu vou colocar 6 fans (3 frontais, 2 encima e 1 atras)
 
Alguem pode me recomendar fans de boa qualidade para colocar no meu PC? Eu vou colocar 6 fans (3 frontais, 2 encima e 1 atras)
Qual orçamento por fan e qual o gabinete? Pra saber se caberia 140mm também ou só 120mm

O O11D seria mais pela fonte atrás, creio que eu teria uma organização melhor.
No momento uso um Corsair Carbide Clear 400C e é quase um parto quando vou trocar pasta térmica do cooler (por isso disse sobre o topo, não sei como tá o tamanho dos mid-tower hoje em dia), já quebrei a parte frontal pois é muito ruim de tirar quando quero limpar o filtro.
O "melhor" então no meu ver seria algo com o melhor "manuseio" possível dentro da case, mas não ao ponto de ir full-tower?!
Ahh sim, quanto a organização é algo que depende do setup completo também no final das contas, meus 2 setups aqui de casa são super minimalistas eu diria, 2 fans frontais + 1 traseiro ambos usando splitters nos 2 frontais pra conectar na mobo, dai basicamente a fonte modular com 1 cabo pra mobo, 1 cabo pra GPU e 1 cabo pra CPU, fora isso só os cabos de USB-C/USB-A e o power do gabinete, de repente fazer um setup minimalista da mesma forma não torna viável a escolha de outros gabinetes? As vezes vejo gente que quer botar 12 fans e botar controladora pra isso aquilo e os krl e aí começa a ficar uma bagunça gigantesca, mas caso não tenha essa prioridade/necessidade estética dá pra fazer um setup bem enxuto e fácil de organizar/manter mesmo em gabinetes menores até

Aqui tenho um Lancool 2 Mesh no meu PC e um Montech 903 no PC da patroa e achei o Montech mais fácil de trabalhar e manobrar dentro, quase troquei meu Lancool pelo 903 por puro consumismo mas resolvi segurar por enquanto, mas talvez o Lancool 216 seja interessante pra você também? Bom espaço interno e tem 2 "modos" de montar ("WC e AC"), num deles a mobo fica mais deslocada pra baixo e dá um espaço extra no topo que deve facilitar mexer naquela região superior, foi justamente onde achei mais fácil de mexer no 903 que no Lancool 2 Mesh aqui, mas o outro PC tá com um AC um pouco menor e a mobo tem menos heatsink também, mas senti que fica mais distanciado o topo do gabinete da mobo, depois olho com calma a distância pra ver se não to enganado, mas daria uma olhada no Montech 903 e Lancool 216 também a princípio
 
Ahh sim, quanto a organização é algo que depende do setup completo também no final das contas, meus 2 setups aqui de casa são super minimalistas eu diria, 2 fans frontais + 1 traseiro ambos usando splitters nos 2 frontais pra conectar na mobo, dai basicamente a fonte modular com 1 cabo pra mobo, 1 cabo pra GPU e 1 cabo pra CPU, fora isso só os cabos de USB-C/USB-A e o power do gabinete, de repente fazer um setup minimalista da mesma forma não torna viável a escolha de outros gabinetes? As vezes vejo gente que quer botar 12 fans e botar controladora pra isso aquilo e os krl e aí começa a ficar uma bagunça gigantesca, mas caso não tenha essa prioridade/necessidade estética dá pra fazer um setup bem enxuto e fácil de organizar/manter mesmo em gabinetes menores até

Aqui tenho um Lancool 2 Mesh no meu PC e um Montech 903 no PC da patroa e achei o Montech mais fácil de trabalhar e manobrar dentro, quase troquei meu Lancool pelo 903 por puro consumismo mas resolvi segurar por enquanto, mas talvez o Lancool 216 seja interessante pra você também? Bom espaço interno e tem 2 "modos" de montar ("WC e AC"), num deles a mobo fica mais deslocada pra baixo e dá um espaço extra no topo que deve facilitar mexer naquela região superior, foi justamente onde achei mais fácil de mexer no 903 que no Lancool 2 Mesh aqui, mas o outro PC tá com um AC um pouco menor e a mobo tem menos heatsink também, mas senti que fica mais distanciado o topo do gabinete da mobo, depois olho com calma a distância pra ver se não to enganado, mas daria uma olhada no Montech 903 e Lancool 216 também a princípio
Po te falar que setup minimalista seria a build perfeita na minha mente, virei praticamente um fanboy da Noctua então já imagina algo minimalista e monocromático como uma build perfeita hahah.
Dependendo da situação estou de mente aberta pra qualquer coisa, pois como disse, o que me fez querer o O11D foi pela fonte traseira e nada mais, estética nunca foi minha prioridade, até porque meu setup é antigo, de 2017, e só esse ano que fui começar a fazer upgrade (8700k, 1070...estou indo para a 4070/ti, up na cpu vou esperar a 14th gen pra ver como fica os preços da 13th gen ou até mesmo espero a 15th gen ou pulo pro lado red, como não jogo muita coisa, não me importo com o bottleneck momentâneo).
Eu comecei a recomendar o 903 para amigos por tua causa, que fala tanto dele, mas eu mesmo nem parei para pensar ele na minha build auehhaeuhaeuhae. Eu estava olhando o Lancool 3 pois pelo que vi a galera falando fóruns afora é que era maior/melhor de mexer do que o 216, mas se tu tá dizendo que não seria um problema, então vale dar uma olhada de qualquer jeito.
Enfim, só tenho a te agradecer, não só pela resposta, tu é facilmente um dos melhores users do fórum, adoro quando tu recomenda a galera os produtos com tudo aqueles links de diversas lojas auheuhahuaeaueuhae conheci lojas como patoloco e etc por tua causa também.
 
Po te falar que setup minimalista seria a build perfeita na minha mente, virei praticamente um fanboy da Noctua então já imagina algo minimalista e monocromático como uma build perfeita hahah.
Dependendo da situação estou de mente aberta pra qualquer coisa, pois como disse, o que me fez querer o O11D foi pela fonte traseira e nada mais, estética nunca foi minha prioridade, até porque meu setup é antigo, de 2017, e só esse ano que fui começar a fazer upgrade (8700k, 1070...estou indo para a 4070/ti, up na cpu vou esperar a 14th gen pra ver como fica os preços da 13th gen ou até mesmo espero a 15th gen ou pulo pro lado red, como não jogo muita coisa, não me importo com o bottleneck momentâneo).
Eu comecei a recomendar o 903 para amigos por tua causa, que fala tanto dele, mas eu mesmo nem parei para pensar ele na minha build auehhaeuhaeuhae. Eu estava olhando o Lancool 3 pois pelo que vi a galera falando fóruns afora é que era maior/melhor de mexer do que o 216, mas se tu tá dizendo que não seria um problema, então vale dar uma olhada de qualquer jeito.
Enfim, só tenho a te agradecer, não só pela resposta, tu é facilmente um dos melhores users do fórum, adoro quando tu recomenda a galera os produtos com tudo aqueles links de diversas lojas auheuhahuaeaueuhae conheci lojas como patoloco e etc por tua causa também.
Não fazendo questão de estética/simetria com fans pisca-pisca eu diria que já facilita bastante a questão de montagem/organização/manutenção porque não vai ficar entupido de cabo de fan rgb/argb e controlador + sata da fonte pra alimentar etc

Pior que tá foda não recomendar o Montech 903 kkkk, por 320 reais já era super completo e é um gabinete definitivo se a pessoa não quiser nada muito exótico, até uns 500 reais provavelmente é o que eu recomendaria, daí pra cima gosto dos Lancool justamente por eles virem prontos pra usar também e não ter que gastar em fan, agora se a pessoa já tiver fans bons pra usar possivelmente tem outras opções legais mais em conta mas aí eu desconheço porque não fico indo atrás também

Também tava cogitando uma mudança pra um Lancool 3 caso mude de setup mas o 903 também tá enchendo meus olhos, só tenho que comparar os dois com calma alguma hora mas gostei bastante da experiência no 903 com o outro PC, pra uma 4070 Ti diria que vai sussegado mas ainda depende do modelo exato e se vai usar fonte com 12VHPWR nativo ou adaptador, eu usei uma 4070 Ti PNY XLR8 com adaptador no Lancool 2 Mesh tranquilamente e ele é um pouco menor que os dois, aí migrei pra fonte padrão novo e uma 4080 e ainda tá tranquilo de espaço, tem modelos um pouco maiores que minha 4080 atual mas acho que qualquer uma deve caber ok mesmo com adaptador ainda, eu daria uma olhada nos vídeos de montagem desses cases e posts deles nos subreddits das marcas

Pior que é bom dar uma ajudada aqui as vezes porque vou me atualizando sobre os estoques e preços e aí já vou deixando link/fazendo tabelas pra facilitar as próximas vezes que for ajudar alguém aí acaba sendo coisa rápida, o PC da patroa aqui acabei montando tudo com peças que posto nas indicações e postei aqui nas ofertas do fórum kkkk, no mais deixo sempre o link daquele site pra monitorar preço de CPU/GPU também que é uma mão na roda
 
Queria compartilhar mais um setup no Montech Air 100. Fiquei muito satisfeito com o airflow do gabinete, especialmente quando atrelado com o Thermalright Pearless Assassin.
As fans do chassi são as Aigo AR12 Pro e são um excelente custo x benefício.


20230926_220909.jpg
20230926_205132.jpg
20230926_205328.jpg
20230926_205435.jpg
20230926_205450.jpg
20230926_205655.jpg
20230926_205702.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sickleflow ou Feather X/Feather P1 pra deixar mais opções, são um pouco mais forte que as XPG Vento e os Kaze Flex de 1200rpm, talvez seja interessante já que o gabinete tem a frente quase toda fechada
Bah, agora que postei que vi que são setups quase irmãos kkkkkk
 
Phanteks expanda a linha de ventoinhas D30 com ventoinhas D3D-140 de 140mm.

Phanteks expande a linha de ventoinhas D30 com ventoinhas D30-140 maiores, de 140 mm. Estas novas ofertas de 140 mm representam o auge do desempenho, estética e inovação, atendendo às necessidades tanto dos entusiastas como dos fabricantes de PC.

Ventiladores D30-140: Redefinindo desempenho e estética
As ventoinhas D30 apresentam uma integração fascinante de iluminação D-RGB que se estende perfeitamente pela estrutura e pelas pás da ventoinha de todos os lados. Uma marca registrada do ventilador D30 é sua capacidade exclusiva de conexão fácil e limpa do ventilador. A Phanteks projetou conectores de ponte e placas de cobertura de parafuso, permitindo que vários ventiladores D30 sejam interconectados perfeitamente. Esta solução inovadora reduz a confusão de cabos e transforma vários ventiladores em uma unidade unificada e visualmente impressionante, resultando em uma construção imaculadamente limpa. Os ventiladores D30-140 oferecem opções de ventiladores de fluxo de ar regular e reverso, permitindo que os usuários personalizem as configurações de resfriamento. Aprimoradas por uma estrutura robusta de 30 mm e pás aerodinâmicas inspiradas no renomado design T30 da Phanteks, essas ventoinhas se destacam em cenários desafiadores, como radiadores e filtros de malha, fornecendo pressão de ar superior para temperaturas ideais sob exigentes necessidades de resfriamento. Juntamente com os próximos Glacier One 420D30 e NV9, o ventilador D30-140 oferece uma combinação incomparável de funcionalidade e estilo para os fabricantes de PCs.

ISmk1ZJ.jpg


orfG1WG.jpg


Dl52CTi.jpg


Disponível com fluxo de ar regular e reverso em preto e branco.

fhgJZha.jpg


1DzfMtT.jpg


Disponibilidade: setembro de 2023

MSRP:
Pacote único de ventilador regular D30-140 - Preto | Branco: $ 29,99 | 29,90€ | £ 29,90
Pacote único de ventilador reverso D30-140 - Preto | Branco: $ 29,99 | 29,90€ | £ 29,90
Pacote triplo de ventilador regular D30-140 - Preto | Branco: $ 84,99 | 84,90€ | £ 84,90
Pacote triplo de ventilador reverso D30-140 - Preto | Branco: $ 84,99 | 84,90€ | £ 84,90
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo