[TÓPICO DEDICADO] Garantia de placas de vídeo - Informações, prazos e politicas para RMA

Comprei faz mais ou menos umas 5-6 semanas, começou a fazer faz umas 2.

Não uso muito diariamente, mais durante a noite quando tenho tempo de jogar umas 3-4 hrs por dia, e umas 4 vezes por semana.

Cara certeza que é na gpu. Primeiro achava que vinha do vrm da placa mãe, mas fiquei igual um tonto abrindo e fechando jogo e fazendo benchmark de cpu pra ver que a placa e o processador não fazem nada quando estressados, mas a placa de vídeo sim. Engraçado que o barulho maior mesmo acontece só no cp2077, em outros jogos é um barulho bem mais leve, mas perceptível. Até no furmark e no teste do gpu-z o barulho é baixo.

Cyberpunk e seus bugs sem limite que afetam até gpu

Coil whine é perfeitamente normal. A maioria das gpus apresentam, algumas mais outras menos.
Coisas que afetam:
1. FPS
Quanto maior o FPS, maior vai ser o barulho. Tenta capar o FPS equivalente ao refresh rate do seu monitor.

2. Volts/Watts
Fazer undervolt pode ajudar a diminuir o barulho. Não é sempre que funciona, mas vale a pena tentar. Talvez o CP2077 faça mais barulho porque demanda mais tensão e energia do que jogos mais leves.

3. Fonte.
A placa pode apresentar mais ou menos coil whine a depender do modelo da fonte. Algumas combinações de fontes e gpu causam maior ressonância que outras.

O barulho é realmente muito alto? Dá pra ouvir com o gabinete fechado e sobrepõe o som das fans? Se sim, realmente tá num nível bem chato.
Sei que é difícil o RMA aceitar trocar por conta disso, talvez no caso do barulho ser insuportável e anormal. Tenta gravar um vídeo do barulho com algum som de referência pra tentarmos ter uma ideia.
 
Galera, quais as marcas tão dando a maior garantia atualmente?
Maior garantia até onde sei é só a Gigabyte que tem 4 anos em alguns modelos, quando é o caso tem sempre na caixa sobre os 4 anos e caso contrário é 3, de resto com 3 tem MSI, Galax, Asus, PNY (nem toda loja talvez ofereça), Inno3D (acho que só pela Terabyte) e acho que só com 3 anos
 
não é normal e nem a maioria das gpus apresentam, tanto que a Asus aceita garantia por coilwhine. O que você pode falar é que nao interfere no funcionamento.
O coil whine é causado pelos indutores e o barulho de ressonância é inerente a este componente. Indutores produzidos em larga escala, como os contidos nas placas de vídeo, não são isolados, portanto, estão muito suscetíveis à produzir o som característico. Indutores 100% isolados são bem mais caros.

Então sim, tecnicamente é normal. A não ser que a fabricante esteja usando indutores de alta qualidade e isolados, o que não costuma ser o caso para produtos a nível de consumidor.

Sobre aceitar ou não o RMA, eles só aceitam caso o barulho seja considerado excessivo e anormal pelo analista que avaliar o caso. Sobre a questão de ser ou não a maioria das placas, acredito que nenhum de nós temos esse dado para apresentar. O que dá pra fazer é pesquisar sobre o assunto e constatar que é extremamente comum.
 
Sobre aceitar ou não o RMA, eles só aceitam caso o barulho seja considerado excessivo e anormal pelo analista que avaliar o caso.
ok, todas podem fazer micro barulhos mas se você ouve com o gabinete fechado pra mim não é normal.

Sobre a questão de ser ou não a maioria das placas, acredito que nenhum de nós temos esse dado para apresentar.
Bom, no boom da mineração em 2021/2022 eu revendi quase 50 gpus, de todas as marcas e modelos. Eu stressei/testei todas antes de revender. A unica que apresentou coilwhine (audível pelo menos) foi uma 3080 strix que ficou comigo e eu fiz o RMA e a asus foi lenta no processo mas aceitou sem problemas.
 
Alguém me explica como posta imagem e vídeo aqui, vou postar pra vcs terem uma referência.

Não sei se pra mim vai compensar, é um barulho bem chato mas talvez seja melhor só aceitar do que enviar a placa até a terabyte (ou pra powercolor, sei lá) pra ainda ter o risco de dizerem que é normal. Mas que irrita, irrita.
 
tirei a placa de vídeo e dei uma limpada no slot e nela mesmo, por conta da reforma tava um pó lascado, e coloquei outro cabo pcie da fonte nela, mas continua, pelo menos tenho a leve impressão q diminuiu um pouco. Fiquei até pensando se poderia ter sido eu mesmo que encaixei mal a placa, mas ai não daria video se não estivesse conectado de maneira correta, certo?

Considerando o fato que tá funcionando e pra mandar pra terabyte teria frete e um tempo sem o pc (e ainda o risco de dizerem que é normal) acho que vou acabar nem enviando, é chato mas é a vida, que tá funcionando tá então tá ótimo.
 
Alguém me explica como posta imagem e vídeo aqui, vou postar pra vcs terem uma referência.

Não sei se pra mim vai compensar, é um barulho bem chato mas talvez seja melhor só aceitar do que enviar a placa até a terabyte (ou pra powercolor, sei lá) pra ainda ter o risco de dizerem que é normal. Mas que irrita, irrita.
Upa o vídeo em algum lugar tipo YouTube e posta aqui.

Tá dando pra ouvir mesmo com o gabinete fechado?
 
Upa o vídeo em algum lugar tipo YouTube e posta aqui.

Tá dando pra ouvir mesmo com o gabinete fechado?
Se escuta com gabinete fechado.

Não sei se no vídeo vai aparecer bem, mas é um barulho bem agudo que se percebe mto fácil quando começa e ele fica lá no seu ouvido. Pelo menos o som do cooler que é bem alto disfarça um pouco, mas msm assim é muito chato.

Chegando vou gravar um vídeo sem o cooler pra mostrar como fica rodando um jogo

Deixei o furmark aberto durante o dia pra ver se o desempenho tá normal, meu irmão acaba de me falar q tá rodando de boa, mas o barulho continua lá. Acho que não tem jeito. Ou trocar ou aceitar o ruído msm
 
Uma RX 6600 tá valendo 1300 reais nova? Tô pensando em comprar pra minha namorada que joga L4D2.
 
Se escuta com gabinete fechado.

Não sei se no vídeo vai aparecer bem, mas é um barulho bem agudo que se percebe mto fácil quando começa e ele fica lá no seu ouvido. Pelo menos o som do cooler que é bem alto disfarça um pouco, mas msm assim é muito chato.

Chegando vou gravar um vídeo sem o cooler pra mostrar como fica rodando um jogo

Deixei o furmark aberto durante o dia pra ver se o desempenho tá normal, meu irmão acaba de me falar q tá rodando de boa, mas o barulho continua lá. Acho que não tem jeito. Ou trocar ou aceitar o ruído msm
Vou gravar o vídeo e edito o post, vou tentar pegar o som mas o cooler atrapalha dms



Não sei se deu pra ouvir bem, como é muito perto do cooler atrapalha um pouco, mas cara, jogando é muito alto.

Agora deu de fazer até na área de trabalho, tá osso viu. Eu tirei e encaixei tanto ela já q a trava até parou de fazer o click quando encaixa, to ficando preocupado de zuar a placa mãe ou até de não estar encaixando direito ela, mas não poderia ser isso poderia?
 
Última edição:
Vou gravar o vídeo e edito o post, vou tentar pegar o som mas o cooler atrapalha dms



Não sei se deu pra ouvir bem, como é muito perto do cooler atrapalha um pouco, mas cara, jogando é muito alto.

Agora deu de fazer até na área de trabalho, tá osso viu. Eu tirei e encaixei tanto ela já q a trava até parou de fazer o click quando encaixa, to ficando preocupado de zuar a placa mãe ou até de não estar encaixando direito ela, mas não poderia ser isso poderia?

eu nao consegui distinguir esse barulho... coloca o load na gpu e segura os fans pra eles nao girarem (nao sei no adrenalin vc pode setar o fan em 0%), ai você vai ter certeza se é coilwhine ou problema nos coolers.

Não tem nada a ver com um possivel mal encaixe da gpu com a mb
 
eu nao consegui distinguir esse barulho... coloca o load na gpu e segura os fans pra eles nao girarem (nao sei no adrenalin vc pode setar o fan em 0%), ai você vai ter certeza se é coilwhine ou problema nos coolers.

Não tem nada a ver com um possivel mal encaixe da gpu com a mb
A ventoinha que roda alto assim é do processador, sem condição de deixar sem rodar

Surpreendentemente parece que deu uma diminuida, ficando desse jeito vou manter por enquanto, se ver que aumentou ou outro bo aparece, 10 meses de garantia me restam.

Obrigado todos que me ajudaram com o assunto, espero não ter q voltar aqui ;)
 
Era o que eu fazia hehe. Mas depois que instalei ar condicionado no quarto, eu larguei o CorrosionX, porque faz grudar poeira demais. Até faço, mas só nas portas USB da placa-mãe, na placa de vídeo evitei porque tá na garantia ainda e porque tem backplate que já ajuda a isolar mais o PCB.

Enfim, mal pelo off-topic aí, mas achei relevante pro assunto de garantia.

Desculpe desenterrar seu comentário rsrs mas como seria a uti ação do ar condicionado para esta finalidade? Teria que deixar 24horas por dia ligado?
 
Desculpe desenterrar seu comentário rsrs mas como seria a uti ação do ar condicionado para esta finalidade? Teria que deixar 24horas por dia ligado?
O ar condicionado funciona removendo a umidade do ambiente, então quanto mais tempo ligado, menos umidade no ar pra vc se preocupar.
 
Pessoal só deixar aqui para conhecimento, produto openbox da ASUS possui apenas a garantia da Loja, geralmente 3 meses, cuidado ao comprar produto assim, dependendo do valor não compensa....a Zotac me respondeu que funciona os 2 ou 3 anos mesmo openbox.
 
galera hoje consegui boletar uma 4070 na live da pichau por 2700, modelo verto da PNY alguém sabe quanto tempo de garantia ? olhei pelo site da kabum fala 3 anos, no site da pichau fala sobre o 01 ano com a loja, a final alguém sabe se são 3 anos ou não?
 
galera hoje consegui boletar uma 4070 na live da pichau por 2700, modelo verto da PNY alguém sabe quanto tempo de garantia ? olhei pelo site da kabum fala 3 anos, no site da pichau fala sobre o 01 ano com a loja, a final alguém sabe se são 3 anos ou não?

Pny não tem representação oficial ainda no Brasil, então a garantia ta atrelada a loja, Kabum oferece 3 anos, pichau 1. Essa tua placa tem apenas 1 ano.
 
A PNY oferece 3 anos de garantia conforme consta na caixa, processo esse realizado totalmente pelo loja em que o item foi comprado.
A PICHAU por sua vez oferece apenas um ano.
então pelo que li no seu relato sao 3 anos mesmo comprando com a pichau, correto ? peguei uma 4070 PNY na live por 2700 reais, o que estava me preocupando é a garantia
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pny não tem representação oficial ainda no Brasil, então a garantia ta atrelada a loja, Kabum oferece 3 anos, pichau 1. Essa tua placa tem apenas 1 ano.
acho que nao, olha o relato do comentario a baixo, achei isso apos pesquisar mais no forum
 
galera hoje consegui boletar uma 4070 na live da pichau por 2700, modelo verto da PNY alguém sabe quanto tempo de garantia ? olhei pelo site da kabum fala 3 anos, no site da pichau fala sobre o 01 ano com a loja, a final alguém sabe se são 3 anos ou não?
Fofoca de bastidores que a PNY quer montar garantia local no HUE, mas não falaram previsão nem nada, e ainda tem que ver se irão aceitar as placas já adquiridas antes deles realmente fazerem aqui.
Então até lá é só da loja mesmo
 
Fofoca de bastidores que a PNY quer montar garantia local no HUE, mas não falaram previsão nem nada, e ainda tem que ver se irão aceitar as placas já adquiridas antes deles realmente fazerem aqui.
Então até lá é só da loja mesmo
to olhando o reclame aqui deles e o negocio parece bem feio.... sei nao viu, preço ta exelente mas ta dando receio de pegar por causa dessa garantia e reclame aqui bombando..
 
to olhando o reclame aqui deles e o negocio parece bem feio.... sei nao viu, preço ta exelente mas ta dando receio de pegar por causa dessa garantia e reclame aqui bombando..
Foi um dos motivos de eu ter ido de Gigabyte.
Asus, MSI, Gigabyte são as grandes e conhecidas que tem garantia local, Galax é uma marca menor mas tem garantia local de qualidade... Qualquer outra você gira a roleta da sorte com a loja+rma estrangeiro
 
então pelo que li no seu relato sao 3 anos mesmo comprando com a pichau, correto ? peguei uma 4070 PNY na live por 2700 reais, o que estava me preocupando é a garantia

Não, quem vai estipular a garantia contratual é a loja, se tu pegou na pichau, vai ter só 1 ano, pela Pichau.
 
Fofoca de bastidores que a PNY quer montar garantia local no HUE, mas não falaram previsão nem nada, e ainda tem que ver se irão aceitar as placas já adquiridas antes deles realmente fazerem aqui.
Então até lá é só da loja mesmo
to olhando o reclame aqui deles e o negocio parece bem feio.... sei nao viu, preço ta exelente mas ta dando receio de pegar por causa dessa garantia e reclame aqui bombando..
Não, quem vai estipular a garantia contratual é a loja, se tu pegou na pichau, vai ter só 1 ano, pela Pichau.
acabei de receber um e-mail do Vanderlei da pny
"
Prezado Cliente,



Obrigado por contatar a PNY!

Todos os nossos produtos comprados em território nacional através de um dos nossos canais oficiais de vendas possuem 03 anos e garantia.

O processo de troca, caso seja necessário, dentro do prazo de garantia é realizado diretamente pela revenda que vendeu o produto.



E parabéns pela excelente escolha!



Vanderlei Santos
Sales and Support – LATAM

PNY Technologies, Inc.

EDDIT: pichau confirmou - 03 anos de garantia !
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo