[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Pessoal, estou pretendo montar um computador para o meu irmão, apenas para trabalho (autocad, revit, programas de calculo e outros softwares de engenharia).
Estou pesquisando por cima, e gostaria de um auxilio para saber se a configuração que planejo realmente vai "casar":

Tenho um SSD SATA + um pente de memoria de 16GB 2666Mhz DDR4 para utilizar nele, e pretendo adquir os itens abaixo:

1. Processador: ADM Ryzen 5 5600G - escolhi ele por causa do vídeo integrado e não querer gastar tanto no momento com placa de vídeo. A intenção é utilizar o PC sem placa de vídeo por um tempo e depois realizar o upgrade.

2. Placa mãe: Gigabyte B450 Aorus M., DDR4.

3. Fonte: KCAS 600W.

4. Cooler fan 3x
5. Gabinete


Minha grande dúvida é... vou conseguir montar o PC e utilizar com esses itens q pretendo comprar? To esquecendo de algo??

essa fonte não é demais se for usar só o processador sem pretensão de uma placa de vídeo?

acho que n tá esquecendo nada não, só recomendaria um upgrade na memória, esse 5600g voa com 3200, e em dual channel então...
 
Algum motivo para o Upgrade?
Essa sua Placa consegue aguentar esse 5600 bem de boa até.
Pra um Upgrade dessa sua Placa mãe ai, acho que só uma X670, ela é considerada uma das melhores B450 e consegue ir pau a pau até contra certa X570.
No momento seria apenas um upgrade ou oportunidade de algum preço bom.
 
Galera eu tinha um I5 8400 com uma gtx 1060 mas quando a minha placa de vídeo morreu tinha uma grana a mais e as placas estavam baixando, resolvi pegar logo uma 3080 mas obviamente vocês já devem ter percebido que vai dar um gargalo monstro com a minha guerreira 6/6. Estou pensando em pegar 5700x, um amigo meu me sugeriu um I7 12700 tambem mas putz 2500R$ é um baita dinheirão. O que sugerem?
 
Galera estou precisando fazer upgrade de placa mãe e processador, meu i5 6600 + memorias ddr3 não da mais... Estou em duvida se pego um I3 12100f + Asus Prime H610M-E D4 no Brasil, ou kit Ryzen 5600 + Asus TUF gaming b450m pro no Aliexpress... Vou usar junto com uma RTX 3060 Ti. Valor de ambos os kits vai ser muito parecido... Porém o Kit intel (ACHO) que vai suportar futuros upgrades para 13 Geração... E agora o que faço?

 
Última edição:
Galera eu tinha um I5 8400 com uma gtx 1060 mas quando a minha placa de vídeo morreu tinha uma grana a mais e as placas estavam baixando, resolvi pegar logo uma 3080 mas obviamente vocês já devem ter percebido que vai dar um gargalo monstro com a minha guerreira 6/6. Estou pensando em pegar 5700x, um amigo meu me sugeriu um I7 12700 tambem mas putz 2500R$ é um baita dinheirão. O que sugerem?

Bom dia

Cara se você for para AMD o 5600X iria te atender acredito eu e um baita de um processador que pelo que vi ta segurando bem as placas RTX 3050 ate as 3080.

Eu não tenho isso tudo o meu e bem modesto mais pegarei uma 2060 em breve para o 5600g rsrs
 
Pessoal estou com um Ryzen 2600 aqui e vou montar um pc para a patroa com ele, qual mobo + placa de vídeo + fonte vocês recomendam? Quero gastar o mínimo possível pois o pc será usado para trabalho.
 
e essa fonte é horrivel

Tenho uma dessa: https://www.coolermaster.com/br/pt-br/catalog/power-supplies/mwe-series/mwe-500-bronze-v2/ e recomendo, silenciosa e estavel dentro de sua categoria
kkkkk tenho a mesma fonte coincidentemente, agora que vi que era uma kcas, antes só tinha visto os 600w, aí achei demais.

Pessoal, estou pretendo montar um computador para o meu irmão, apenas para trabalho (autocad, revit, programas de calculo e outros softwares de engenharia).
Estou pesquisando por cima, e gostaria de um auxilio para saber se a configuração que planejo realmente vai "casar":

Tenho um SSD SATA + um pente de memoria de 16GB 2666Mhz DDR4 para utilizar nele, e pretendo adquir os itens abaixo:

1. Processador: ADM Ryzen 5 5600G - escolhi ele por causa do vídeo integrado e não querer gastar tanto no momento com placa de vídeo. A intenção é utilizar o PC sem placa de vídeo por um tempo e depois realizar o upgrade.

2. Placa mãe: Gigabyte B450 Aorus M., DDR4.

3. Fonte: KCAS 600W.

4. Cooler fan 3x
5. Gabinete


Minha grande dúvida é... vou conseguir montar o PC e utilizar com esses itens q pretendo comprar? To esquecendo de algo??
fuja dessa kcas
 
Pessoal, sigo na dúvida aqui em relação à um novo kit...
Estou entre
12100f + h610m por R$1.250,00
11400f + h510m por R$1.550,00
12400f + h610m por R$1.750,00
O i3 me supriria tranquilamente hoje, mas penso que talvez um i5 me proporcionaria maior longevidade, já que não costumo trocar de kit com frequência (meu último usei por 7 anos haha).
Estava tentado a pegar o 12400f, mas vi alguns reviews dizendo que o cooler box e uma h610 dão conta dele, outros dizem que não recomendam, aí fico meio assim. Gastar além disso em outro chipset e cooler está fora de cogitação agora.
Então estava pensando em pegar um 11400f, meio termo no valor, e aproveitar o meu cooler atual. Será que vale a pena?
 
Última edição:
Pessoal, tenho uma 1650 (está na assinatura) e estou vendo uma melhora boa nos preços, está valendo a pena trocar de placa de vídeo no momento? Specs na assinatura. Estava pensando em pegar uma 6600, 2060, 2060s, 3050, etc. Melhor esperar ou comprar ali por Agosto/Setembro?
 
Boa noite pessoal, se puderem ajudar, agradeço.

Preciso de uma placa-mãe para meu pc, e como não entendo muito, estou na dúvida entre alguns modelos:
- Asrock B450M Steel Legend (não sei quase nada sobre essa marca, Asrock)
- B450 Aorus M
- Gigabyte B450M DS3H
- Asus TUF Gaming B450M Pro-II

Qual dessas é a melhor?
Se tiver outra melhor nessa faixa de preço, aceito sugestão.

O restante do setup:
Ryzen 7 2700 (stock) pois não entendo nada de overclock.
RX 570 Armour OC MSI
Corsair CX650
16GB RAM Crucial Ballisitix 3000Mhz
1 SSD e 1 HD

Vlw.
 
- Asrock B450M Steel Legend (não sei quase nada sobre essa marca, Asrock)
- B450 Aorus M
- Gigabyte B450M DS3H
- Asus TUF Gaming B450M Pro-II

Qual dessas é a melhor?
A TUF e a Steel Legend são as melhorzinhas, só tem que ver se você precisa/quer alguma conectividade específica na placa-mãe mas caso as duas atendam quanto à isso, a TUF poderia segurar um futuro upgrade pra Ryzen 9 sem problemas (mais relevante caso use pra trabalho pesados)
 
Galera eu tinha um I5 8400 com uma gtx 1060 mas quando a minha placa de vídeo morreu tinha uma grana a mais e as placas estavam baixando, resolvi pegar logo uma 3080 mas obviamente vocês já devem ter percebido que vai dar um gargalo monstro com a minha guerreira 6/6. Estou pensando em pegar 5700x, um amigo meu me sugeriu um I7 12700 tambem mas putz 2500R$ é um baita dinheirão. O que sugerem?
O 5700x vai te atender bem e se for somente para jogos, acho que um 12400f iria de boas também, mesmo sendo um 6/12.

Galera estou precisando fazer upgrade de placa mãe e processador, meu i5 6600 + memorias ddr3 não da mais... Estou em duvida se pego um I3 12100f + Asus Prime H610M-E D4 no Brasil, ou kit Ryzen 5600 + Asus TUF gaming b450m pro no Aliexpress... Vou usar junto com uma RTX 3060 Ti. Valor de ambos os kits vai ser muito parecido... Porém o Kit intel (ACHO) que vai suportar futuros upgrades para 13 Geração... E agora o que faço?

Acho que você deve por na balança as vantagens e desvantagens de comprar no Brasil ou no exterior. Vide garantia, taxas, preço e por aí vai. Mesmo o kit intel tendo margem maior para futuros upgrades, no lado da AMD ainda seria possível um up para o 5800X3D por exemplo, então creio que seja uma decisão sua, analisando bem ambas as situações.

Pessoal estou com um Ryzen 2600 aqui e vou montar um pc para a patroa com ele, qual mobo + placa de vídeo + fonte vocês recomendam? Quero gastar o mínimo possível pois o pc será usado para trabalho.
Que tipo de trabalho?
Depende de quais aplicações seriam utilizadas. No geral um pouco mais de memória e uma placa mais básica para dar vídeo, porém pode variar.

Pessoal, sigo na dúvida aqui em relação à um novo kit...
Estou entre
12100f + h610m por R$1.250,00
11400f + h510m por R$1.550,00
12400f + h610m por R$1.750,00
O i3 me supriria tranquilamente hoje, mas penso que talvez um i5 me proporcionaria maior longevidade, já que não costumo trocar de kit com frequência (meu último usei por 7 anos haha).
Estava tentado a pegar o 12400f, mas vi alguns reviews dizendo que o cooler box e uma h610 dão conta dele, outros dizem que não recomendam, aí fico meio assim. Gastar além disso em outro chipset e cooler está fora de cogitação agora.
Então estava pensando em pegar um 11400f, meio termo no valor, e aproveitar o meu cooler atual. Será que vale a pena?
Vai no 12400f, porém se o orçamento estiver muito apertado, iria no 12100f, principalmente se o seu foco for somente jogos. Dependendo da região que você mora, o cooler da Intel vai dar conta do uso em stock.

Pessoal, tenho uma 1650 (está na assinatura) e estou vendo uma melhora boa nos preços, está valendo a pena trocar de placa de vídeo no momento? Specs na assinatura. Estava pensando em pegar uma 6600, 2060, 2060s, 3050, etc. Melhor esperar ou comprar ali por Agosto/Setembro?
Os preços de agora não estão ruins, apesar de achar que vão cair um pouco mais, com essa alta no dólar e loucura na política brasileira (ainda mais em ano de eleição), tudo pode acontecer. Então é relativo, se tiver precisando com urgência e tiver com a grana em mãos é só correr pro abraço, mas se tiver receioso pode esperar um pouco, só que o mercado brasileiro é bem meme. :haha:
 
O 5700x vai te atender bem e se for somente para jogos, acho que um 12400f iria de boas também, mesmo sendo um 6/12.


Acho que você deve por na balança as vantagens e desvantagens de comprar no Brasil ou no exterior. Vide garantia, taxas, preço e por aí vai. Mesmo o kit intel tendo margem maior para futuros upgrades, no lado da AMD ainda seria possível um up para o 5800X3D por exemplo, então creio que seja uma decisão sua, analisando bem ambas as situações.


Que tipo de trabalho?
Depende de quais aplicações seriam utilizadas. No geral um pouco mais de memória e uma placa mais básica para dar vídeo, porém pode variar.


Vai no 12400f, porém se o orçamento estiver muito apertado, iria no 12100f, principalmente se o seu foco for somente jogos. Dependendo da região que você mora, o cooler da Intel vai dar conta do uso em stock.


Os preços de agora não estão ruins, apesar de achar que vão cair um pouco mais, com essa alta no dólar e loucura na política brasileira (ainda mais em ano de eleição), tudo pode acontecer. Então é relativo, se tiver precisando com urgência e tiver com a grana em mãos é só correr pro abraço, mas se tiver receioso pode esperar um pouco, só que o mercado brasileiro é bem meme. :haha:


Bom dia, se não for abuso da minha parte, consegue responder minha pergunta?
 
Que tipo de trabalho?
Depende de quais aplicações seriam utilizadas. No geral um pouco mais de memória e uma placa mais básica para dar vídeo, porém pode variar.

Nada demais, google chrome, sheets e etc. Queria algo em conta pois já tenho processador, memória e hd. Com isso vai faltar placa mãe, fonte e vga devido o processador não ter gráfico integrado, mas gastando bem pouco só para manter o pc disponível
 
Bom dia, se não for abuso da minha parte, consegue responder minha pergunta?
Claro amigo.

bom dia, sou novo aqui no fórum.

Queria saber qual opção seria melhor

•comprar uma placa de vídeo em alguma promoção;

•comprar uma mobo melhor; ou

•trocar todo meu kit pra 12 geração ou Ryzen.

Minha configuração:
Placa mãe: H310m E 2.0/BR
Processador: I5 9400
Gpu integrada: UHD 630
Air cooler: Gammax Pro V2
Memória: 8+4 (2666)
Armazenamento:
1 m.2 nvme 500gb pny
1 ssd sata 240gb
Fonte: Mwe 500w bronze V2

Estava pensando no upgrade de mobo porque parece que o m.2 da minha mobo é x2, aí atinge só os 800mb/s e a quantidade de pwm pra fans é ínfima, daí queria saber qual compensa mais, vi também em alguns post que é "uma plataforma morta". Poderiam me ajudar por favor? Esse i5 e fonte levam uma 6600 nessa mobo?
Como você não possui uma GPU, acho que seria uma ótima pegar logo a RX 6600/RX 6600 XT, uma vez que seu i5 vai pode levar ela nos jogos em FULL HD. Enquanto isso você poderia já ir juntando mais grana e pensar no próximo upgrade somente depois, já cogitando um setup DDR5 com preços melhores (atualmente estão custando um rim) e jogando todos os jogos em FULL HD enquanto isso.
Sua fonte vai aguentar numa boa tanto a RX 6600 quanto a RX 6600XT. Essa é a minha sugestão, boa sorte! :joia:

Nada demais, google chrome, sheets e etc. Queria algo em conta pois já tenho processador, memória e hd. Com isso vai faltar placa mãe, fonte e vga devido o processador não ter gráfico integrado, mas gastando bem pouco só para manter o pc disponível
Uma opção seria comprar uma placa de vídeo de entrada (só pra dar vídeo mesmo) e uma placa-mãe de entrada, podendo ir com uma fonte real de entrada (400w) ou algo mais simples como aquelas fontes Fortrek 300w já deve suprir. Porém os preços das GPUs "pra dar vídeo" estão bem meme, até mesmo uma simples GT710 estão pedindo 480 pila no Mercado Livre, e vi uma G210 por 300 reais, tão de brincadeira... :haha:

Uma outra opção seria você tentar anunciar esse Ryzen 2600, juntar com mais uma grana e importar um Ryzen 4650G (6/12) ou Ryzen 4300G (4/8), não sendo necessário a compra de uma placa de vídeo. Nos demais componentes seria basicamente o mesmo acima.
 
Claro amigo.


Como você não possui uma GPU, acho que seria uma ótima pegar logo a RX 6600/RX 6600 XT, uma vez que seu i5 vai pode levar ela nos jogos em FULL HD. Enquanto isso você poderia já ir juntando mais grana e pensar no próximo upgrade somente depois, já cogitando um setup DDR5 com preços melhores (atualmente estão custando um rim) e jogando todos os jogos em FULL HD enquanto isso.
Sua fonte vai aguentar numa boa tanto a RX 6600 quanto a RX 6600XT. Essa é a minha sugestão, boa sorte! :joia:


Uma opção seria comprar uma placa de vídeo de entrada (só pra dar vídeo mesmo) e uma placa-mãe de entrada, podendo ir com uma fonte real de entrada (400w) ou algo mais simples como aquelas fontes Fortrek 300w já deve suprir. Porém os preços das GPUs "pra dar vídeo" estão bem meme, até mesmo uma simples GT710 estão pedindo 480 pila no Mercado Livre, e vi uma G210 por 300 reais, tão de brincadeira... :haha:

Uma outra opção seria você tentar anunciar esse Ryzen 2600, juntar com mais uma grana e importar um Ryzen 4650G (6/12) ou Ryzen 4300G (4/8), não sendo necessário a compra de uma placa de vídeo. Nos demais componentes seria basicamente o mesmo acima.
muito obrigado, vou na xt então
 
Os preços de agora não estão ruins, apesar de achar que vão cair um pouco mais, com essa alta no dólar e loucura na política brasileira (ainda mais em ano de eleição), tudo pode acontecer. Então é relativo, se tiver precisando com urgência e tiver com a grana em mãos é só correr pro abraço, mas se tiver receioso pode esperar um pouco, só que o mercado brasileiro é bem meme. :haha:
PRECISAR eu não preciso, já esta "suprindo" , é mais porque um brother me fez uma proposta de venda de 2060s, ele disse que pretende vender ali por R$2000-2200 e estou analisando a possibilidade de compra-lá.
 
Pessoal, preciso de indicação de memória DDR4 2133 para meu sogro. Ele só olha Facebook e Youtube e nada mais.
Processador é um I5-6400 Skylake e placa mãe uma EX-B150M V3.
 
Fala pessoal, acabei abandonando console e voltando pro pc que é onde gosto de jogar e fiquei na duvida se dou um upgrade ou se basicamente preciso montar uma maquina completamente nova haha
Esse setup de 2013 ainda me atende impressionantemente bem, jogo muito indie mas sempre acabo jogando alguns AAA singleplayer e já queria estar preparado pro futuro próximo p/ jogos como Spider Man, Starfield, the callisto protocol etc
Meu setup atual é:
Gtx 770
i5 4670
8gb ram ddr3
1tb Hd
placa mãe gigabyte h87m-d3h

Imagino que se for dar um up, de imediato seria um SSD e 16gb ou 32gb de ram, porém fiquei na duvida se ser ddr3 vai atrapalhar muito ou se alguma placa como a 1660ti/rtx 2060, 3050 ou até uma 3060 seriam compatíveis e se teria muito gargalo

Eu nunca montei um Pc do zero, então caso a melhor opção seja trocar todas as peças, fico na duvida de tentar montar pela primeira vez ou gastar um pouco mais e já pegar montado
 
A TUF e a Steel Legend são as melhorzinhas, só tem que ver se você precisa/quer alguma conectividade específica na placa-mãe mas caso as duas atendam quanto à isso, a TUF poderia segurar um futuro upgrade pra Ryzen 9 sem problemas (mais relevante caso use pra trabalho pesados)
Obrigado;
Hoje vi que a TUF estava mais barata que as outras, e peguei ela.
Valeu pela ajuda
 
Boa noite!
Estou pra trocar de fonte já que uso uma há mais de 10 anos, e de quebra, um gabinete (a princípio o Lian Li Lancool II mesh white) e gostaria de controlar todas fans pela placa mãe, porém, a minha não tem ARGB header.
Alguma indicação de uma que não fuja muito da minha x470 gaming plus, mas com ARGB header? Obrigado.
 
Ryzen 5 4500 gargala uma rtx 3060 em competitivo tudo no mínimo? Atualmente tenho um ryzen 5 1600af a 3,9ghz que segura uns 30% dela. Ou teria que partirá para um ryzen 5 5500? Diferença de 100 reais de um para o outro.
 
Fala rapaziada, mandei la no topico da intel, mas acho que aqui enquadra melhor.

Qual mobo B660 ddr4 vocês recomendam para um 12400f?
O ideal é, mesmo não sendo ddr5, ter uma margem para upgrade para um i7 raptor bem la para frente então durabilidade e recursos mais novos (PCIE5.0 etc) também são importantes.
 
Boa tarde, a configuração do meu pc atualmente é:

ATHLON 3000G
A320MH BIOSTAR
8GB GEIL SUPERLUCE
SSD 120GB + HD 500
GABINETE MANCER ARGON
FONTE MANCER THUNDER 400W


Eu quero fazer um upgrade nesse meu pc e ainda pegar um monitor novo, o que recomendam?

eu tava olhando um r5 3600 na terabyte que já vem com o cooler e talvez uma 1650 que não consome tanto assim então seria até que tranquilo pra minha fonte, mas eu tambem posso pensar em pegar uma 1660 se der pra minha fonte, e sobre monitor eu tava olhando uns 144hz da lg, um ultra gear por exemplo, mas eu tambem penso em pegar um ultrawide 75hz da lg, o que vcs fariam no meu caso?

eu não quero comprar no aliexpress dessa vez, prefiro tudo no brasil mesmo, o que recomendam? to mais na dúvida da placa de video e processador, e eu também vou pegar mais 1 pente de 8 pra ficar 16, só quero jogar uns jogos até que mais leves, valorant, rocket league, um gta rp, e as vezes uns modo historia que eu nao me importo muito em ter altas taxas de quadro

:)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo