[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ScrooW
  • Data de Início Data de Início
Seasonic lança nova série de fontes de alimentação FOCUS GX (2024) com design OptiSink.

Tendo recebido muitos comentários positivos de parceiros e visitantes durante seu primeiro anúncio na Computex 2024, a Sea Sonic tem o orgulho de lançar a nova Seasonic FOCUS GX (2024) Series. Seguindo os passos das populares fontes de alimentação da série FOCUS, esta nova iteração apresenta recursos inovadores que aspiram seguir o legado e posicionar o FOCUS GX (2024) no novo centro das atenções.

Apresentando um marco tecnológico: OptiSink
O FOCUS GX (2024) foi redesenhado com um novo layout de PCB e é produzido durante um novo processo de fabricação envolvendo tecnologia de montagem em superfície automatizada. O design aprimorado também inclui o uso de MOSFETs menores e componentes de dissipador de calor, o que aumenta o espaço interno dentro da PSU para promover melhor fluxo de ar. Todos esses aprimoramentos não apenas melhoram a qualidade geral da série FOCUS GX (2024), mas também a tornam mais eficiente e mais confiável a longo prazo.

ZHYJ5lq.jpeg

fC4hNh9.jpeg

fRP6zEv.jpeg

Z9N0ZBX.jpeg

v6YHQH4.jpeg

Transição da Tecnologia Tradicional para a Nova
Em comparação com soluções térmicas tradicionais, esse layout atualizado, denominado OptiSink, aumenta o espaço interno em aproximadamente 48%, facilitando melhor movimento de ar. Em carga total, o ventilador da fonte de alimentação pode trocar calor a uma taxa significativamente mais rápida devido ao maior espaço disponível, resultando em eficiência geral aprimorada e promovendo uma operação ecologicamente correta.

W2uC8XC.jpeg

Inovação-chave em design térmico
Durante a fabricação, o MOS (Metal-Oxide Semiconductor) é soldado diretamente na superfície de cobre do PCB (Printed Circuit Board), para aproveitar a condutividade térmica superior do cobre. Essa abordagem contrasta fortemente com o método mais antigo de usar parafusos e almofadas térmicas para montar o MOS em dissipadores de calor de alumínio.

L7CSH3F.jpeg

Características
  • ATX 3.1 e PCIe 5.1
  • Certificado 80 Plus Gold
  • Design de cabeamento totalmente modular
  • Cabo nativo 12V-2x6
  • Tamanho compacto (140 mm)
  • Ventilador de rolamento dinâmico de fluido (FDB) de 135 mm
  • Controle de ventilador digital Seasonic
  • Capacitores eletrolíticos de alumínio japoneses de 105 °C altamente confiáveis
  • Regulação de tensão apertada (12 V, 5 V e 3,3 V) [± 3%]
  • Design de conexão sem cabos
  • Suporte à tecnologia Multi-GPU
  • 10 anos de garantia
Disponibilidade e MSRP
  • China: disponível, Europa: outubro de 2024, América do Norte: meados de novembro de 2024, resto do mundo: final do terceiro trimestre/quarto trimestre de 2024 em diante
  • FOCUS GX-750: US$ 129,99 (EUA) / € 119,90 (Europa) / US$ 119,99 (ROW)
  • FOCUS GX-850: US$ 149,99 (EUA) / € 139,90 (Europa) / US$ 139,99 (ROW)
  • FOCUS GX-1000: US$ 189,99 (EUA) / € 169,90 (Europa) / US$ 169,99 (ROW)
  • FOCUS GX-750 Branco: US$ 139,99 (EUA) / € 129,90 (Europa) / US$ 129,99 (ROW)
  • FOCUS GX-850 Branco: US$ 159,99 (EUA) / € 149,90 (Europa) / US$ 149,99 (ROW)
  • FOCUS GX-1000 Branco: US$ 199,99 (EUA) / € 199,90 (Europa) / US$ 179,99 (ROW)
Fonte: Seasonic

Estou pensando em montar um novo PC para mim e passar o da assinbatura para o meu filho, por isso ando jpa vendo as peças e estou vendo muitas fontes da Superframe. estou pensando em pegar uma de 850w ou 1000w, vga provavelmente será uma 4080s. A Superframe é uma marca confiavel nos quesitos qualidade e garantia?

Estou pensando em montar um novo PC para mim e passar o da assinbatura para o meu filho, por isso ando jpa vendo as peças e estou vendo muitas fontes da Superframe. estou pensando em pegar uma de 850w ou 1000w, vga provavelmente será uma 4080s. A Superframe é uma marca confiavel nos quesitos qualidade e garantia?
Vai de SuperFlower mano, chances bem menores de te dar dor de cabeça

Pessoal, boa noite!

Gostaria de uma indicação de fonte!

Estou desconfiando que minha fonte foi pro saco... comprei uma 7800XT, chegou hoje e estou com desligamento repentino aqui ao usar qualquer stress nela.

Segurou um teste de 8 min no furmark e reiniciou.

Setup:

Ryzen 5600 (sem over)
B450M Steel Legend
2x8 XPG D50 3200Mhz
7800XT XFX (Versão MagAir não é OC)
Fonte EVGA 700BR (700W)

Imaginei que a fonte estava sobrando para o meu setup.

Alguma indicação?
Ia na 750w kyber (mas vi o teste do teclab e foi só decepção).

Amanhã estarei com uma cooler Master mwe 750w testando no setup (caso também tenha reinício repentino) terei que testar os outros componentes...

Mas já adiantando, quero já ter uma escolha de fonte certa!

Conto com o apoio de vocês! Obrigado.
Senhores! Nesse caso era fonte mesmo.

EVGA 700W BR foi pro saco!

Comprei a MSI MAG A850GL PCIE
10 anos de garantia foi bem tentador
Promo que aparece por 549 na 1000 gigas.

É isso, agora aguardar chegar.

Tem que ver também não apenas o prazo (duração) da garantia, mas também a efetivação da mesma... tem muita empresa que diz ter 10 anos e na hora de acionar o RMA é um parto e arrumam mais desculpas e meios de não atender... nesse caso acaba sendo melhor uma que dá apenas 5 anos mas que são efetivos, do que uma que dá 10 anos mas que acabam sendo "fake".
Então oq vc me recomendaria, de 1000w com oq temos no mercado do Brasil hoje ?

Fala pessoal. To na busca de uma fonte de 850w num preço decente, porém de procedência e com conector 12VHPWR, pra não precisar usar adaptador com a placa de vídeo.
Config: Ryzen 7800x3d e uma RTX 4070 TI Super. Pesquisando o pessoal recomendou bastante a Corsair RM850E, mas vi também vários relatos da ventoinha ser muito barulhenta.
O que vocês recomendam?

Última edição:
Fala pessoal. To na busca de uma fonte de 850w num preço decente, porém de procedência e com conector 12VHPWR, pra não precisar usar adaptador com a placa de vídeo.
Config: Ryzen 7800x3d e uma RTX 4070 TI Super. Pesquisando o pessoal recomendou bastante a Corsair RM850E, mas vi também vários relatos da ventoinha ser muito barulhenta.
O que vocês recomendam?
TUF 850w por 800 reais no momento

Pessoal, alguem ja tentou acionar a garantia da corsair recentemente? Minha fonte está dropando tensão e preciso acionar o RMA. Tenho visto alguns videos sobre como acionar, demonstram uma pagina em portugues, mas essa pagina em PT-BR parece não existir mais, me redirecionam pra abertura de um ticket em pagina gringa.
Seria por aí mesmo?

Pessoal, alguem ja tentou acionar a garantia da corsair recentemente? Minha fonte está dropando tensão e preciso acionar o RMA. Tenho visto alguns videos sobre como acionar, demonstram uma pagina em portugues, mas essa pagina em PT-BR parece não existir mais, me redirecionam pra abertura de um ticket em pagina gringa.
Seria por aí mesmo?
Da uma olhada no tópico dedicado a isso, se não for na últimapágina tem na anterior o link para acionar o RMA

Seria por aí mesmo?
O colega @sid_brain já respondeu, mas atente-se também ao seguinte detalhe: Se sua fonte for importada, mesmo que tenha sido comprada no Brasil com NF e tudo, o RMA se dará no País ao qual o produto foi destinado oficialmente, inclusive as tratativas deverão ser no idioma daquele País... muito cuidado com qual loja vcs compram seus produtos Corsair.

Seria por aí mesmo?
Pode fazer por lá mesmo que o suporte do Brasil vai ter responder por e-mail.
Semana passada estava com problema nos leds das minhas memórias e abri o pedido nessa pagina gringa mesmo e no dia seguinte já recebi retorno do suporte BR deles.

Pessoal, alguém sabe se as ROG Loki SFX-L possuem a entrada de 16-pin revisado? O 12V-2x6 em vez do 12VHPWR?

Nas specs do site fala ATX 3.1 Compatible (significa que é 12V-2x6 no lado da PSU?) mas na Pichau e em todos os unboxings que eu vi fala ATX 3.0 (12VHPWR).

Boa noite,

Estou pensando em pegar uma fonte de 1000w que não passe de 1000 reais, alguma indicação?
Só vai achar bombas de 1000w abaixo de mil reais, até algumas bombas de 1000w já estão custando acima de 1k.
Gasta ai uma besteirinha a mais tipo 100 a 200 reais a mais e já pega uma fonte boa, olha essa corsair RM1000x por 1100 na Kabum.

Fonte é coisa séria, merece um carinho maior rsrs.

Boa noite,

Estou pensando em pegar uma fonte de 1000w que não passe de 1000 reais, alguma indicação?
Mais primeiro vc precisa realmente de uma fonte de 1000w ou esta jogando muita margem acima do que realmente necessita? Uma XPG de 850w Gold ja da conta de 95% das configurações.

Só vai achar bombas de 1000w abaixo de mil reais, até algumas bombas de 1000w já estão custando acima de 1k.
Gasta ai uma besteirinha a mais tipo 100 a 200 reais a mais e já pega uma fonte boa, olha essa corsair RM1000x por 1100 na Kabum.

Fonte é coisa séria, merece um carinho maior rsrs.
Tem RM850x por 700 e pouco… vale ainda mais a pena.
Além disso, hoje, uma fonte de 850W de confiança atende 100% das CPUs de consumo disponíveis.

boa tarde, a configuração que estou pensando em fazer é a seguinte:

I9-14900KF
RTX 4080 Super
Gabinete Gamer Pichau Voyager One, ARGB, Full-Tower
Memoria Kingston Fury Beast, RGB, 16GB (2x8GB), DDR5, 6000MHz
Placa Mae Gigabyte Z790 Gaming X AX, DDR5, Socket LGA1700, ATX
Watercooler Custom Tt Pacific C240, 240mm
SSD 1 TB Kingston Fury Renegade, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 7300MB/s e Gravação: 6000MB/s
SSD SATA Kingston A400 960GB, 2.5", Leitura: 500MB/s e Gravação: 450MB/s, Preto

Seria possível usar uma de 850w com essa configuração?

Aproveito para perguntar se essa configuração cabe neste gabinete tranquilamente.

boa tarde, a configuração que estou pensando em fazer é a seguinte:

I9-14900KF
RTX 4080 Super
Gabinete Gamer Pichau Voyager One, ARGB, Full-Tower
Memoria Kingston Fury Beast, RGB, 16GB (2x8GB), DDR5, 6000MHz
Placa Mae Gigabyte Z790 Gaming X AX, DDR5, Socket LGA1700, ATX
Watercooler Custom Tt Pacific C240, 240mm
SSD 1 TB Kingston Fury Renegade, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 7300MB/s e Gravação: 6000MB/s
SSD SATA Kingston A400 960GB, 2.5", Leitura: 500MB/s e Gravação: 450MB/s, Preto

Seria possível usar uma de 850w com essa configuração?

Aproveito para perguntar se essa configuração cabe neste gabinete tranquilamente.
Dá pra usar? Dá, mas sem saber exatamente o que você vai fazer com o PC complica, se você pretende usar o 14900KF sem limite nenhum e deixar ele puxar >300w enquanto a GPU com OC possivelmente usando >350w ao mesmo tempo aí eu diria que tá no limite e olharia pelo menos 1000w, agora se vai usar pra jogos que o consumo tende a ser BEM menor, vai usar undervolt em CPU/GPU etc alivia MUITO a situação então a resposta é depende

Meu PC com 7800x3D + RTX 4080 acho que nunca sequer chegou a ligar o fan da PSU porque fica sempre em <350w já que uso a GPU praticamente sempre com undervolt, mas se fosse deixar o pau comer daria pra puxar 400w só da GPU, mas aí eu é que não vejo muito sentido em consumir 100-150w a mais pra ganhar uns <5% de desempenho, então sem saber tanto o uso do PC quanto as condições de uso não dá pra dizer ao certo

Dá pra usar? Dá, mas sem saber exatamente o que você vai fazer com o PC complica, se você pretende usar o 14900KF sem limite nenhum e deixar ele puxar >300w enquanto a GPU com OC possivelmente usando >350w ao mesmo tempo aí eu diria que tá no limite e olharia pelo menos 1000w, agora se vai usar pra jogos que o consumo tende a ser BEM menor, vai usar undervolt em CPU/GPU etc alivia MUITO a situação então a resposta é depende

Meu PC com 7800x3D + RTX 4080 acho que nunca sequer chegou a ligar o fan da PSU porque fica sempre em <350w já que uso a GPU praticamente sempre com undervolt, mas se fosse deixar o pau comer daria pra puxar 400w só da GPU, mas aí eu é que não vejo muito sentido em consumir 100-150w a mais pra ganhar uns <5% de desempenho, então sem saber tanto o uso do PC quanto as condições de uso não dá pra dizer ao certo
Boa tarde,

Eu iria usar limitado, tanto a GPU/CPU.

Boa tarde,

Eu iria usar limitado, tanto a GPU/CPU.
Aí já dá pra usar 850w com uma margem boa ainda mais se o foco for jogos e/ou não usar os 2 em 100% load ao mesmo tempo, acho que o 14900K com os limites da Intel é 250w~ e a 4080 Super 320w~, com undervolt a 4080 Super cai fácil pra margem de 250w~ e o i9 cai um pouco também mas se o foco for jogos vai geralmente ficar significativamente abaixo disso

Algo que eu faria diferente é pegar 2x16gb logo, e não sei se faz questão do WC custom por algum motivo também mas se for usar dentro dos limites da Intel e ainda com undervolt dá pra economizar uma boa grana aí pegando um AIO

Aí já dá pra usar 850w com uma margem boa ainda mais se o foco for jogos e/ou não usar os 2 em 100% load ao mesmo tempo, acho que o 14900K com os limites da Intel é 250w~ e a 4080 Super 320w~, com undervolt a 4080 Super cai fácil pra margem de 250w~ e o i9 cai um pouco também mas se o foco for jogos vai geralmente ficar significativamente abaixo disso

Algo que eu faria diferente é pegar 2x16gb logo, e não sei se faz questão do WC custom por algum motivo também mas se for usar dentro dos limites da Intel e ainda com undervolt dá pra economizar uma boa grana aí pegando um AIO
Beleza, obrigado pela ajuda!

Uma ultima pergunta aproveitando.

O gabinete que escolhi comporta todas as peças sem problemas?

Super Flower revela a poderosa e inovadora linha de produtos Leadex III ATX 3.1

A Super Flower, líder em unidades de fonte de alimentação (PSUs) de alto desempenho, tem o prazer de anunciar o lançamento de uma linha completa de produtos que vai além de suas renomadas PSUs. Esta expansão abrangente inclui resfriadores de ar, resfriadores de água, ventoinhas de gabinete e chassis, com o objetivo de fornecer aos entusiastas de PC uma gama mais ampla de componentes que oferecem desempenho e apelo estético. Os novos produtos são projetados para atender às diversas necessidades de jogadores, criadores de conteúdo e entusiastas de tecnologia que buscam soluções confiáveis e de alta qualidade para suas construções personalizadas.

Liderando a linha está o Leadex III ATX 3.1, disponível em configurações de 650 W, 750 W, 850 W, 1000 W e 1300 W. Esta PSU exemplifica o compromisso da Super Flower com a excelência, oferecendo desempenho, eficiência e segurança incomparáveis até mesmo para os sistemas mais exigentes. Seus recursos avançados atendem tanto a jogadores quanto a usuários avançados, garantindo estabilidade e confiabilidade sob cargas intensas.

TUkpCjg.jpeg

34xB7nB.jpeg

Destaques do produto Leadex III ATX 3.1:
  • Compatibilidade com ATX 3.1: O Leadex III GE atende às especificações mais recentes do Intel ATX 3.1, suportando até 200% de excursão de energia para estabilidade e desempenho superiores do sistema. O design inclui terminais HCS e soquetes duplos de 8 pinos no painel modular para um soquete de 12+4 pinos no lado da GPU, aumentando a segurança ao evitar problemas de flexão em ângulo alto.
  • Resfriamento avançado: com uma ventoinha FDB de 140 mm com um design de lâmina exclusivo, o Leadex III ATX 3.1 oferece alto fluxo de ar e resfriamento estável, contribuindo para um ambiente de sistema mais silencioso.
  • Eixo de cobre durável: o eixo de cobre ao redor do rolamento pode resistir a altas temperaturas durante altas RPM, melhorando assim a estabilidade e a durabilidade durante a operação, melhorando a dissipação de calor e estendendo a vida útil da PSU.
  • Conector de fivela patenteado (20+4) Pin: Incorporando nova tecnologia patenteada (Patente nº: Taiwan M563575; China 7566010; EUA), o design inovador da fivela garante uma conexão segura e estável.
  • Estabilidade de energia excepcional: a PSU oferece saída CC estável (+12 V, +5 V, +3,3 V), melhorias de carga dinâmica, medições de ondulação excepcionalmente baixas e baixa ondulação de tensão de saída, garantindo desempenho confiável para aplicações exigentes.
  • Design ECO: Possui controle de ventoinha ECO atuando como um modo sem ventoinha para reduzir o ruído, aumentar a vida útil da ventoinha e aumentar a eficiência.
  • Totalmente modular e flexível: 100% totalmente modular com cabos de fita ultraflexíveis para gerenciamento de cabos sem esforço, o que ajuda a manter uma estrutura limpa e organizada.
  • Certificação 80 Plus Gold: alcançando até 87% de eficiência com carga nominal de 20% e 100%, e 90% de eficiência com carga de 50%.
  • Recursos de proteção robustos: inclui mecanismos de proteção abrangentes, como proteção contra sobretensão, proteção contra sobrecorrente, proteção contra sobrecarga de energia, proteção contra curto-circuito, proteção contra subtensão, proteção contra superaquecimento, operação sem carga e proteção contra surtos e irrupções.
  • Capacitor principal japonês: Capacitor japonês de primeira linha para garantir estabilidade, durabilidade e desempenho.
Preços e links de produtos:
O Leadex III ATX 3.1 foi projetado para atender às necessidades em evolução de jogadores, entusiastas e profissionais, oferecendo eficiência de energia excepcional e confiabilidade do sistema.

Disponível: https://www.newegg.com/Seller-Store/Super-Flower

Super Flower revela a poderosa e inovadora linha de produtos Leadex III ATX 3.1

A Super Flower, líder em unidades de fonte de alimentação (PSUs) de alto desempenho, tem o prazer de anunciar o lançamento de uma linha completa de produtos que vai além de suas renomadas PSUs. Esta expansão abrangente inclui resfriadores de ar, resfriadores de água, ventoinhas de gabinete e chassis, com o objetivo de fornecer aos entusiastas de PC uma gama mais ampla de componentes que oferecem desempenho e apelo estético. Os novos produtos são projetados para atender às diversas necessidades de jogadores, criadores de conteúdo e entusiastas de tecnologia que buscam soluções confiáveis e de alta qualidade para suas construções personalizadas.

Liderando a linha está o Leadex III ATX 3.1, disponível em configurações de 650 W, 750 W, 850 W, 1000 W e 1300 W. Esta PSU exemplifica o compromisso da Super Flower com a excelência, oferecendo desempenho, eficiência e segurança incomparáveis até mesmo para os sistemas mais exigentes. Seus recursos avançados atendem tanto a jogadores quanto a usuários avançados, garantindo estabilidade e confiabilidade sob cargas intensas.

TUkpCjg.jpeg

34xB7nB.jpeg

Destaques do produto Leadex III ATX 3.1:
  • Compatibilidade com ATX 3.1: O Leadex III GE atende às especificações mais recentes do Intel ATX 3.1, suportando até 200% de excursão de energia para estabilidade e desempenho superiores do sistema. O design inclui terminais HCS e soquetes duplos de 8 pinos no painel modular para um soquete de 12+4 pinos no lado da GPU, aumentando a segurança ao evitar problemas de flexão em ângulo alto.
  • Resfriamento avançado: com uma ventoinha FDB de 140 mm com um design de lâmina exclusivo, o Leadex III ATX 3.1 oferece alto fluxo de ar e resfriamento estável, contribuindo para um ambiente de sistema mais silencioso.
  • Eixo de cobre durável: o eixo de cobre ao redor do rolamento pode resistir a altas temperaturas durante altas RPM, melhorando assim a estabilidade e a durabilidade durante a operação, melhorando a dissipação de calor e estendendo a vida útil da PSU.
  • Conector de fivela patenteado (20+4) Pin: Incorporando nova tecnologia patenteada (Patente nº: Taiwan M563575; China 7566010; EUA), o design inovador da fivela garante uma conexão segura e estável.
  • Estabilidade de energia excepcional: a PSU oferece saída CC estável (+12 V, +5 V, +3,3 V), melhorias de carga dinâmica, medições de ondulação excepcionalmente baixas e baixa ondulação de tensão de saída, garantindo desempenho confiável para aplicações exigentes.
  • Design ECO: Possui controle de ventoinha ECO atuando como um modo sem ventoinha para reduzir o ruído, aumentar a vida útil da ventoinha e aumentar a eficiência.
  • Totalmente modular e flexível: 100% totalmente modular com cabos de fita ultraflexíveis para gerenciamento de cabos sem esforço, o que ajuda a manter uma estrutura limpa e organizada.
  • Certificação 80 Plus Gold: alcançando até 87% de eficiência com carga nominal de 20% e 100%, e 90% de eficiência com carga de 50%.
  • Recursos de proteção robustos: inclui mecanismos de proteção abrangentes, como proteção contra sobretensão, proteção contra sobrecorrente, proteção contra sobrecarga de energia, proteção contra curto-circuito, proteção contra subtensão, proteção contra superaquecimento, operação sem carga e proteção contra surtos e irrupções.
  • Capacitor principal japonês: Capacitor japonês de primeira linha para garantir estabilidade, durabilidade e desempenho.
Preços e links de produtos:
O Leadex III ATX 3.1 foi projetado para atender às necessidades em evolução de jogadores, entusiastas e profissionais, oferecendo eficiência de energia excepcional e confiabilidade do sistema.

Disponível: https://www.newegg.com/Seller-Store/Super-Flower
Uma sentença me chamou atenção: "Capacitor principal japonês"... uai, e os demais? Seria esse o motivo dessas fontes serem apenas GOLD?
Outro detalhe que se destacou: Não mostraram foto direta do painel de conectores... essa SuperFlower tá com cara de XPG kkkkk

Uma sentença me chamou atenção: "Capacitor principal japonês"... uai, e os demais? Seria esse o motivo dessas fontes serem apenas GOLD?
Outro detalhe que se destacou: Não mostraram foto direta do painel de conectores... essa SuperFlower tá com cara de XPG kkkkk
Da pra desconfiar não montrando o painel de conectores mas vamos esperar mais notícias e claro review dessa série.

Pessoal,

Fonte 850w Gold para levar um 7900 + b650 + 4060

Superflower, MSI ou XPG?

Users who are viewing this thread

Voltar