[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
Aguém conhece o ventilador Arctic P14 PWM ? Url de referência

Estava pensando em comprar alguns de 140 mm para o gabinete
Eu tenho As Artics p14. Uso no meu radiador de 280mm. São as melhores ventoinhas de 140mm que existem no mercado. Recomendo fortemente. lançou recentemente a versão dessas fans com ARGB la fora.

Muito melhores que as Kaze Flex de 1800rpm as P14 normais que chegam até 1700 rpm. Mas mais caras também. Não compraria essa silent. A p14 é incrivelmente silenciosa. Em 1500rpm ela faz menos ruído que a Kaze flex a 1200. E em velocidade máxima, 1700 rpm, faz barulho similar a kaze flex em 1350 rpm... E em 1700 rpm ela move mais ar do que a Kaze flex em velocidade máxima de 1800 rpm.

Thermalright lança quadro corretor de dobras para processadores Alder Lake.

A empresa taiwanesa Thermalright lançou recentemente o LGA1700-BCF (Bending Corrector Frame) para mitigar o risco de dobrar e deformar com os processadores Intel Alder Lake de 12ª geração. A Intel divulgou anteriormente que seus processadores Alder Lake podem apresentar deformações leves como resultado de alterações no design do dissipador de calor integrado (IHS), mas que os processadores ainda funcionam dentro das especificações. Este novo produto da Thermalright visa evitar essa distorção, apesar de a Intel avisar que qualquer modificação de terceiros pode anular a garantia dos processadores Alder Lake. A Thermalright LGA1700-BCF já está disponível para compra por 39 RMB (6 USD) nas opções de cores vermelho e prata com suporte para placas-mãe H610, B660 e Z690.

fpkMYXJ.jpg

40Xy64S.jpg

l1wcvp5.jpg

Eu tenho As Artics p14. Uso no meu radiador de 280mm. São as melhores ventoinhas de 140mm que existem no mercado. Recomendo fortemente. lançou recentemente a versão dessas fans com ARGB la fora.

Muito melhores que as Kaze Flex de 1800rpm as P14 normais que chegam até 1700 rpm. Mas mais caras também. Não compraria essa silent. A p14 é incrivelmente silenciosa. Em 1500rpm ela faz menos ruído que a Kaze flex a 1200. E em velocidade máxima, 1700 rpm, faz barulho similar a kaze flex em 1350 rpm... E em 1700 rpm ela move mais ar do que a Kaze flex em velocidade máxima de 1800 rpm.
Pelas especificações a P14 vence pelo silêncio

Kaze flex 140mmArctic P14 PWM
Velocidade do ventilador: 300 (± 200) ~ 1800rpm (± 10%)200 - 1700 rpm
Fluxo de ar: 28,5434 ~ 171,2602 m³ / h72,8 CFM / 123,76 m³ / h
Pressão estática: 0,08 ~ 2,81 mm H₂O2,40 mm H₂O
Nível de ruído: 4,19 ~ 26,45 dBA10,64 dB

Fluxo de ar: 171 m³ / h vs 123 m³ / h
Pressão estática: 2,81 mm H₂O vs 2,40 mm H₂O
Ruído: 26,45 dBA vs 10,64 dB

A menos que existam incoerências nestas estimativas, a Kaze me parece uma boa opção

Usava as NF-A14 aqui e troquei pelas Kaze 1800rpm, e há tempos quero as P14 mas tive preguiça de importar kkkkk, e me dá agonia ver o preço que pagam lá fora e comparar com o Ali, povo pagando $30-35 num 5-pack e no Ali cada um fica por 80-100 reais :crycat:

Mas acho que vou pegar 2 pra testar de curioso, nem espero mudança nas temps (assim como não vi mudar da NF-A14 pra Kaze) ou quanto a ruído porque geralmente uso RPM baixo, já testei e tanto CPU/GPU muda 0 ou quase 0 aqui se boto os frontais a 40%, 75% ou 100%, o que vejo diferença mesmo é nas temps dos M2, as NF-A14 são legais porque reduzindo pra 0 o pwm desligavam e ficavam passivas, então pra quem pensa em usar passivo as vezes pra reduzir a poeira é legal, não sei sobre a P14 mover mais ar vs a Kaze sem testar direitinho mas todas essas 3 citadas são boas em desempenho, não dá pra considerar 100% as informações entre diferentes fabricantes, mas acho que entre as 3 peso pro lado da P14 pelo conjunto mesmo sem ter usado ainda

Aqui mostra um pouco do ruído delas em noise-normalized e full speed

Pelas especificações a P14 vence pelo silêncio

Kaze flex 140mmArctic P14 PWM
Velocidade do ventilador:300 (± 200) ~ 1800rpm (± 10%)200 - 1700 rpm
Fluxo de ar:28,5434 ~ 171,2602 m³ / h72,8 CFM / 123,76 m³ / h
Pressão estática:0,08 ~ 2,81 mm H₂O2,40 mm H₂O
Nível de ruído:4,19 ~ 26,45 dBA10,64 dB

Fluxo de ar: 171 m³ / h vs 123 m³ / h
Pressão estática: 2,81 mm H₂O vs 2,40 mm H₂O
Ruído: 26,45 dBA vs 10,64 dB

A menos que existam incoerências nestas estimativas, a Kaze me parece uma boa opção
Cara essa tabela é retirada dos fabricantes?
Nenhuma tabela de fabricante é confiável principalmente na questão de medição de barulho, e esse é o aspecto mais importante de uma ventoinha. Eu tenho a Kaze flex também além da P14.

A Kaze flex é boa até uns 1250 rpm, mas ela fica MUITO barulhenta acima disso, MUITO mais barulho a 30 cms de distância com o pc do seu lado do que 26dbas.

E 10dba tb é ridiculamente baixo, pra p14 apesar da p14 ser MUITO mais silenciosa que a kaze flex. Veja o vídeo que o colega a cima compartilhou, foi ele que me convenceu a importar a p14, ela é boa naquele nível mesmo.

Última edição:
estou tentando achar o kit de compatibildade para 1700, ja ue a minha pl 1150 z97,ta dano problema e nao acho outra por aqui.
Entra em contato com a corsair e pede o kit compatível para o lga1700 na verdade era pra vim junto no WC.

Cara essa tabela é retirada dos fabricantes?
Nenhuma tabela de fabricante é confiável principalmente na questão de medição de barulho, e esse é o aspecto mais importante de uma ventoinha. Eu tenho a Kaze flex também além da P14.

A Kaze flex é boa até uns 1250 rpm, mas ela fica MUITO barulhenta acima disso, MUITO mais barulho a 30 cms de distância com o pc do seu lado do que 26dbas.

E 10dba tb é ridiculamente baixo, pra p14 apesar da p14 ser MUITO mais silenciosa que a kaze flex. Veja o vídeo que o colega a cima compartilhou, foi ele que me convenceu a importar a p14, ela é boa naquele nível mesmo.

As tabelas eu montei fazendo pesquisas nos sites dos fabricantes, revendores de algumas fans e add a Kaze.
Ouvi dizer que alguns mentem sobre as especificações, o que pelo jeito é real. Pode ser que seja o caso

Vi justamente esses vídeos e um de 2021 - - que me deixou bem interessado na P14.
Vlw pelos comentários, nada como utilizar o produto na prática e compartilhar suas experiências

Ouvi dizer que alguns mentem sobre as especificações, o que pelo jeito é real. Pode ser que seja o caso
Acho que não que mintam mas como não tem um padrão de como testar cada um deve fazer do seu jeito, não divulgam como é feito e cada um puxa sardinha pro seu lado aí pode dar uma discrepância grande, se for ver as A12x25 da Noctua pelas specs tem 60cfm e 2,34mmh2o que é menos que a Sickleflow por exemplo, mas mesmo assim eram tidas como melhor fan 120mm até aparecer o T30

As Akasa sempre ouço falar bem por exemplo mas creio que seja a mesma coisa, era coisa de 80-85cfm e 3mmh2o, esse canal aqui era bem legal, pena que morreu, GN comprou um setup legal pra testar então imagino que em breve deve ter uns testes bem legais, não sei se vai ser algo similar à isso pra "tabelar" os fans e ver como são na prática mesmo

Pessoal o tópico aqui é sobre Aircooler e Watercooler se quiserem opinar e compatilhar videos de fans tem um tópico para isso aqui mesmo no fórum.

GELID lança cooler para processadores Tranquillo Rev 5.

A inovadora tecnológica GELID Solutions apresenta o mais recente cooler de alto desempenho para CPU AMD e Intel. O Rev. 5 TRANQUILLO é um produto da linha de produtos GELID Solutions GAMER. O Rev. 5 TRANQUILLO é a mais recente iteração da premiada linha Tranquillo de coolers de CPU de baixo ruído e inclui um revestimento eletroforético preto de alta classe aprimorado com um ventilador silencioso totalmente preto.

A ventoinha silenciosa de 120 mm com PWM inteligente de 4 pinos, que usa uma constelação do dissipador de calor avançado com 4 tubos de calor com a tecnologia de contato direto de tubo de calor (HDC), oferece o melhor desempenho da categoria. Tamanho compacto, design leve e montagem perfeita garantem ampla compatibilidade entre plataformas e fácil instalação. Suporte total de TDP 150 W. A pasta térmica GC-Pro de alto desempenho e o kit de montagem tudo-em-um para vários soquetes de CPU: AM4, AM3+, AM3, AM2+, AM2, LGA1700, LGA2066, LGA2011-v3, LGA2011, LGA1200, LGA1366, LGA1156, LGA1155, LGA1151, LGA1150, FM2+, FM2, FM1.

yXCttxJ.jpg

UW80fzM.jpg

d6TlnLY.jpg

bBbS3YA.jpg

NGbzkwS.jpg

O refrigerador está em conformidade com RoHS e WEEE e tem uma garantia de 5 anos.

"Nosso cooler para CPU mais vendido finalmente recebe uma atualização, agora com suporte para soquetes AMD AM4 e Intel LGA1700 prontos para uso e apresentando toda a estética Black ", disse Gebhard Scherrer, diretor de vendas da GELID Solutions Ltd.

O TRANQUILLO Rev. 5 tem um preço sugerido de USD 35,00 ou EUR 34,00. Para mais informações e para comprar, visite esta página .
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Hanbo Chroma - Primeira unidade de refrigeração a água all-in-one da Razers.

A Razer anunciou que começará a lidar com o primeiro dispositivo de refrigeração a água all-in-one do mercado local, o Razer Hanbo Chroma.

se você pensa, ei, eu reconheço isso de algum lugar, você está correto .. o dispositivo, que tem uma data de lançamento global de 21 de outubro de 2021, é equipado com um LED RGB endereçável compatível com Razer Chroma RGB na ventoinha e água quadra. Você também pode ajustar cuidadosamente a velocidade de rotação da ventoinha combinando-a com o "Controlador de ventoinha Razer PWM PC disponível separadamente".

Desta vez, um modelo de radiador de 240mm com velocidade de ventoinha de 500 a 2.200rpm, volume de ar de 17,48 a 65,5CFM, pressão estática de 0,15 a 2,47mmH2O, nível de ruído de 15 a 35dBA e durabilidade da ventoinha de 60.000 horas Será oferecido. A velocidade de rotação da bomba varia de 800 a 2.800 rpm.

O radiador tem 123 mm de largura, 275 mm de profundidade e 30 mm de espessura e pesa 1.180 g. Intel LGA1151 / 1150/1155/1156/2011 / 2011-3 / 2066/1200/1700, AMD Socket AM4 são sistemas suportados. O preço pedido será de 320 euros.

g6mXtoX.jpg

ffGciDx.jpg

Última edição:
Bom dia Pessoal !

Montei meu 12600K junto com o Gammaxx 400 mas sem chance .. está no limite do limite ...

Como estamos com escassez de AIR coolers para LGA 1700 no BR no tópico para os Alder Lake citaram alguns da China ..

Alguém tem experiência com alguns deles ? Será que presta pra importar pelo valor que estão cobrando ?

Vi um que citam que aguenta até uns 260W de TDP .. será ?

Estou querendo comprar pois não quero ficar trabalhando com o processador no limite de sua temperatura

Bom dia Pessoal !

Montei meu 12600K junto com o Gammaxx 400 mas sem chance .. está no limite do limite ...

Como estamos com escassez de AIR coolers para LGA 1700 no BR no tópico para os Alder Lake citaram alguns da China ..

Alguém tem experiência com alguns deles ? Será que presta pra importar pelo valor que estão cobrando ?

Vi um que citam que aguenta até uns 260W de TDP .. será ?

Estou querendo comprar pois não quero ficar trabalhando com o processador no limite de sua temperatura

Se for pra pegar no aliex que seja a 1° opção dentro dos citados é o que mais vai segurar seu processador em Fulload, deve passar na receita sem maiores problemas.

Se for pra pegar no aliex que seja a 1° opção dentro dos citados é o que mais vai segurar seu processador em Fulload, deve passar na receita sem maiores problemas.
ThermalRight presta ?

Já usei alguns modelos como venomous-X, True Cooper e eram fantásticos marca é bem conceituada.
Legal... bom saber Cata
Vou dar uma pesquisada ... pq esse Gammaxx aqui sem chance ...
vou estudar como fazer undervolt e vou tentar pra ver se consigo algum ganho enquanto isso.

Legal... bom saber Cata
Vou dar uma pesquisada ... pq esse Gammaxx aqui sem chance ...
vou estudar como fazer undervolt e vou tentar pra ver se consigo algum ganho enquanto isso.
Gammaxx pro seu 12600K ele vai deixar a desejar, aproveita que ta rolando uma promoção no aliex com cupom.

Gammaxx pro seu 12600K ele vai deixar a desejar, aproveita que ta rolando uma promoção no aliex com cupom.

Sim, mesmo assim, pagar 500 num AC é doloroso demais
2200 CPU + 500 no AC = 2700

To quase vendendo e pegando o i5 12400 que vai me sair pela metade deste preço, meu Gammaxx aguenta segurar ele e ainda vem com cooler que pode ficar de backup e o 12600K não tem 100% de performance em cima do 12400 pra "me" custar o dobro... isso que é complicado... os números não batem.

Sim, mesmo assim, pagar 500 num AC é doloroso demais
2200 CPU + 500 no AC = 2700

To quase vendendo e pegando o i5 12400 que vai me sair pela metade deste preço, meu Gammaxx aguenta segurar ele e ainda vem com cooler que pode ficar de backup e o 12600K não tem 100% de performance em cima do 12400 pra "me" custar o dobro... isso que é complicado... os números não batem.
Complicado mas também tu não pode usar um cooler ''básico'' para um CPU forte que é o caso do 12600k mas mesmo assim vale o investimento em um bom AC.

Complicado mas também tu não pode usar um cooler ''básico'' para um CPU forte que é o caso do 12600k mas mesmo assim vale o investimento em um bom AC.
Então Cata
Eu uso pra renderizar vídeos, por isso fui no 12600K por ser uns 35% mais rápido que o 12400 mas meio que me arrependi... Não pesquisei bem a questão de refrigeração antes da compra e agora estou com este problema...
Pra usar todo o potencial do 12600K teria que ter um cooler que realmente aguentasse não se em stock mas como em um pequeno over (tipo algo em torno de 5 ghz em todos os nucleos) e no final das contas o investimento não se justifica (pelo menos pra mim) ... gastar 200% a mais pra ter 40% a mais de performance .. se fosse 1:1 ok, mas está longe disso.
WC pra mim está descartado pois além do preço, eu teria que trocar de gabinete ... o meu lá ainda é bem antigo, fonte na parte superior e tudo mais....

Então Cata
Eu uso pra renderizar vídeos, por isso fui no 12600K por ser uns 35% mais rápido que o 12400 mas meio que me arrependi... Não pesquisei bem a questão de refrigeração antes da compra e agora estou com este problema...
Pra usar todo o potencial do 12600K teria que ter um cooler que realmente aguentasse não se em stock mas como em um pequeno over (tipo algo em torno de 5 ghz em todos os nucleos) e no final das contas o investimento não se justifica (pelo menos pra mim) ... gastar 200% a mais pra ter 40% a mais de performance .. se fosse 1:1 ok, mas está longe disso.
WC pra mim está descartado pois além do preço, eu teria que trocar de gabinete ... o meu lá ainda é bem antigo, fonte na parte superior e tudo mais....
Tu tem duas opções, vende o seu atual e pega a 12400 e mantem o Gammaxx com temperaturas aceitáveis ou pega um bom AC mas não pensando em economizar mesmo porque pra segurar o 12600k vai ter que investir bem um AC.

Tu tem duas opções, vende o seu atual e pega a 12400 e mantem o Gammaxx com temperaturas aceitáveis ou pega um bom AC mas não pensando em economizar mesmo porque pra segurar o 12600k vai ter que investir bem um AC.
Terceira opção seria ficar com ele e rodar um pouco abaixo do clock default turbo.. ainda assim será um pouco mais rápido que o 12400 por ter mais núcleos mas estará subutilizado...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Atualmente esta assim :

Users who are viewing this thread

Voltar