Sem dúvida é algo relacionado ao driver, não faz o menor sentido ser outra coisa.
Só se tivesse vindo outra GPU na caixa e mesmo assim não faz sentido.
Vdc, nos dê o feedback !!
Pra ser sincero, nem sei muito bem o que aconteceu aqui. Inicialmente, havia removido o driver no painel de controle e reinstalado, posteriormente o
@Tho95 recomendou um app de remoção total do driver de video, o fiz, reiniciei, reinstalei marcando a opção "resetar todos os perfis" e... NADA. Nenhum jogo tava rodando bem, o Windows estava esquisito, já estava pensando em como seria a treta pra devolver, por mais que fosse fazer uma bateria de testes ainda e em ultimo caso, tentar numa instalação limpa do Windows;
Abri o AIDA64 e apareceu tudo certinho [pensei isso ai de placa trocada logo de cara] mas me pareceu ok, então fui pro GPUZ e dei um overview, estranhei porque numa opção dizia "a placa de video suporta PCIE 16x blablabla" e algo do tipo "esta na porta PCIE 4x blablabla", e não fazia o menor sentido porque não instalei em outro lugar, nem teria como sem abrir uma brecha no gabinete, apenas tirei a 1070 onde nunca tive problema e espetei ela. Então fiz o que qualquer usuario de PC deve fazer antes de se desesperar: Deitei o gabinete, removi tudo, chequei a porta e tava tudo ok com a velocidade [não tinha como errar, como comentei], verifiquei o cabo, chequei pra ver se não tinha uma entrada adicional de energia, conectei tudo de novo e pimba, a esquisitice do Windows sumiu [umas travadinhas], coloquei Cyberpunk de novo e agora naquele teste e no iniciozinho ta em 1080@60 usando ali uns 80% da VGA, Elden Ring ficou com um pouco menos da estabilidade da 1070, mas em 4k, ou seja, acredito que este seja o normal.
Irei continuar fazendo uns testes, estou baixando o RDR2 pra ver se consigo os 60 também pra garantir... Mas cara, assustou viu
Obs: Vi num teste que um sujeito colocou Cyberpunk no ultra em 1440p e conseguiu 60FPS com DLSS no modo qualidade, vou verificar se me aproximo do resultado