[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Comprei 4 fan Deepcool RF120B DP-FLED-RF120WH. São boas ou me lasquei? Vou colocar num Bluecase BG 014. 3 na frente e 1 atrás.
 
Pessoal uma dúvida.
Estou com a possibilidade de pegar um kit de 5 Arctic P14 ($40).
Vocês acham que vale mais do que pegar 3 unidades da XPG Vento Pro ?

O uso seria na parte frontal de um NZXT H7 Flow que está para chegar.

Sei que as Arctic ficariam bem mais baratas (R$48 a unidade contra 99 da XPG), porém a XPG Vento Pro é referencia em desempenho. Por isso a dúvida.

Abs
 
Eu sou o único que só tem 1 ventoinha pra tirar o ar quente do gabinete e ainda acho que isso tá bom?

Sempre que eu vejo a configuração dos outros, parece que tem 2 ou mais ventoinhas pro fluxo de ar do gabinete.
 
Eu sou o único que só tem 1 ventoinha pra tirar o ar quente do gabinete e ainda acho que isso tá bom?

Sempre que eu vejo a configuração dos outros, parece que tem 2 ou mais ventoinhas pro fluxo de ar do gabinete.
Geralmente quando entopem todo slot de fan é mais por estética, e pensando só em performance depende muito do caso, uma pessoa com um setup high-end em região quente duvido muito que 1 exhaust dê conta (ainda mais se for gabinete todo fechado), alguns setups nem fan precisam, tem gabinetes que se dão melhor com pressão positiva e outros negativa e por aí vai, e tem gente que roda em 80-90c e acha bom, outros achar bom 70-75c, outros 60-65c então é muito subjetivo sem especificar esses detalhes todos
 
Eu sou o único que só tem 1 ventoinha pra tirar o ar quente do gabinete e ainda acho que isso tá bom?

Sempre que eu vejo a configuração dos outros, parece que tem 2 ou mais ventoinhas pro fluxo de ar do gabinete.
Vai de gosto mesmo, talvez eu seja o único que fez uma configuração de que as fans frontais e traseira do gabinete só ligam quando a GPU atinge perto dos 75 graus.
 
Última edição:
Vai de gosto mesmo, talvez eu seja o único que fez uma configuração de que as fans frontais e traseira do gabinete só ligam quando a GPU atinge perto dos 75 graus.
Qual a sua placa mãe? Eu também gostaria de poder controlar a ventoinha pela temperatura da GPU.
 
Qual a sua placa mãe? Eu também gostaria de poder controlar a ventoinha pela temperatura da GPU.
é só baixar o programa Fan Control que controla qualquer ventoinha com PWM em qualquer placa mãe, no youtube ensina como faz

 
Para quem tem paciência e quer fans bonitas para o gabinete

ARGB, 74 cfm com 2.2 de pressão

Saiu a 180 6 fans (cupom desconto do cuponomia de novo usuário).
Acredito que ela já venha com controladores

Como eu só tenho umas deepcool aqui RGB e não completa o total do meu gabinete, resolvi pegar 6 dessas ai

 
Galera, comprei há um tempo (nas pressas, porque era o que tinha/deu pra fazer) o Gabinete Pichau Kazan PGKZ-01RED (link do gabinete), ele veio com 3 fans frontais já e tal.

Ele tem vidro na lateral (ou seja, nao dá pra por uma fan puxando ar frio pra dentro na lateral) e também tem vidro na frente, exatamente na frente das fans frontais, com um espaço de apenas 1cm de distância do vidro para a tela mesh frontal onde ficam as fans.

Obs: como as leds eram vermelhas e eu não sabia desligar só as luzes rsrs (inclusive, se alguém souber eu iria ficar muito agradecido) eu mudei elas de local, pois a luz a noite era muito forte.
Eu botei uma na traseira e duas na parte superior do gabinete tirando, todas tirando ar quente, e peguei 3 fans simples que eu já tinha e botei na parte frontal do gabinete puxando ar frio pra dentro.

A questão é: Isso é o suficiente para puxar ar frio pra dentro? ou será que seria melhor tirar a tampa de vidro e deixar só a tela mesh na parte frontal?

Obs: apesar de tudo, todas as temps parecem normais. Se quiserem posso fazer algum teste específico para tal
 
Última edição:
Oi pessoal, adquiri o gabinete CoolerMaster K501L, que veio com duas fans de 120. Para o projeto que estou montando, acredito ser necessário mais duas para a parte frontal. Duvida: Posso colocar fans de outras marcas? Terei problemas de compatibilidade? Para ligar essas duas + a que já está instalada, no que preciso me atentar?
 
Oi pessoal, adquiri o gabinete CoolerMaster K501L, que veio com duas fans de 120. Para o projeto que estou montando, acredito ser necessário mais duas para a parte frontal. Duvida: Posso colocar fans de outras marcas? Terei problemas de compatibilidade? Para ligar essas duas + a que já está instalada, no que preciso me atentar?
Pode colocar quantas quiser, contanto que tenha espaço, de acordo com as especificações seu gabinete suporta 3x na frente e 3x no topo, 120mm.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu sou o único que só tem 1 ventoinha pra tirar o ar quente do gabinete e ainda acho que isso tá bom?

Sempre que eu vejo a configuração dos outros, parece que tem 2 ou mais ventoinhas pro fluxo de ar do gabinete.
Melhor pressão positiva que você pode controlar por onde entra o ar e colocar um filtro nas entradas pra poeira não encher que negativa. Mas coloca um fãzinho a mais pra exaustor, se está toda essa diferença, vai por mim, seu gabinete vai amar.
 
Gaslera, vou fazer um up na refrigeração da minha rig, e queria saber quais os fans mais silenciosos acessíveis no mercado?
Vejo geral recomendando rolamento duplo, mas em pesquisas o rolamento hidráulico sempre aparece como mais eficiente e silencioso. Procede? Pq não acha fácil no mercado?
 
Gaslera, vou fazer um up na refrigeração da minha rig, e queria saber quais os fans mais silenciosos acessíveis no mercado?
Vejo geral recomendando rolamento duplo, mas em pesquisas o rolamento hidráulico sempre aparece como mais eficiente e silencioso. Procede? Pq não acha fácil no mercado?
Até quanto quer gastar por fan? Geralmente recomendo o Sickleflow 120mm que estava custando 40 conto mas acho que subiu um pouco de preço então não sei o que tá de interessante nessa faixa, o Kaze Flex 120mm é legal também mas geralmente tá bem caro, melhor do melhor seria o NF A12x25 e o XPG Vento Pro mas acho desncessário pra refrigeração de gabinete na maioria dos casos, o Vento Pro seria o high-end mais em conta mas é dual-ball que alguns não gostam, não sei se o ruído do rolamento fica muito acentuado se botar tipo 10 fans e ficar perto do gabinete mas talvez sim, uso apenas 1 dele no heatsink e nem consigo notar, de 140mm o Kaze Flex é bem interessante, praticamente mesmo preço do 120mm e move bastante ar sem precisar de rpm tão alto, mas tem margem pra ir até os 1800rpm
 
Edit
 
Gaslera, vou fazer um up na refrigeração da minha rig, e queria saber quais os fans mais silenciosos acessíveis no mercado?
Vejo geral recomendando rolamento duplo, mas em pesquisas o rolamento hidráulico sempre aparece como mais eficiente e silencioso. Procede? Pq não acha fácil no mercado?

O rolamento de esferas dublo 2BB (dual ball bearing) tem boa durabilidade.
Porém conforme o tempo pode ter propensão a apresentar aumento de ruído por conta do desgaste.

O rolamento hidraulico tradicional é patenteado e existem projetos FDB equivalentes para não infringir a patente.
Porém infelizmente, tem diversos fabricantes anunciando como FDB quando na verdade são apenas uma variação do Rifle Bearing.

Se quiser tem artigos falando disso aqui e aqui.

Mas de qualquer forma, deixando esse marketing de lado, creio que o mais importante seria se pelo menos a qualidade e desempenho estão dentro das nossas expectativas.
 
é só baixar o programa Fan Control que controla qualquer ventoinha com PWM em qualquer placa mãe, no youtube ensina como faz


Aproveitando, esses programas precisam ficar sempre aberto para funcionar ou depois de configurar pode fechar normalmente ?

A mesma coisa pergunto para esses controladores de fans rgb como o Icue da Corsair. Depois de configurar as cores e etc, ainda precisa deixar o programa aberto full time ?
 
Até quanto quer gastar por fan? Geralmente recomendo o Sickleflow 120mm que estava custando 40 conto mas acho que subiu um pouco de preço então não sei o que tá de interessante nessa faixa, o Kaze Flex 120mm é legal também mas geralmente tá bem caro, melhor do melhor seria o NF A12x25 e o XPG Vento Pro mas acho desncessário pra refrigeração de gabinete na maioria dos casos, o Vento Pro seria o high-end mais em conta mas é dual-ball que alguns não gostam, não sei se o ruído do rolamento fica muito acentuado se botar tipo 10 fans e ficar perto do gabinete mas talvez sim, uso apenas 1 dele no heatsink e nem consigo notar, de 140mm o Kaze Flex é bem interessante, praticamente mesmo preço do 120mm e move bastante ar sem precisar de rpm tão alto, mas tem margem pra ir até os 1800rpm
Uma dúvida rápida para um H7 Flow
3 x XPG Vento Pro 120mm (R$300 + frete) ou 3 x Kaze Flex 140mm (R$240 já com frete)

O qu acha? Vale a economia no Kaze Flex 140mm ?
Estou quase comprando eles.
Vou manter o fan traseiro e colocar esses 3 novos na frente.
 
Uma dúvida rápida para um H7 Flow
3 x XPG Vento Pro 120mm (R$300 + frete) ou 3 x Kaze Flex 140mm (R$240 já com frete)

O qu acha? Vale a economia no Kaze Flex 140mm ?
Estou quase comprando eles.
Vou manter o fan traseiro e colocar esses 3 novos na frente.
Acho que iria com os Kaze mesmo, mais em conta e pra gabinete não acho que precisa se preocupar tanto porque os 2 fans são excelentes, iria de Vento Pro pra botar em heatsink/radiador ou apenas caso não tivesse como botar 140mm mesmo, e quando receber dá pra experimentar com eles também, nunca vi testes mas acho que o frontal de baixo não chega a influenciar tanto já que só joga ar basicamente na fonte, as vezes reposicionando pro topo próximo do exhaust de trás fica legal também, mas também se der alguma diferença deve ser mínima
 
Acho que iria com os Kaze mesmo, mais em conta e pra gabinete não acho que precisa se preocupar tanto porque os 2 fans são excelentes, iria de Vento Pro pra botar em heatsink/radiador ou apenas caso não tivesse como botar 140mm mesmo, e quando receber dá pra experimentar com eles também, nunca vi testes mas acho que o frontal de baixo não chega a influenciar tanto já que só joga ar basicamente na fonte, as vezes reposicionando pro topo próximo do exhaust de trás fica legal também, mas também se der alguma diferença deve ser mínima
Vlw pela opinião.
Peguei eles.. agora só volto a mexer no PC quando for trocar de GPU hahahha
 
Pessoal, bom dia! estou querendo pegar 6 fans para colocar no meu pc, 4 para deixar dedicados pro gabinete e 2 para o wc, qual fan me recomendam? Consigo pagar ate uns 100,00-110,00 cada fan (gostaria de prezar qualidade de fan e menos ruído)

Estava dando preferencia para cooler rgb branco, porém se tiver opção melhor referente a refrigeração e ruído sem ser rgb e que seja branco, estou aceitando.
XPG Vento Pro só compensa pegar para radiador? Ou se eu quiser colocar no gabinete todo é uma boa tbm?
 
Pessoal, bom dia! estou querendo pegar 6 fans para colocar no meu pc, 4 para deixar dedicados pro gabinete e 2 para o wc, qual fan me recomendam? Consigo pagar ate uns 100,00-110,00 cada fan (gostaria de prezar qualidade de fan e menos ruído)

Estava dando preferencia para cooler rgb branco, porém se tiver opção melhor referente a refrigeração e ruído sem ser rgb e que seja branco, estou aceitando.
XPG Vento Pro só compensa pegar para radiador? Ou se eu quiser colocar no gabinete todo é uma boa tbm?
Branco/rgb no geral é bem difícil encontrar ainda mais se prezar por qualidade, pro radiador iria de Vento Pro sem dúvidas, também ficam bons no gabinete mas geralmente dá pra pegar algo mais em conta e ter resultado similar, se tiver espaço pra 140mm tem os Kaze 140mm RGB (e 120mm RGB), o Air Blazer 120mm também tá num preço legal mas não vi relatos delas ainda, as Feather X também tão num preço bem legal (26/fan ou 3 por 159 do modelo RGB), e tem os Sickleflow branco, RGB e branco ARGB
 
  • Curtir
Reações: raZ
Branco/rgb no geral é bem difícil encontrar ainda mais se prezar por qualidade, pro radiador iria de Vento Pro sem dúvidas, também ficam bons no gabinete mas geralmente dá pra pegar algo mais em conta e ter resultado similar, se tiver espaço pra 140mm tem os Kaze 140mm RGB (e 120mm RGB), o Air Blazer 120mm também tá num preço legal mas não vi relatos delas ainda, as Feather X também tão num preço bem legal (26/fan ou 3 por 159 do modelo RGB), e tem os Sickleflow branco, RGB e branco ARGB
cooler master sickleflow 120 argb white, será que rola? ou tem algum cooler rgb branco melhor? Não queria pagar caro igual um lian li uni, mas tenho disponível 100,00 pra cada cooler (queria pegar de 5 a 6 coolers) posso pagar até 600,00. Quero meu pc mais silencioso, porém que seja uma ventoinha branca com rgb ou sem, tanto faz.
 
cooler master sickleflow 120 argb white, será que rola? ou tem algum cooler rgb branco melhor? Não queria pagar caro igual um lian li uni, mas tenho disponível 100,00 pra cada cooler (queria pegar de 5 a 6 coolers) posso pagar até 600,00. Quero meu pc mais silencioso, porém que seja uma ventoinha branca com rgb ou sem, tanto faz.
O Sickleflow é um fan legal, não acompanho nada de modelos rgb/argb então não tenho muita noção dos preços/opções, mas comparado aos outros modelos ARGB/RGB brancos o valor parece estar bem legal, vi uns Corsair/Lian Li/Deepcool também mas tavam custando o dobro pra mais, sinceramente acho que não vai ter nada consideravelmente melhor não, acima deles eu diria que é pular pros fans high-end (Vento Pro, A12x25, Phanteks T30, etc) só que nenhum desses fans tem RGB/ARGB e nem versão branca, e se o modelo base já é caro esses mais estéticos ia ser pior ainda, mas no seu caso 2 Vento Pro pro radiador e 4 sickleflow creio que vai atender bem sim, ventoinha branca sem RGB/ARGB acho que não vi nenhuma, mas se gostar do visual e conseguir encontrar tem a Sangue Frio 2 White, é o mesmo fan das Pichau Feather X (modelo original é ID Cooling XF)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo