Estou com uma Zotac 5080 Solid OC, sai de uma 7900 GRE, principal motivo foi jogos em VR, principalmente o iracing.
Testei alguns dias com o PCI 4.0, mudei hoje para o 5.0 e até agora nenhum problema. Estou usando o adaptador 3x1 com 3 cabos PCIE separados. minha fonte é uma de 850w e não tem o novo padrão de conector.
Suporte de GPU é o que veio junto com ela, comprei um outro menor mas ainda vai chegar.
OC:
Core: estou conseguindo jogar com 3200mhz - offset de +350 no Afterburner, com +400mhz o cyberpunk travou.
Memórias ainda não fiz os testes
Potência ainda estou deixando em 100%,
Não consegui configurar direito o undervolt, até consigo fazer porém ao reiniciar o PC a placa fica sem referencia de boost clock e trava em um clock baixo, original dela é um boost de 2850, porém fica travada em 2200.
Temperatura:
Idle: 44ºC
Jogando usando praticamente 100% dela fica em 65ºC e mémorias em 70ºC
Gabinente é um Lancool 216 somente com os fans originais, tenho a opção de subir a placa mãe e liberar um espaço maior embaixo da placa de vídeo, porém estou pensando se vai valer a pena todo o trabalho de desmontar praticamente o pc inteiro, estou com o ar condicionado desligado, provalvamente esta uns 28ºC no ambiente
Cyberpunk com pathtracing em 3440x1440p rodando na faixa de 85 fps com DLSS, não cheguei a ficar testando os famosos fake frames.
Iracing no Quest 3 na resolução maxima ainda estou terminando de acertar a melhor configuração do jogo porém consigo manter 90fps estaveis com chuva e 30 carros na tela com uma "folga" de poder de processamento, é uma medição do software da meta.
Positivos:
- Ganho de perfomance para a minha utilização foi significativo
- Não estou conseguindo perceber nenhum coilwhine, finalmente a minha 7900 gre mesmo limitando o fps tinha um coilwhine muito chato quando movimentava o mouse
Negativo:
- Fans só funcionam a partir de 30%, todas as outras placas que tive sempre fui de deixar os fans rodando em baixa rotação, deixei ela configurada para ligar em 30% ao atingir 50ºC
- Software Zotac só usei para mudar a cor do RGB e depois desinstalei.
Pensei em economizar e ir em uma 4080 super mas não achava praticamente nada e tudo quase no mesmo preço da 5080, 4090 usadas eu preferi não arriscar e pegar uma placa um desempenho inferior e ficar tranquilo com 3 anos de garantia. já precisei usar a garantia no passado.